SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue104Public fund and social policies in the crisis of capitalism author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Serviço Social & Sociedade

Print version ISSN 0101-6628

Serv. Soc. Soc.  no.104 São Paulo Oct./Dec. 2010

http://dx.doi.org/10.1590/S0101-66282010000400001 

Editorial

 

 

Temos muito o que comemorar: acabamos de conquistar a aprovação da revista Serviço Social & Sociedade para ingresso na Coleção Scielo Brasil, o que certamente atesta a qualidade científica desta publicação do Serviço Social brasileiro. Sem dúvida, o processo de indexação foi difícil e envolveu todas as áreas da Cortez Editora, como também o comitê editorial e especialmente os esforços do conjunto de leitores/autores da revista. Também não poderíamos deixar de comemorar a conquista da aprovação do PL 30 horas para os assistentes sociais (agora Lei n. 12.317, de 26/8/2010), após processo de luta da categoria, mobilizando em pleno CBAS milhares de profissionais para o Congresso Nacional. Uma conquista com elementos revolucionários, pois ampliamos o tempo livre. E, digno de nota a resistência e conquista dos trabalhadores do Judiciário do estado de São Paulo após 127 dias de greve, na luta por sua data base e reposição de perdas inflacionários de seus salários.

Sob este cenário de lutas e conquistas dos trabalhadores é que apresentamos este número especial da revista Serviço Social & Sociedade, que recebe também um olho de capa especial: "Crise social e trabalho: mediações profissionais". Parte dos artigos refere se às temáticas desenvolvidas pelos debatedores do 3. Seminário Anual de Serviço Social promovido pela Cortez Editora em maio último - O Serviço Social frente aos desafios do século XXI - e que gentilmente disponibilizaram suas palestras para a composição deste número. As temáticas abordadas trataram dos cenários da crise do capitalismo, da intervenção profissional e das condições de trabalho e da formação profissional frente aos desafios da intervenção. Os demais artigos enriquecem o debate tratando da emergência do chamado Ecossocialismo, contribuição do sociólogo brasileiro radicado na França Michael Löwy, em tempos de mudanças climáticas no cenário mundial, uma abordagem crítica à concepção de política social do Banco Mundial e uma análise de atuação do CFESS na defesa dos direitos dos profissionais do Serviço Social, apresentada no XII CBAS.

E, finalmente, destaca se a entrevista concedida por Vera Telles, professora e pesquisadora da área de Ciências Sociais da USP, cujas reflexões mantêm um diálogo com os artigos aqui delineados, embora a conversa com as professoras Maria Carmelita Yazbek e Raquel Raichelis tenha ocorrido em maio de 2009. Nessa entrevista, Vera pontua questões centrais que perpassam também o cotidiano das mediações profissionais, tendo como cenário as "cidades, trajetórias urbanas, políticas públicas e proteção social".

A todos recomendamos boas leituras, momentos para um diálogo sempre necessário com os desafios da realidade cotidiana. Como já dizia Riobaldo em Grande sertão: Veredas: "Eu queria decifrar as coisas que são importantes. E estou contando não é uma vida de sertanejo, seja se for jagunço, mas a matéria vertente. Queria entender do medo e da coragem, e da gã que empurra a gente para fazer tantos atos, dar corpo ao suceder".

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License