SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número2 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Archives of Clinical Psychiatry (São Paulo)

versão impressa ISSN 0101-6083versão On-line ISSN 1806-938X

Rev. psiquiatr. clín. v.33 n.2 São Paulo  2006

https://doi.org/10.1590/S0101-60832006000200001 

EDITORIAL

 

 

Nas últimas décadas, a atenção à saúde da mulher ganhou um novo fôlego com o surgimento de iniciativas em nosso meio – como no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo –, além de esforços para maior colaboração e intercâmbio entre profissionais de diversas especialidades. O interesse em promover a saúde física e mental da mulher tem ganho maior espaço em publicações e eventos científicos, captado a atenção da mídia e até sensibilizado fontes financiadoras de pesquisa.

É verdade que avançamos – ainda que em um ritmo lento –, mas ainda há muito por fazer. Nesse sentido, é com imenso prazer que apresento este suplemento especial da Revista de Psiquiatria Clínica, coordenado pelos editores Joel Rennó e César Eduardo Fernandes. Ambos são colegas atuantes na promoção da saúde da mulher em São Paulo e no Brasil e estão cientes da necessidade do trabalho multidisciplinar para a obtenção de resultados significativos.

Nesta publicação, os leitores poderão constatar o esforço dos editores em reunir colaborações de diversos clínicos e pesquisadores de reconhecida experiência em nosso meio. Os temas selecionados não somente oferecem uma visão atualizada de tópicos freqüentemente discutidos (por exemplo, os transtornos psíquicos da gestação e pós-parto, os aspectos psíquicos da mulher com neoplasia mamária), mas também abrangem temas até então negligenciados em publicações similares, como disfunções sexuais femininas, síndromes neuroendócrinas e seu impacto no psiquismo feminino, distúrbios de sono durante a transição menopausal, entre outros.

Tenho certeza que este suplemento fornecerá as ferramentas necessárias para que colegas psiquiatras e de outras especialidades aprimorem seus conhecimentos clínicos e sua visão crítica da literatura existente sobre o tema. Mais importante, espero que iniciativas como esta tenham um efeito catalisador entre as novas gerações de psiquiatras e profissionais de saúde, promovendo maior dedicação clínica e maior curiosidade científica por temas ligados à saúde da mulher. Boa leitura!

 

Claudio N. Soares
Diretor do Women’s Health Concerns Clinic
Professor associado do Department of Psychiatry and
Behavior Neurosciences McMaster University, Canada

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons