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Um modelo híbrido (CLP-MILP) para scheduling de operações em polidutos

Resumos

A eficácia na transferência de derivados de petróleo através de dutos motiva a execução deste trabalho. O objetivo principal é a modelagem do scheduling de um poliduto, isto é, um sistema de dutos que transporta diferentes derivados de petróleo. O poliduto em estudo com 93,5 km de extensão conecta uma refinaria a um terminal portuário. Foi desenvolvido um modelo de otimização baseado na união de Constraint Logic Programming (CLP) e Mixed Integer Linear Programming (MILP). O modelo utiliza uma abordagem de decomposição do problema, com representação temporal contínua e calcula janelas de tempo (restrições temporais) que devem ser respeitadas. A abordagem híbrida CLP-MILP proporcionou a solução de cenários reais em tempo computacional da ordem de segundos. A resolução computacional do modelo proposto evidenciou novos pontos de operação para o poliduto, proporcionando ganhos operacionais significativos. O modelo implementado configura uma ferramenta de auxílio para tomada de decisões operacionais no cenário estudado.

busca orientada por restrições (CLP); programação linear inteira mista (MILP); programação operacional de polidutos


This work is motivated by the need of optimization in the pipeline-oil distribution scenario. The considered problem involves the short-term scheduling of activities in a specific pipeline. The pipeline is 93.5 km in length, and it connects refinery and harbor tankfarms, conveying different types of commodities (gasoline, diesel, kerosene, etc). An optimization model was developed to determine the pipeline scheduling with improved efficiency. Such model combines Constraint Logic Programming (CLP) and Mixed Integer Linear Programming (MILP) in an integrated CLP-MILP framework. The proposed model uses decomposition strategies, continuous time representation, and intervals that represent time constraints (time windows). Real cases were solved in a reduced computational time (order of seconds). The computational results have demonstrated that the model is able to define new operational points to the pipeline, providing significant cost saving. Indeed the CLP-MILP model is an efficient tool to aid the operational decision-making within this real-world pipeline scenario.

constraint logic programming (CLP); mixed integer linear programming (MILP); pipeline scheduling


Um modelo híbrido (CLP-MILP) para scheduling de operações em polidutos

Leandro Magatão; Lúcia Valéria Ramos de Arruda* * Corresponding author / autor para quem as correspondências devem ser encaminhadas ; Flávio Neves-Jr

Progr. Pós-Grad. Eng. Elétrica e Inform. Industrial (CPGEI), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba - PR, magatao@utfpr.edu.br; arruda@cpgei.cefetpr.br; neves@utfpr.edu.br

RESUMO

A eficácia na transferência de derivados de petróleo através de dutos motiva a execução deste trabalho. O objetivo principal é a modelagem do scheduling de um poliduto, isto é, um sistema de dutos que transporta diferentes derivados de petróleo. O poliduto em estudo com 93,5 km de extensão conecta uma refinaria a um terminal portuário. Foi desenvolvido um modelo de otimização baseado na união de Constraint Logic Programming (CLP) e Mixed Integer Linear Programming (MILP). O modelo utiliza uma abordagem de decomposição do problema, com representação temporal contínua e calcula janelas de tempo (restrições temporais) que devem ser respeitadas. A abordagem híbrida CLP-MILP proporcionou a solução de cenários reais em tempo computacional da ordem de segundos. A resolução computacional do modelo proposto evidenciou novos pontos de operação para o poliduto, proporcionando ganhos operacionais significativos. O modelo implementado configura uma ferramenta de auxílio para tomada de decisões operacionais no cenário estudado.

Palavras-chave: busca orientada por restrições (CLP); programação linear inteira mista (MILP); programação operacional de polidutos.

ABSTRACT

This work is motivated by the need of optimization in the pipeline-oil distribution scenario. The considered problem involves the short-term scheduling of activities in a specific pipeline. The pipeline is 93.5 km in length, and it connects refinery and harbor tankfarms, conveying different types of commodities (gasoline, diesel, kerosene, etc). An optimization model was developed to determine the pipeline scheduling with improved efficiency. Such model combines Constraint Logic Programming (CLP) and Mixed Integer Linear Programming (MILP) in an integrated CLP-MILP framework. The proposed model uses decomposition strategies, continuous time representation, and intervals that represent time constraints (time windows). Real cases were solved in a reduced computational time (order of seconds). The computational results have demonstrated that the model is able to define new operational points to the pipeline, providing significant cost saving. Indeed the CLP-MILP model is an efficient tool to aid the operational decision-making within this real-world pipeline scenario.

Keywords: constraint logic programming (CLP); mixed integer linear programming (MILP); pipeline scheduling.

1. Introdução

A diminuição de custos de produção e a melhoria em produtos e serviços são objetivos comuns a diversos setores industriais. Contudo, a tomada de decisões operacionais ainda é conduzida pelo emprego de critérios experimentais. A complexidade do planejamento (planning) e programação (scheduling) da produção é contornada pela adoção de políticas operacionais conservativas, que não utilizam a capacidade máxima de operação do sistema produtivo. Motivado pela necessidade industrial, o desenvolvimento de modelos, em especial os que empregam técnicas de otimização, tem possibilitado que procedimentos operacionais complexos sejam avaliados de forma criteriosa, fazendo com que recursos críticos sejam utilizados da melhor maneira possível. Operadores e gerentes de diversas áreas industriais têm de enfrentar decisões diárias que concernem o gerenciamento de matéria prima, de pessoal, alternativas de configuração de equipamentos, seqüências de produção, etc. Via de regra, estas decisões podem ser encaradas como sendo a resolução de problemas combinatoriais de otimização. Desta forma, os problemas combinatoriais estão presentes em nosso dia a dia. Vários trabalhos encontrados na literatura abordam estes tipos de problemas e demonstram que mesmo pequenos exemplos são de difícil solução, podendo demandar horas de processamento, ou até mesmo não serem computacionalmente tratáveis (Garey & Johnson, 1979).

A área de Pesquisa Operacional (PO) tem endereçado a resolução de problemas combinatoriais a pelo menos 50 anos, e uma das abordagens de sucesso da PO são modelos desenvolvidos através de Programação Linear Inteira Mista (Mixed Integer Linear Programming - MILP). Muito sucintamente, uma abordagem MILP é caracterizada pela existência de um sistema algébrico de equações, destacando-se a existência de uma função objetivo (tipicamente um lucro a ser maximizado ou um custo a ser minimizado) e uma série de restrições que interligam as variáveis do modelo. Algumas destas variáveis só podem assumir valores discretos (variáveis inteiras). Contudo, um novo paradigma para a resolução de problemas combinatoriais tem evoluído dos campos da Ciência da Computação (CC) e da Inteligência Artificial (IA). Este paradigma recebe o nome de Busca Orientada por Restrições (Constraint Logic Programming - CLP). Basicamente, um modelo em CLP é constituído por um conjunto de variáveis, um conjunto de valores possíveis para cada variável (domínios) e um conjunto de restrições envolvendo as variáveis. CLP utiliza dois mecanismos base para reduzir o espaço de soluções válidas: propagação de restrições e redução de domínios (Rossi, 1999). Associado aos mecanismos de base, CLP também utiliza um mecanismo de busca, tipicamente um método de busca em árvore do tipo branch-andbound (Land & Doig, 1960).

Desde o trabalho pioneiro de Williams (1995), que faz um levantamento das conexões entre lógica computacional e programação inteira, um crescente número de pesquisadores vem investigando a possibilidade de integrar métodos de CLP e MILP na solução de problemas combinatoriais. De fato, as técnicas de CLP e MILP possuem similaridades, são utilizadas para a resolução dos mesmos problemas e, sobretudo possuem características complementares. A sinergia entre estas duas técnicas origina uma terceira (CLP-MILP) que pode endereçar problemas combinatoriais até então intratáveis ou de difícil resolução (Hooker, 2000).

Neste trabalho, uma abordagem envolvendo CLP-MILP é desenvolvida e aplicada na elaboração de um modelo de auxílio à tomada de decisões operacionais em um cenário específico do sistema dutoviário brasileiro. Este cenário envolve o poliduto que interliga a Refinaria Presidente Getúlio Vargas, localizada em Araucária - PR, ao terminal portuário de Paranaguá, no litoral paranaense. Significativos resultados foram obtidos com o modelo, que forneceu soluções operacionais, provando a otimalidade destas soluções, em tempos computacionais de poucos segundos para cenários reais do problema.

Na próxima seção as premissas, hipóteses e restrições descrevendo o problema real do poliduto são detalhadas. Em seguida um modelo matemático híbrido baseado numa integração das abordagens MILP e CLP é proposto e dois problemas-exemplos são apresentados. Esses problemas são solucionados utilizando o modelo proposto, implementado no solver CPLEX/OPL Studio (ILOG, 2002), e os resultados computacionais são analisados. Por fim, as conclusões e perspectivas futuras são apresentadas.

2. Descrição do Problema

No cenário econômico mundial, a indústria do petróleo tem vital importância, englobando atividades como a exploração, o refino e a distribuição dos produtos finais. As melhorias de eficiência e qualidade nos processos industriais ligados ao petróleo são facilmente traduzidas em ganhos financeiros, podendo também contribuir para a minimização de impactos ambientais. Inserida no contexto de distribuição dos derivados de petróleo está uma vasta rede que compreende elementos do transporte rodoviário, ferroviário, naval e dutoviário. Esta rede realiza a conexão entre terminais portuários, refinarias e centros consumidordistribuidores. De acordo com os estudos realizados por Kennedy (1993), sistemas de transporte de óleo e gás através de dutos são eficientes, apresentam baixo custo e alto grau de segurança ambiental. A utilização eficaz do sistema dutoviário representa a adição significativa de ganhos financeiros e ambientais para a indústria do petróleo.

Recentemente, tem havido na literatura um aumento do número de trabalhos que resolvem problemas de escalonamento de polidutos através de, em sua maioria, modelos MILP. Este aumento é fruto da importância que a eficácia no transporte de petróleo e derivados a longas distâncias e baixos custos tem recebido (Souza-Filho et al., 2006). Alguns destes trabalhos são destacados em seguida.

Shah (1996) estudou o problema de gerenciamento de estoques de petróleo por meio de programação matemática, tratando de um sistema composto por um porto, um oleoduto e uma refinaria. O trabalho engloba dois modelos distintos envolvendo o transporte de óleo cru, para um horizonte de tempo de aproximadamente um mês. O primeiro modelo determina a política de fornecimento da refinaria pelo oleoduto, gerenciando a alocação de tanques. O segundo, determina como os tanques do porto alimentam o oleoduto e como a descarga de navios deve ser conduzida.

Sasikumar et al. (1997) trataram um problema de geração do scheduling de bombeio de um poliduto ligando uma única fonte a múltiplos destinos. A obtenção do scheduling era baseada em uma busca heurística, adaptada ao cenário de estudo. Foram consideradas restrições de disponibilidade de produtos, tancagem, seqüenciamento, controle de qualidade e prazos de entrega.

Um sistema composto por uma refinaria de petróleo, um duto e diversos depósitos conectados a mercados consumidores em localizações geográficas distintas são considerados no trabalho de Rejowski & Pinto (2003). Os modelos MILP desenvolvidos incluem condições de balanço de massa, restrições de demanda e distribuição dos produtos a serem armazenados e transportados. Uma representação uniforme de tempo com formulação Big-M e relações lógicas são utilizados na obtenção da solução do problema. Com o objetivo de diminuir a carga computacional deste modelo, os autores propuseram em outro trabalho (Rejowski & Pinto, 2004) a inserção de restrições de corte, visando melhorar a eficiência da formulação.

Em Magatão et al. (2004) são apresentados modelos que abordam a programação do transporte dutoviário de derivados de petróleo. O trabalho trata de um poliduto que transporta diferentes derivados de petróleo e interliga os parques de tancagem de uma refinaria e de um terminal portuário. O gerenciamento das operações do poliduto envolve fatores como a disponibilidade de produtos, restrições de armazenamento, seqüenciamento de eventos, possibilidade de reversão do sentido de bombeio do duto, tratamento formal de interfaces de bombeio, além de uma variedade de restrições operacionais. Foram desenvolvidos modelos baseados em MILP com discretização uniforme do tempo para auxiliar o processo de tomada de decisões operacionais presentes nesse cenário específico. O poliduto modelado no presente artigo é o mesmo considerado nessa referência (Magatão et al., 2004) e uma descrição do cenário de estudo será detalhada na seção 2.1.

Neiro & Pinto (2004) desenvolvem um modelo para uma cadeia de suprimentos petrolífera. Tal cadeia envolve refinarias, terminais e redes de polidutos. O modelo é baseado em MINLP com representação discreta do tempo. Foram aplicadas técnicas de decomposição baseadas em relaxação Lagrangeana, apresentando resultados com desempenho computacional promissor.

Cafaro & Cerdá (2004) apresentam um modelo MILP com representação contínua do tempo para o problema de escalonamento de um poliduto. O sistema completo é composto por uma refinaria, um poliduto e cinco bases de distribuição conectadas a mercados consumidores. O modelo gerencia os níveis de inventário da refinaria e os parques de tancagem em cada área de destino. Em um trabalho posterior (Cafaro & Cerdá, 2008), estes autores abordam o mesmo problema considerando um horizonte de escalonamento multiperíodo sendo que programações cíclicas são efetuadas em intervalos pré-determinados, atualizando periodicamente as operações de transporte do poliduto.

Relvas et al. (2006) tratam um problema de transporte de derivados de petróleo em um sistema composto por uma refinaria e um centro de distribuição, interligados através de um poliduto. O modelo MILP desenvolvido combina uma representação contínua do tempo e dos volumes envolvidos. O modelo usa uma estratégia de decomposição temporal, dividindo o horizonte de escalonamento em duas partes. Condições finais do primeiro período servem de condições iniciais para o segundo período, reduzindo o tempo total de resolução. Em um trabalho posterior (Relvas et al., 2007), este modelo é aumentado, incluindo situações práticas tais que parada de dutos, vazões variáveis e outras. Além disso, uma estratégia de re-scheduling é apresentada.

Rejowski & Pinto (2008) apresentam um modelo MINLP baseado em tempo contínuo para endereçar o scheduling de um poliduto que deve suprir vários pontos consumidores descentralizados. O trabalho considera que o duto opera de forma intermitente e analisa a influência de diferentes vazões de bombeio no custo de operação do sistema. O modelo desenvolvido é comparado com uma abordagem anteriormente proposta pelos mesmos autores (Rejowski & Pinto, 2004).

A listagem de trabalhos supracitados não é uma revisão exaustiva dos esforços para melhorar a eficácia no transporte de petróleo e derivados através de dutos. Contudo, é notório que os estudos de problemas sobre transferência e estocagem no setor dutoviário ainda são escassos. Desta forma, este trabalho tem por objetivo contribuir com o estudo de um cenário específico do sistema dutoviário brasileiro, evidenciando possibilidades de melhoria através de uma abordagem baseada na união de MILP com Constraint Logic Programming (CLP), a qual será detalhada a posteriori (vide seção 3.1).

2.1 O Cenário Considerado

O problema considerado envolve a determinação das atividades operacionais de curto prazo (short-term scheduling) em um poliduto específico. A figura 1 ilustra o cenário em estudo. O poliduto apresenta 93,5 km de extensão (Δl), armazena um volume total de 7314 m3v) e conecta um parque de tancagem de uma refinaria ao parque de tancagem de um porto, interligando regiões com um desnível de 900 m (Δh). Existe a possibilidade de "reversão" no sentido de bombeio, isto é, os produtos podem ser bombeados tanto da refinaria para o porto (operação denominada "fluxo"), quanto do porto para a refinaria (operação denominada "refluxo"). Esta operação de reversão é bastante particular sendo formalmente tratada na formulação do modelo matemático apresentado na seção 4.


O poliduto transporta diferentes derivados de petróleo (produtos claros) e opera sempre totalmente preenchido. Não existe nenhuma separação entre elementos que são transportados em seqüência. Desta forma, quando dois elementos são transportados em série pelo mesmo duto, existe entre eles uma área de mistura ou contaminação, a qual recebe o nome de interface. Essa mistura, que apresenta características dos dois produtos, é um terceiro produto. A interface possui um valor comercial inferior a pelo menos um dos produtos transportados em seqüência. Não são raras as situações em que interfaces de bombeio são simplesmente descartadas ou misturadas a outros produtos de menor valor agregado. A maneira mais eficiente de evitar interfaces é inviável do ponto de vista econômico, pois requer a existência de dutos independentes para cada produto. Aliado a isto, o sistema dutoviário é muito versátil, tornando o transporte seqüencial de vários produtos (poliduto) uma realidade, e as interfaces um mal necessário. Alternativas para minimizar os efeitos negativos introduzidos pelas interfaces são incessantemente procuradas, mesmo porque algumas interfaces são operacionalmente não recomendadas. No poliduto em questão, é prática operacional a utilização de um "selo" (pequeno volume de um produto) entre lotes de produtos "incompatíveis", evitando a formação de interfaces não recomendadas. Contudo, o uso de selos eleva os custos de bombeio. A minimização do número de selos utilizados durante as operações de bombeio, ao mesmo tempo em que interfaces de bombeio operacionalmente adequadas são geradas, é um fato formalmente tratado na formulação do modelo matemático apresentado na seção 4.

Paralelamente a esta preocupação operacional com a interface, o programador do sistema recebe uma carteira de pedido de produtos, definida a priori pelo planejamento da produção. Ele deve realizar a programação (scheduling) das atividades envolvidas no bombeio dos produtos requisitados. A escolha da seqüência em que os produtos devem ser bombeados, a avaliação de interfaces, o uso de selos, a determinação do início e do final dos procedimentos de bombeio, a determinação da vazão de transporte ideal são algumas das variáveis envolvidas no processo de obtenção das atividades operacionais de curto prazo. A diversidade de aspectos a serem considerados torna a tomada de decisões uma prática complexa, requerendo um bom domínio do sistema. O programador implementa soluções de scheduling válidas, porém, a obtenção da seqüência de atividades caracterizada como ideal ou ótima passa a ser um objetivo secundário. A criação de um sistema computacional capaz de auxiliar a tomada de decisões operacionais é de fundamental importância.

A partir desta necessidade, este trabalho propõe um modelo de apoio ao processo de tomada de decisões operacionais para este cenário específico. Procurou-se considerar restrições de ordem prática do sistema, de forma a se obter um modelo matemático que forneça condições de operação válidas e otimizadas para cenários reais do poliduto.

3. Modelagem do Problema

Em modelos de scheduling a representação da grandeza temporal (representação do tempo) assume um papel importante, determinando o detalhamento das respostas do modelo. Classicamente, a representação do tempo pode ser categorizada em duas principais abordagens: modelos que utilizam uma representação temporal discreta e modelos que utilizam uma representação temporal contínua (Kondili et al., 1993).

Na abordagem discreta, o horizonte de scheduling é dividido em um número fixo de intervalos de igual duração (subintervalos de discretização) e todos os eventos devem ocorrer nas bordas destes subintervalos. Uma limitação de abordagens discretas é que a duração do subintervalo deve ser especificada de acordo com o máximo divisor comum da duração de todos os eventos. Por exemplo, se os tempos de processamento de diferentes tarefas variam de dez horas a quinze minutos, o menor valor deve ser adotado como o subintervalo de discretização. Conseqüentemente, o número de variáveis/restrições do modelo tende a aumentar com a diminuição do valor do subintervalo. Se os dados do problema são arredondados, o valor do subintervalo pode aumentar, mas a solução obtida pode ser muito conservativa ou infactível (Reklaitis, 1992). Em uma abordagem temporal contínua, a ocorrência de eventos reais do sistema modelado é que determina a subdivisão temporal. Não há necessidade de discretização do horizonte de scheduling em subintervalos de duração fixa. Desta forma, para um mesmo cenário de estudo, as representações contínuas tendem a produzir modelos menores que os criados através de representações discretas. Contudo, formulações contínuas tendem a ser mais difíceis de serem criadas (Kondili et al., 1993). No presente artigo, o modelo de scheduling desenvolvido utiliza uma abordagem temporal contínua. Os tempos de início e final de bombeio dos produtos determinam a ocorrência de eventos no modelo.

Adicionalmente, a busca por modelos de scheduling que possam ser utilizados na prática, considerando uma carga computacional aceitável, é um grande desafio. Desta forma, uma abordagem de decomposição do problema é proposta neste artigo. Esta abordagem torna viável a obtenção de soluções operacionais para cenários reais do problema em tempo computacional adequado, no caso, poucos segundos. Esta subdivisão será baseada nos três elementos chave do scheduling: a determinação e a alocação dos recursos a serem utilizados (assignment), o seqüenciamento de atividades (sequencing) e a temporização (timing) do uso dos recursos pelas atividades (Reklaitis, 1992).

A figura 2 descreve a estrutura do modelo proposta para a solução do problema. Este modelo é composto por um modelo principal, um módulo para cálculo de janelas de tempo (Pré-Processamento), um modelo auxiliar (Módulo de Tancagem) e uma Base de Dados, a qual recebe os dados de entrada e as informações vindas de outros blocos e as disponibiliza para o Modelo Principal.


O módulo de Tancagem é responsável pela alocação de alguns recursos (tanques) para uma dada atividade (o bombeamento dos produtos demandados). Seus dados de entrada são os requisitos de demanda, o estoque (disponibilidade) de produtos e as restrições de tancagem. Esse módulo fornece como resultado a lista de tanques a serem utilizados nos procedimentos operacionais. O modelo utilizado neste módulo é o mesmo apresentado em Magatão et al. (2004) e por isso não será detalhado neste artigo.

O módulo de Pré-Processamento leva em conta o horizonte de tempo disponível para o bombeio, as faixas de variações possíveis para o bombeio de cada produto e a demanda a ser atendida, a fim de calcular janelas de tempo (restrições temporais) que devem ser respeitadas no modelo principal.

O Modelo Principal determina a seqüência de bombeio de produtos e estabelece o instante de tempo inicial e final para o bombeio de cada produto (scheduling de saída). O Modelo Principal é formulado em uma abordagem híbrida a qual combina técnicas de CLP e MILP, conforme apresentado nas seções seguintes. O scheduling final é obtido resolvendo primeiro o módulo de Tancagem, em seguida o módulo de Pré-Processamento e por fim o Modelo Principal.

3.1 Abordagem híbrida CLP-MILP

Como citado anteriormente, alguns pesquisadores tem investigado a possibilidade de integrar métodos oriundos da Pesquisa Operacional com outros provenientes da Lógica Computacional, gerando técnicas híbridas para a solução de problemas combinatoriais. Vários estudos computacionais têm investigado as potencialidades destas técnicas híbridas. Estes estudos envolvem, por exemplo, processos químicos (Raman & Grossmann, 1994; Türkay & Grossmann, 1996; Hooker & Osório, 1999; Harjunkoski & Grossmann, 2002), projetos de estruturas em engenharia civil (Bollapragada et al., 2001), problema do caixeiro viajante (Focacci, 2000) e roteamento de veículos (Corréa et al., 2004), planejamento e programação da produção (Heipcke, 1999; Thorsteinsson, 2001; Hooker, 2007). Um levantamento detalhado de outras aplicações pode ser encontrado em Magatão (2005).

Apesar do sucesso obtido em várias aplicações, ainda é difícil dar uma recomendação geral sobre o uso, em determinados problemas, de técnicas baseadas em CLP, MILP ou uma combinação de ambas (CLP-MILP). Isto porque a abordagem combinada pode herdar algumas desvantagens de cada uma das técnicas originais (inherited drawbacks) e, assim, apresentar um desempenho computacional inferior, se comparada a abordagens que utilizam as técnicas originais separadamente (Heipcke, 1999; Hooker, 2002). Desta forma, estudos que evidenciem a eficácia computacional de uma abordagem combinada CLP-MILP em relação às técnicas raízes são de fato relevantes.

Segundo Hooker & Osório (1999) o sucesso da integração destas duas áreas depende ainda de dois fatores primordiais:

- o desenvolvimento de um esquema de integração robusto e largamente aceitável em ambas as comunidades (PO e CC-AI);

- o desenvolvimento de linguagens de modelagem genéricas que permitam a construção de modelos integrados.

Um grande problema relacionado com o desenvolvimento de um esquema de integração CLP-MILP diz respeito ao vocabulário de modelagem. Enquanto a abordagem CLP possui um vocabulário rico (Williams & Wilson, 1998) que permite envolver de forma direta, por exemplo, implicações e equivalências, o vocabulário de modelagem MILP se restringe a equações e inequações, tornando a tarefa de modelagem mais árdua que em CLP. Assim, a existência de estruturas que permitam uma tradução imediata de restrições matemáticas de MILP em restrições lógicas do contexto de CLP (e vice versa), é um facilitador no desenvolvimento de modelos no contexto CLP-MILP.

Tais estruturas foram apresentadas por Magatão (2005) e permitem a formulação de modelos híbridos CLP-MILP. Estas estruturas são baseadas em paradigmas da lógica inferencial, os quais permitem, a partir de declarações de "alto-nível", a formulação de modelos em MILP e em CLP. Algumas destas estruturas são conhecidas na literatura (Mitra et al., 1994; Floudas, 1995; Hürlimann, 1998; Williams, 1999), outras foram expandidas e/ou criadas por Magatão (2005). De posse destas estruturas, para a obtenção de um modelo, é necessário apenas estabelecer declarações de "alto-nível" sobre o problema e, em seguida, derivar automaticamente as expressões equivalentes em MILP e CLP com o auxílio das estruturas. A principal vantagem do esquema de integração proposto é a abordagem unificada, robusta e de fácil utilização.

Como exemplo, a figura 3 ilustra uma proposição de "alto-nível" do tipo "se somente se" que é expressa nas abordagens MILP e CLP. Nesta proposição, uma variável binária δk deve ser feita igual a 1 se somente se , onde J é o conjunto de variáveis é o conjunto de restrições , akj são os coeficientes das restrições das variáveis contínuas xj, e bk são os requisitos. Além disto, Lk e Uk são, respectivamente, os limites inferiores e superiores tais que ; ε é um valor pequeno de tolerância (ε > 0). A formulação CLP utiliza diretamente o operador lógico de equivalência () e em MILP as desigualdades são explicitadas (inequações entre chaves na figura 3).


Esta abordagem foi utilizada para a construção do modelo CLP-MILP proposto neste artigo. As hipóteses e restrições do modelo foram inicialmente escritas em uma linguagem de altonível e em seguida foram expressas na abordagem de solução mais conveniente. Em termos práticos, três modelos diferentes podem ser implementados: um modelo somente em CLP, um modelo somente em MILP e, por fim, um modelo CLP-MILP formado pelos modelos anteriormente criados. Note que a obtenção do modelo CLP-MILP é trivial devido à equivalência entre os modelos CLP e MILP concebidos através de estruturas de modelagem de alto-nível.

Durante a resolução computacional, o processo de busca de CLP e o de MILP são iniciados e limiares (bounds) são trocados entre as buscas. As funcionalidades da ferramenta comercial ILOG OPL Studio 3.6.1 (ILOG, 2002) são utilizadas para a implementação proposta. Essa ferramenta oferece a possibilidade, por exemplo, de se adicionar informação obtida com relaxações lineares do modelo MILP (Wolsey, 1998) para auxiliar o processo de busca definido no contexto de CLP. Assim, existe a possibilidade de um mapeamento entre variáveis nos contextos MILP e CLP. Se, por exemplo, um limiar (bound) é obtido para uma variável no processo de busca de MILP, então, este limiar pode ser utilizado para "diminuir o domínio" (domain reduction) que esta variável apresenta no contexto de CLP. Com isto, a sinergia entre as duas técnicas contribui de forma decisiva para a eficácia do procedimento de solução. Estudos conduzidos por J.N. Hooker (Hooker, 2000; Hooker, 2002; Hooker, 2007) vêm demonstrando o potencial de se unir esforços destas duas técnicas, que possuem diversas similaridades, mas que utilizam procedimentos de solução oriundos de áreas distintas (Pesquisa Operacional x Ciência da Computação - Inteligência Artificial).

4. Formulação Matemática

As hipóteses assumidas para a elaboração do modelo matemático são sumarizadas nos itens 1 a 13. Ressalta-se que tais hipóteses refletem condições operacionais do poliduto em estudo.

1. O volume de produto requisitado deve ser bombeado em um único lote.

2. Não deve haver descontinuidade entre o término do envio de um lote e o início de envio de um outro lote de produto. Existe uma região de contaminação ou interface entre os produtos que estão sendo bombeados no poliduto. Em particular, a seção 2 apresenta um descritivo sobre as principais características e potenciais prejuízos de interfaces de bombeio a um sistema dutoviário.

3. Existe a possibilidade de se bombear um lote pequeno de um produto entre lotes de elementos que não são compatíveis. Tal produto é denominado selo. O uso de selos é prática operacional, mas eleva o custo de bombeio.

4. Os produtos podem ser bombeados de duas origens diferentes: refinaria ou porto. A refinaria é a origem para a operação denominada fluxo; o porto é a origem para a operação denominada refluxo. O conjunto O é utilizado para representar estas duas diferentes origens. Por convenção o = 1 indica a operação de fluxo e o = 2 indica a operação de refluxo. Desta forma, .

5. Um subconjunto de produtos é bombeado de cada diferente origem durante o horizonte de scheduling (H). Uma operação de bombeio completa cobre um procedimento de fluxo seguido por um de refluxo, ou um procedimento de refluxo seguido por um de fluxo. Desta forma, a "reversão" no sentido de bombeio deve ser contemplada no modelo.

6. A transição de bombeio que ocorre quando o sistema inverte o sentido de envio de produtos (transição de reversão) deve ser considerada, sendo possível o uso de selos.

7. Em condições normais de operação o poliduto encontra-se preenchido por um produto. O modelo deve considerar a transição entre o produto que inicia a seqüência de bombeio e o produto que preenche o duto (transição inicial), sendo possível o uso de selos.

8. A vazão de bombeio deve permanecer dentro de uma faixa operacional. Desta forma, existe um intervalo de tempo mínimo e máximo para cada operação de bombeio.

9. Um horizonte de scheduling mínimo (Hmin) deve estar disponível para que as operações de bombeio possam ser realizadas. Caso contrário (H < Hmin), o problema é infactível. Para o caso H = Hmin, cada produto deve ser bombeado em sua máxima vazão de bombeio.

10. O poliduto possui um volume interno de 7314 m3 e sempre opera completamente preenchido. Desta forma, uma quantidade extra de produto deve ser bombeada depois do último produto seqüenciado nas operações de fluxo e refluxo. Esta quantidade extra de produto é utilizada para manter o poliduto preenchido. A figura 8 ilustra este fato.






11. O volume do produto selo (~ 50 m3) é muito menor que o volume demandado de qualquer outro produto. Então, o seu tempo de bombeio não é considerado.

12. As operações de bombeio no poliduto podem ser paradas (interrompidas) durante o horizonte de scheduling. Contudo, existe um custo operacional para se manter o poliduto sem bombear (pressurizado).

13. O custo da energia elétrica sofre variações devido a horários de pico de consumo (tarifação horo-sazonal). Tipicamente, das 18 h às 21 h (pico de demanda) o custo é mais elevado que no resto do dia (COPEL, 2008). Esta variação de custo é considerada na formulação matemática.

Assim, foram consideradas restrições de ordem prática do sistema, de forma a se obter um modelo matemático que forneça condições de operação válidas e otimizadas.

4.1 Notação utilizada

A notação utilizada para a elaboração do modelo, que envolve definições de conjuntos, índices, parâmetros e variáveis, é descrita nesta seção. A consulta a esta notação é indispensável para o entendimento da formulação matemática a seguir apresentada.

4.1.1 Conjuntos

E Conjunto de intervalos de pico de demanda de energia elétrica que ocorrem dentro do horizonte de scheduling; E = {1, 2, ... , ne} (o parâmetro ne é definido na seção 4.1.3). O Conjunto de origens, O = {1, 2}. Po Conjunto de produtos demandados de cada origem o, P1= {1, 2, ... , np1} e P2 = {np1+1, np1+2, ... , np1 + np2} (np1 e np2 são definidos na seção 4.1.3 - veja o parâmetro npo).

4.1.2 Índices

e Índice do intervalo de pico de demanda ; cada intervalo possui um custo elétrico associado. Índices das origens de bombeio, sendo . Os produtos podem ser bombeados de duas origens diferentes: refinaria ou porto. A refinaria é a origem para a operação denominada fluxo; o porto é a origem para a operação denominada refluxo. Os índices são utilizados para auxiliar a representação destas duas diferentes origens. Por convenção o = 1 indica a operação de fluxo e o =2 indica a operação de refluxo. Se o bombeio de um produto p da origem o é seguido pelo bombeio do produto pa da origem e , isto indica que haverá reversão no sentido do fluxo após o bombeio de p. p,pa Índice dos produtos .

4.1.3 Parâmetros

Colow A energia elétrica recebe uma tarifação horo-sazonal; o parâmetro Colow indica o custo elétrico básico (fora do horário de pico) quando os produtos são bombeados da origem o ($/h). Cohigh A energia elétrica recebe uma tarifação horo-sazonal; o parâmetro Cohigh indica a tarifação adicional sobre o valor de custo elétrico básico (Colow), no caso de bombeio durante um intervalo de pico de consumo de energia; Cohigh é aplicado para produtos bombeados da origem o ($/h). Co plug Custo médio para se bombear um produto selo da origem o ($). Cpres Custo médio ($/h) para manter o duto sem bombear (pressurizado). d Define a origem (refinaria ou porto) que inicia o procedimento de bombeio ; se d = 1 e = 2 então a operação de fluxo inicia o procedimento de bombeio, caso contrário (d = 2 e = 1) a operação de refluxo inicia o bombeio Define a origem (porto ou refinaria) que termina o procedimento de bombeio ; se d = 1 e = 2 então a operação de refluxo termina o procedimento de bombeio, caso contrário (d = 2 e= 1) a operação de fluxo termina o bombeio. demp,o Volume demandado de um produto p da origem o (m3). ε Parâmetro adimensional "pequeno" (e.g. ε = 10-3, ε > 0) utilizado para expressar declarações if-then e if-then-else no vocabulário de MILP (Magatão, 2005). Vazão máxima de um produto p quando está sendo bombeado da origem o (m3/h). Vazão mínima de um produto p quando está sendo bombeado da origem o (m3/h). De fato, quando o poliduto está parado (sem bombear), a vazão é igual a zero. Contudo é a mínima vazão permitida de um produto p na origem o quando p está sendo efetivamente bombeado. fh e Durante o horizonte de scheduling a energia elétrica recebe uma tarifação horosazonal, ou seja, há intervalos de tempo que recebem uma tarifação diferenciada (veja a figura 5, intervalos e = 1, e = 2, ... , e = ne). O parâmetro fhe indica a hora exata em que o intervalo de pico de demanda e acaba (h). H Horizonte de scheduling (h). L Parâmetro adimensional (limite inferior) utilizado para expressar declarações if-then e if-then-else no vocabulário de MILP (Magatão, 2005). ne Número total de intervalos de pico de consumo de energia que ocorrem durante o horizonte de scheduling (veja a figura 6). npo Número de produtos demandados em cada origem o. pin Produto que preenche o poliduto no instante de tempo inicial. plugp,pa 1 se a interface entre os produtos p e pa demanda o uso de um selo, 0 caso contrário. pv Volume interno do poliduto (7314 m3). she Durante o horizonte de scheduling a energia elétrica recebe uma tarifação horosazonal, ou seja, há intervalos de tempo que recebem uma tarifação diferenciada (veja a figura 5, intervalos e = 1, e = 2, ... , e = ne). O parâmetro she indica a hora exata em que o intervalo de pico de demanda e inicia (h). U Parâmetro adimensional (limite superior) utilizado para expressar declarações if-then e if-then-else no vocabulário de MILP (Magatão, 2005).

4.1.4 Parâmetros de Pré-Processamento

Máxima duração de bombeio de um produto p da origem o (h), quando p é bombeado de forma ininterrupta. Mínima duração de bombeio de um produto p da origem o (h). fd Tempo disponível (h) para completar as operações de fluxo (d = 1, = 2) ou refluxo (d = 2, = 1) - veja a figura 4. fdmin Tempo mínimo necessário (h) para completar as operações de fluxo (d = 1, = 2) ou refluxo (d = 2, = 1) - veja a figura 4. Hmin Horizonte de scheduling mínimo (h) para completar todas as operações de bombeio (fluxo e refluxo) - veja a figura 4. Duração de bombeio máxima para preencher o duto de forma ininterrupta com o produto p da origem o (h). Duração de bombeio mínima para preencher o duto de forma ininterrupta com o produto p da origem o (h).

4.1.5 Variáveis

dpres Variável contínua que indica o tempo (h) que o duto permanece sem bombear (pressurizado). fp,o Variável contínua que indica o tempo de fim de bombeio de um produto p da origem o (h). fghp,o,e Variável binária que indica se fp,oé maior ou igual a fhe (fghp,o,e= 1) ou, caso contrário, fghp,o,e = 0 (veja a figura 5). firstp,o Variável binária que indica se p é o primeiro produto bombeado da origem o (firstp,o = 1) ou, caso contrário, firstp,o = 0. gtp,pa,o Variável binária que indica se o produto p é bombeado antes do produto pa (gtp,pa,o = 1) ou, caso contrário, gtp,pa,o = 0; ambos produtos são bombeados da origem o. inhp,o,e Variável contínua que indica, juntamente com stopp,o,e a duração de bombeio de um produto p da origem o no intervalo e (h). lastp,o Variável binária que indica se p é o último produto a ser bombeado da origem o (lastp,o = 1) ou, caso contrário, lastp,o = 0. sp,o Variável contínua que indica o tempo de início de bombeio de um produto p da origem o (h). seqp,o Variável contínua que indica a posição de um produto p da origem o no seqüenciamento de bombeio; de fato, seqp,osomente assume valores inteiros. sghp,o,e Variável binária que indica se sp,o é maior ou igual a she (sghp,o,e= 1) ou, caso contrário, sghp,o,e = 0 (veja a figura 5). stopp,o,e Variável contínua que indica o período de tempo em que um produto p da origem o é mantido pressurizado, durante o intervalo e (h). tp,pa,o Variável binária que indica se o bombeio do produto p é imediatamente seguido pelo bombeio do produto pa e, desta forma, a interface p - pa é estabelecida (tp,pa,o = 1) ou, caso contrário, tp,pa,o = 0; ambos produtos são bombeados da origem o. twp,pa A transição de bombeio que ocorre quando o sistema inverte o sentido de envio de produtos (transição de reversão) é considerada, sendo possível o uso de selos. A variável binária twp,pa indica se o bombeio do produto p da origem o é seguido pelo bombeio do produto pa da origem (twp,pa= 1) ou, caso contrário, twp,pa = 0. Se (twp,pa = 1) haverá reversão no sentido do fluxo no poliduto após o bombeio de p.

Variáveis contínuas utilizadas para indicar a posição temporal do bombeio de um produto p da origem o em relação a um intervalo e. De fato, as variáveis citadas somente assumem valores binários. O entendimento destas variáveis é facilitado pela observação da figura 5. Tal figura ilustra as seis possíveis posições de um lote de bombeio p (bloco temporal p) em relação a um intervalo e. Na primeira posição (1), o bloco p precede totalmente o intervalo e (fp,o < she). Na segunda posição (2), o bloco p inicia antes do intervalo e (sp,o < she), mas acaba dentro de e (she< fp,o < fhe). Nas posições (1) e (2) a variável é feita igual a 1. Na terceira posição (3), o bloco p inicia e acaba dentro do intervalo e (sp,o> shee fp,o < fhe). Na posição (3) a variável é feita igual a um. Na quarta posição (4), o bloco p inicia antes de e (sp,o < she) e acaba depois de e (f p,o> fhe). Na posição (4) a variável é feita igual a 1. Na quinta posição (5), o bloco p inicia antes de e (she< sp,o< fhe) e acaba depois do intervalo e (fp,o> fhe). Na sexta posição (6), o bloco p sucede totalmente o intervalo e (sp,o> fhe). Nas posições (5) e (6) a variável é feita igual a um.

4.2 Decomposição do modelo

4.2.1 Pré-Processamento

As equações 1 a 7 determinam os parâmetros obtidos no módulo de pré-processamento dos dados. Estes parâmetros estabelecem janelas de tempo que devem ser respeitadas durante a execução das atividades de bombeio. A figura 4 ilustra estas janelas de tempo.

4.2.2 Função Objetivo

A função objetivo do modelo, que indica a minimização do custo operacional, é demonstrada na expressão (8).

Tal função é ponderada pelos seguintes fatores de custo:

(i) Variações de custo elétrico

(ii) Custo de se utilizar selos ; e,

(iii) Custo para manter o poliduto sem bombear (Cpres).

Simplificadamente, a expressão (8) indica que o período de tempo em que um produto é bombeado durante intervalos de pico de demanda é detectado pelo modelo (inhp,o,e- stopp,o,e), recebendo uma tarifação adicional (Cohigh). Desta forma, o método procura soluções de scheduling que evitam o bombeio de produtos durante horários de pico de demanda. Neste caso, alternativamente, o duto pode ser mantido sem bombear (stopp,o,e> 0), mas esta condição também influencia o custo operacional através do termo "Cpres · dpres" (veja a equação 28). Além disto, a inclusão de selos eleva o custo operacional e o método deve procurar soluções que minimizem o uso de selos. Assim, uma série de fatores deve ser considerada para se determinar a condição de scheduling que acarreta o menor custo operacional.

4.2.3 Restrições

O modelo matemático está sujeito a uma série de restrições, indicadas nas expressões 9 a 35. Nestas expressões, as inequações escritas entre chaves são, de fato, o conjunto de restrições implementadas em MILP para as declarações de "alto-nível" if-then (se - então) e / ou if-then-else (se - então - caso contrário). Como a abordagem CLP possui um vocabulário de modelagem mais rico que o de MILP (Williams & Wilson, 1998) e uma declaração do tipo if-then-else é diretamente modelada no contexto de CLP; não há necessidade das inequações apresentadas entre chaves para construção do modelo CLP. Em contrapartida, o vocabulário de modelagem MILP permite somente o uso de igualdades e inequações, tornando a tarefa de modelagem mais árdua que em CLP. Notoriamente é mais simples modelar declarações de alto-nível if-then e / ou if-then-else em CLP do que formular o conjunto de inequações que representam o mesmo significado lógico de um if-then e / ou if-then-else em um contexto de modelagem de MILP.

Na declaração if-then-else da equação (9), a validade da variável binária gtp,pa,o (gtp,pa,o= 1) indica que o produto p é bombeado antes do produto pa (fp,o< spa,o); se esta mesma variável assumir um valor falso (gtp,pa,o= 0), então (fp,o > spa,o). Ambos os produtos são bombeados da origem o.

As equações (10) e (11) assinalam a seqüência de bombeio na variável seqp,o. Por exemplo, seq1,1=2 indica que o produto um (p=1) é o segundo a ser bombeado durante a operação de fluxo (o=1).

Na declaração if-then da equação (12), se a variável binária tp,pa,o assumir um valor verdadeiro, isto indica que o bombeio do produto p é imediatamente seguido pelo bombeio do produto pa. Ambos os produtos são bombeados da origem o. Como anteriormente explicado, as inequações escritas entre chaves são, de fato, o conjunto de restrições implementadas em MILP para a declaração de "alto-nível" if-then, que é diretamente modelada em CLP.

A equação (13) e as inequações (14) e (15) estabelecem que um produto deve ser bombeado somente uma vez durante o horizonte de scheduling.

A declaração if-then na equação (16) e a equação (17) determinam que, se a variável binária firstp,o assumir um valor verdadeiro, isto indica que p é o primeiro produto a ser bombeado da origem o.

A declaração if-then (18) e a equação (19) determinam que, se a variável binária lastp,oassumir um valor verdadeiro, isto indica que p é o último produto a ser bombeado da origem o.

A expressão (20) estabelece que a variável binária twp,paé assume o valor um se o bombeio de um produto p da origem o é seguido pelo bombeio de um produto pa da origem , caso contrário twp,paassume o valor zero. As inequações entre chaves são, de fato, a formulação MILP para o argumento lógico and (^), que é diretamente modelado em CLP. A expressão de declarações lógicas envolvendo variáveis binárias é um tema conhecido dentro da literatura de MILP. Considere-se, por exemplo, que c = a ^ b, com a e b sendo variáveis binárias. Então, a formulação MILP equivalente para a declaração and é indicada pelas seguintes inequações: c < a, c < b e c > a + b - 1 (Schrage, 2000). Esta equivalência é utilizada na simplificação do modelo CLP-MILP proposto.

As declarações if-then-else (21) e (22) indicam que, se as variáveis binárias fghp,o,e e sghp,o,erecebem o valor um, então, respectivamente, as condições fp,o> fhe e sp,o> she são estabelecidas; caso contrário, as condições fp,o < fhe e sp,o < sheé que são estabelecidas. Estas variáveis binárias são utilizadas para identificar a posição do lote de bombeio de um produto p em relação ao horário de ponta de consumo de energia elétrica e.

A figura 5 ilustra as seis possíveis posições de um lote de bombeio p (bloco temporal p) em relação a um intervalo e. Na primeira posição (1), o bloco p precede totalmente o intervalo e (fp,o < she). Na segunda posição (2), o bloco p inicia antes do intervalo e (sp,o < she), mas acaba dentro de e (she< fp,o < fhe). Na terceira posição (3), o bloco p inicia e acaba dentro do intervalo e (sp,o> shee fp,o < fhe). Na quarta posição (4), o bloco p inicia antes de e (sp,o < she) e acaba depois de e (fp,o> fhe). Na quinta posição (5), o bloco p inicia antes de e (she< sp,o< fhe) e acaba depois do intervalo e (fp,o> fhe). Na sexta posição (6), o bloco p sucede totalmente o intervalo e (sp,o> fhe). A duração de um bloco temporal p dentro de um intervalo é determinada pelas expressões (23) a (26).

A declaração if-then (23) indica que, se a expressão lógica (¬fghp,o,e) ^ (¬sghp,o,e) for verdadeira, então a inequação inhp,o,e> fp,o - she deve ser imposta no modelo. A variável auxiliar assume os valores zero ou um de acordo com a expressão lógica (¬fghp,o,e) ^ (¬sghp,o,e). Em particular, se esta expressão lógica for verdadeira, isto indica que o bloco temporal p está localizado nas posições 1 ou 2 da figura 5.

A declaração if-then (24) indica que, se a expressão lógica (¬fghp,o,e) ^ (sghp,o,e) for verdadeira, então a inequação inhp,o,e = fp,o - sp,o deve ser imposta no modelo. A variável auxiliar assume os valores zero ou um de acordo com a expressão lógica (¬fghp,o,e) ^ (sghp,o,e). Em particular, se esta expressão lógica for verdadeira, isto indica que o bloco temporal p está localizado na posição 3 da figura 5.

A declaração if-then (25) indica que, se a expressão lógica (fghp,o,e) ^ (¬sghp,o,e) for verdadeira, então a inequação inhp,o,e = fhe - she deve ser imposta no modelo. A variável auxiliar assume os valores zero ou um de acordo com a expressão lógica (fghp,o,e) ^ (¬sghp,o,e). Em particular, se esta expressão lógica for verdadeira, isto indica que o bloco temporal p está localizado na posição 4 da figura 5.

A declaração if-then (26) indica que, se a expressão lógica (fghp,o,e) ^ (sghp,o,e) for verdadeira, então a inequação inhp,o,e> fhe - sp,odeve ser imposta no modelo. A variável auxiliar assume os valores zero ou um de acordo com a expressão lógica (fghp,o,e) ^ (sghp,o,e). Em particular, se esta expressão lógica for verdadeira, isto indica que o bloco temporal p está localizado nas posições 5 ou 6 da figura 5.

A inequação (27) indica um limite para o tempo em que um produto p da origem o pode ser mantido parado (pressurizado), durante o intervalo e.

A equação (28) indica que a variável contínua dpres assume o valor do tempo em que o poliduto permanece sem bombear (pressurizado).

As inequações (29) e (30) estabelecem, respectivamente, o mínimo e o máximo intervalo de tempo de bombeio de cada produto p da origem o.

A inequação (31) evita sobreposições entre blocos temporais.

As inequações (32) a (35) estabelecem que os parâmetros temporais (janelas de tempo) determinados no pré-processamento (equações 1 a 7) devem ser respeitados.

Desta forma, as expressões (1) a (35) estabelecem a formulação matemática do modelo CLP-MILP. É importante salientar que os modelos base CLP e MILP podem ser derivados a partir da formulação matemática descrita. O modelo base CLP é formado pelas expressões (1) a (35), entretanto, as declarações if-then e if-then-else são diretamente expressas no contexto de CLP, não havendo necessidade das inequações apresentadas entre chaves. De forma análoga, o modelo base MILP é formado por todas as expressões (1) a (35). Contudo, MILP possui um vocabulário de modelagem mais restrito que o de CLP; as declarações if-then e if-then-else são equivalentemente expressas através dos conjuntos de inequações apresentados entre chaves. Note-se que o número de variáveis/restrições apresentadas pelos modelos base CLP e MILP diferem. MILP utiliza variáveis auxiliares e restrições auxiliares (as restrições entre chaves nas declarações if-then e if-then-else) que não são utilizadas no contexto da formulação CLP. De uma forma simplificada, a abordagem CLP-MILP utiliza a troca de informações entre CLP e MILP para prover uma redução do tempo computacional em relação às formulações de base. Estudos computacionais comparativos entre CLP, MILP e CLP-MILP são realizados na seção 5.

Ressalta-se que as expressões (1) a (35) estabelecem uma formulação matemática criada para as características particulares do poliduto em estudo. Contudo, o procedimento utilizado na geração desta formulação, que faz uso freqüente de declarações if-then e if-then-else para expressar condições operacionais (Magatão, 2005), pode ser aplicado a outros problemas do setor dutoviário, e/ou outros problemas combinatórios. Em particular, a modelagem detalhada da existência de tarifação horo-sazonal de energia elétrica (vide expressões 21 a 26 e figura 5) em um contexto MILP com tempo contínuo demonstrou-se não trivial e pode ser adequada a outros cenários correlatos.

5. Resultados

5.1 O Cenário Operacional

Um cenário operacional típico do poliduto modelado é a seguir detalhado. Tal cenário é utilizado para investigar os resultados computacionais apresentados pela formulação matemática da seção 4.

• Considera-se um exemplo envolvendo o bombeio de quatro produtos do porto para a refinaria, e em seguida o bombeio de outros quatro produtos da refinaria para o porto. Desta forma, .

• O exemplo cobre simulações desde um horizonte de scheduling mínimo (114 h), determinado pela equação (6), até um horizonte de 144 h (6 dias).

• Os parâmetros são considerados unitários. O valor de é considerado cinco vezes maior que o valor de , conforme tarifação horo-sazonal apresentada em COPEL (2008).

• Os intervalos de pico de demanda de energia foram considerados entre 18 h - 21 h, 42h-45 h, 66 h - 69h, 90 h - 93h, 114 h - 117 h e 138 h - 141 h, como ilustrado na figura 6. Desta forma, se H < 114 h então ne = 4; se 114 h < H < 138 h então ne = 5; se 138 h < H < 144 h então ne = 6. Em particular, a figura 6 indica seis intervalos de pico (e=1, e=2, ... , e=6).

• No instante inicial o poliduto está preenchido com um produto denominado pin, que não requer o uso de selos (plugs) com nenhum outro produto .

• A tabela 1 apresenta uma série de parâmetros de entrada para o cenário considerado. Além disto,

5.2 Primeiro Estudo de Caso

Este primeiro estudo de caso considera o cenário de bombeio previamente descrito na seção 5.1. Comparações numéricas entre os modelos base CLP e MILP em relação ao modelo CLP-MILP são realizadas.

A tabela 2 traz informações sobre a simulação dos modelos em uma plataforma computacional Pentium 4, 2.4 GHz, 1 Gbyte RAM. Nesta tabela, H é o horizonte de scheduling, ne é o número de intervalos de pico de demanda de energia elétrica durante H, o rótulo MILP refere-se aos resultados obtidos com a formulação base MILP, CLP refere-se aos resultados obtidos com a formulação base CLP, e CLP-MILP refere-se aos resultados obtidos com a formulação CLP-MILP. Para cada horizonte de scheduling (H), um custo operacional específico é obtido (valor da função objetivo calculado pela equação 8). As simulações não consideram incertezas e o modelo é resolvido para demandas fixas, conforme tabela 1. No total, resultados de 31 simulações (problemas-teste) são reportados nesta tabela.

As colunas denominadas "Número de Variáveis" e "Número de Restrições" indicam o número de variáveis e restrições apresentadas pelas abordagens MILP, CLP e CLP-MILP. A coluna"Ótimo encontrado em (s)" indica o tempo de processamento (em segundos) gasto por cada abordagem para encontrar o valor da solução ótima, de acordo com H. Contudo, neste momento, a otimalidade da solução ainda não foi provada. Por outro lado, a coluna "Otimalidade provada em (s)" indica o tempo de processamento (em segundos) gasto por cada abordagem para provar a otimalidade da solução, de acordo com H. A coluna "Nós Explorados" indica o número total de nós visitados pelo algoritmo de busca para provar a otimalidade da solução, de acordo com o modelo e o valor de H. Nestas três colunas, um traço (-) indica que o modelo não foi simulado até a otimalidade (para o problema-teste específico) e os dados computacionais são omitidos. De fato, a simulação foi interrompida após 2 h (7200 s). A coluna "Custo" indica o valor da função objetivo, de acordo com H.

5.2.1 Resultados: estudo comparativo entre as abordagens

A tabela 2 indica que o esforço computacional demandado pela abordagem CLP é maior que o demandado pelas abordagens MILP e CLP-MILP. Em alguns problemas-teste (121 h < H < 144 h), a solução ótima não pode ser obtida pelo modelo CLP. No entanto, é necessário ressaltar, que soluções (sub)ótimas viáveis foram encontradas pelo modelo CLP em poucos segundos de processamento. Este fato foi observado durante as simulações, mas não é detalhadamente reportado no presente artigo. Ao contrário da formulação CLP, as abordagens MILP e CLP-MILP demandaram um esforço computacional razoável (segundos a poucos minutos). Em particular, a tabela 2 apresenta os resultados computacionais do modelo MILP obtidos com o solver CPLEX, imerso no ambiente OPL Studio 3.6.1. (ILOG, 2002).

Tomando-se a coluna "Ótimo encontrado em (s)", os tempos médios de processamento das abordagens MILP e CLP-MILP foram, respectivamente, 27,3 s e 5,9 s. Desta forma, a abordagem CLP-MILP encontrou a solução ótima, em média, 4,6 vezes mais rápido que o modelo MILP. Agora, tomando-se a coluna "Otimalidade provada em (s)", os tempos médios das abordagens MILP e CLP-MILP foram, respectivamente, 61,8 s e 28,9 s. Então, em média, a abordagem CLP-MILP forneceu a resposta final de scheduling 2,1 vezes mais rápido que a abordagem MILP. Desta forma, a tabela 2 indica que a abordagem CLP-MILP tende a encontrar a solução ótima, e provar a sua otimalidade, mais rápido que o modelo MILP. Ressalta-se que estas foram simulações realizadas em cenários reais do problema em estudo.

Tomando-se, agora, a coluna "Nós Explorados", percebe-se que a abordagem CLP-MILP tende a visitar um número menor de nós que a abordagem CLP. Em essência, os mecanismos de busca das duas abordagens são similares, à exceção que a abordagem MILP fornece relaxações que auxiliam no processo de busca de CLP-MILP. Desta forma, fica evidente que a troca de informações entre as abordagens (e.g. valores de relaxação obtidos com MILP) pode contribuir decisivamente para a redução do espaço de busca. Em particular, a literatura tem relatado técnicas para obter boas relaxações de modelos desde a década de 60 (Dantzig, 1963). A integração destas técnicas, que são amplamente estudadas, para auxiliar os mecanismos de busca de CLP tem, obviamente, um grande potencial.

A bibliografia vem apontando para potenciais da união entre CLP e MILP, destacando resultados promissores oriundos da junção das técnicas (e.g. Williams & Wilson, 1998; Heipcke, 1999; Rossi, 1999; Hooker, 2000; Thorsteinsson, 2001; Harjunkoski & Grossmann, 2002; Hooker, 2002; Corréa et al., 2004; Hooker, 2007). De acordo com Hooker & Osorio (1999), é provável que técnicas "tradicionais" de otimização tais como MILP, CLP e Busca Local sejam combinadas de diferentes formas num futuro próximo. Eventualmente, a fronteira entre as técnicas irá se tornar difusa e os procedimentos de busca serão interconectados através de, por exemplo, relaxações e inferências, objetivando-se a eficácia na resolução dos modelos.

5.2.2 Resultados: Redução de Custos Operacionais

A figura 7 é baseada nos resultados apresentados na tabela 2. Esta figura demonstra a variação do custo operacional (valor da função objetivo calculado pela equação 8) como uma função do horizonte de scheduling disponível para realizar as operações de bombeio (H).

A figura 7 indica a existência de horizontes específicos (e.g. 128 h < H < 134 h) que proporcionam baixos custos de operação para o sistema de bombeio. A diversidade de aspectos a serem considerados (e.g. seqüenciamento de produtos, avaliação de interfaces, uso de selos, temporização do início e final de bombeios) faz com que o programador do sistema, via de regra, estabeleça uma condição operacional válida, mas deixe de operar o poliduto em uma região de baixo custo. A determinação das atividades operacionais de curto prazo não é uma tarefa trivial. O modelo implementado sugere novos pontos de operação para o sistema de bombeio.

5.2.3 Resultados: Visualização das Operações de Bombeio

O modelo fornece o scheduling otimizado das atividades operacionais. A figura 8 é um exemplo de visualização de saída operacional a partir da solução do modelo proposto. Esta figura ilustra a operação de bombeio estabelecida pelo modelo para H = 129 h. Pela figura 8, a seqüência de bombeio determinada é p8, p6, p7 e p5 (operação de refluxo); p1, p3, p2 e p4 (operação de fluxo). De acordo com a tabela 1, esta seqüência de bombeio não demanda o uso de selos:

O procedimento de bombeio é iniciado no tempo igual a zero, com a operação de refluxo. No tempo igual a 12, a quantidade demandada de p8 já foi totalmente bombeada para o duto, mas a refinaria somente receberá este produto mais tarde. Consequentemente, existe um tempo entre o envio e o recebimento de um produto. Durante o intervalo 18 < tempo < 21 o duto permanece pressurizado. A condição de manter o duto pressurizado também ocorre durante os intervalos 42 < tempo < 45, 66 < tempo < 69, 90 < tempo < 93 e 114 < tempo < 117. No tempo igual a 66, a refinaria já recebeu os produtos enviados do porto (p8, p6, p7 e p5) e uma quantidade extra de p5 preencheu o duto. Então, a operação de fluxo é iniciada com o bombeio de p1 (de fato, o bombeio é iniciado somente após o tempo 69). No tempo igual a 129 o porto já recebeu os produtos demandados (p1, p3, p2 e p4) e um volume extra de p4 mantém o duto preenchido. Desta forma, o programador pode antever o scheduling otimizado das operações e o modelo funciona como uma ferramenta de auxílio à tomada de decisões operacionais. Ressalta-se que a figura 8 é apenas um exemplo de visualização de saída operacional a partir da solução do modelo proposto. Maiores detalhes podem ser extraídos a partir dos valores encontrados para as variáveis do modelo. Além disto, conforme necessidade, interfaces ser humano computador específicas podem ser construídas a partir da saída do modelo.

5.3 Segundo Estudo de Caso

No primeiro estudo de caso (seção 5.2), as abordagens MILP, CLP e CLP-MILP foram simuladas em problemas-teste que representavam um cenário real do poliduto em estudo. As simulações demandaram de segundos a poucos minutos, ao menos para as abordagens MILP e CLP-MILP, conforme análise apresentada na seção 5.2.1.

No segundo estudo de caso, as três abordagens serão testadas em cenários hipotéticos. Estes cenários não necessariamente representam uma condição operacional real do poliduto. De fato, o objetivo principal é expandir as investigações sobre o esforço computacional demandado pelas três abordagens. Consideram-se, então, cenários teoricamente mais difíceis de serem resolvidos. Os resultados deste experimento são reportados na tabela 3. Os principais parâmetros utilizados no segundo estudo de caso são a seguir declarados nos itens (i) a (v):

(i) O número de produtos demandados varia entre 8 e 12 ;

(ii) O modelo é resolvido para demandas fixas: demp,o = 1800 m3;

(iii) Para cada conjunto de produtos demandados , o horizonte de scheduling varia no seguinte intervalo: Hmin < H < Hmin + 6 h;

(iv) A necessidade de selos (plugs) segue a seguinte regra:

plugp,pa = 1 se p + pa é um número ímpar, e

plugp,pa = 0 se p + pa é um número par.

Por exemplo, se npo = npo = 6 , então plug1,pa = 1 para pa = 2, 4, 6, 8, 10, 12; e, se

plug1,pa = 0 para pa = 1,3, 5, 7, 9,11;

(v) Os parâmetros de simulação que não foram mencionados nos itens (i) a (iv) são mantidos como originalmente apresentados na seção 5.1.

A tabela 3 traz informações sobre a simulação dos modelos em uma plataforma computacional Pentium 4, 2.4 GHz, 1 Gbyte RAM. Nesta tabela, H é o horizonte de scheduling, ne é o número de intervalos de pico de demanda de energia elétrica durante H, npo e indicam o número de produtos demandados nas origens o e , enquanto representa o número total de produtos demandados. O rótulo MILP refere-se aos resultados obtidos com a formulação base MILP, CLP refere-se aos resultados obtidos com a formulação base CLP e CLP-MILP refere-se aos resultados obtidos com a formulação CLP-MILP. Para cada conjunto de valores H, ne, npo e os modelos são simulados e um custo operacional específico é obtido (valor da função objetivo na equação 8). As simulações não consideram incertezas. No total, resultados de 49 simulações (problemas-testes) são reportados nesta tabela.

As colunas denominadas "Número de Variáveis" e "Número de Restrições" indicam o número de variáveis e restrições apresentadas pelas abordagens MILP, CLP e CLP-MILP. A coluna "Otimalidade provada em(s)" indica o tempo de processamento (em segundos) gasto por cada abordagem para provar a otimalidade da solução. Nesta coluna, um traço (-) indica que o modelo não foi simulado até a otimalidade (para o problema-teste específico) e os dados computacionais são omitidos. De fato, a simulação foi interrompida após 72 h (259200 s). A coluna "Tempo Médio" indica o tempo computacional médio de simulação, mostrado no formato horas : minutos : segundos (hh:mm:ss). Este tempo é calculado com base nas sete diferentes condições simuladas quando permanece constante. Por exemplo, para = 8, H = 96, 97, 98, 99, 100, 101 e 102 h, a coluna "Otimalidade provada em (s)" indica que os tempos da abordagem CLP-MILP foram, respectivamente, 5,2s, 7,3s, 7,1s, 14s, 12s, 12s e 23s. Então, o tempo médio da abordagem CLP-MILP para = 8 pode ser calculado como sendo (5,2+7,3+7,1+14+12+12+23) / 7 12 s. A coluna "Custo" indica o valor da função objetivo na equação (8).

5.3.1 Resultados: avaliação do esforço computacional

Em essência, os experimentos conduzidos no segundo estudo de caso objetivam avaliar MILP, CLP e CLP-MILP em relação ao esforço computacional demandado. Em particular a coluna "Tempo Médio" da tabela 3 indica a tendência de esforço computacional apresentado pelas três abordagens. A figura 9 permite visualizar esta tendência computacional. Esta figura mostra o tempo computacional médio como uma função do número total de produtos demandados , ou seja, do problema-teste avaliado. Curvas de tendência são inseridas.


Estas curvas são aproximadas por funções exponenciais do tipo y = cebx, onde c e b são constantes; e é o valor da base do logaritmo natural (e 2,7182818...). A figura 9 indica que, em média, a abordagem CLP-MILP tende a ter um tempo computacional menor que as abordagens MILP e CLP, principalmente para os problemas-testes em que o número de variáveis e restrições do modelo tratado é significativamente elevado em função de mudanças (hipotéticas) nos parâmetros de entrada. Obviamente, mesmo a abordagem CLP-MILP apresenta uma tendência de crescimento do tempo de processamento. Contudo, CLP-MILP pôde ir "um passo a frente" em relação aos modelos de base, configurando uma alternativa para a diminuição do tempo médio de processamento.

6. Considerações Finais

O aumento da capacidade e da confiabilidade na transferência de derivados de petróleo através de dutos motivou a execução deste trabalho. Foi realizada uma modelagem da programação operacional (scheduling) de um poliduto específico do sistema dutoviário brasileiro. O cenário de estudo envolve o poliduto de 93,5 km de extensão que interliga a Refinaria Presidente Getúlio Vargas, localizada em Araucária - PR, ao terminal portuário de Paranaguá, no litoral paranaense.

Foi desenvolvido um modelo de otimização através de uma abordagem baseada na união de Busca Orientada por Restrições (Constraint Logic Programming - CLP) com Programação Linear Inteira Mista (Mixed Integer Linear Programming - MILP). O modelo utiliza uma representação temporal contínua e trata detalhes de modelagem como, por exemplo, a existência de tarifação horo-sazonal de energia elétrica. Em particular, a modelagem detalhada da existência de tarifação horo-sazonal (vide expressões 21 a 26 e figura 5) em um contexto MILP com tempo contínuo demonstrou-se não trivial e pode ser adequada a outros cenários correlatos. Assim, foram consideradas restrições de ordem prática do sistema, de forma a se obter um modelo matemático que fornece condições de operação válidas e otimizadas.

A abordagem CLP-MILP proporcionou a resolução de condições reais do problema em tempos computacionais de segundos (vide tabela 2). Além disto, simulações adicionais evidenciaram a viabilidade de resolução através da abordagem CLP-MILP, de problemas-testes em que o número de variáveis e restrições do modelo tratado é significativamente elevado em função de mudanças nos parâmetros de entrada (vide tabela 3 e figura 9). Em um estágio final, a implementação e a resolução computacionais do modelo proposto demonstraram novos pontos de operação para o sistema de bombeio, evidenciando a possibilidade de ganhos operacionais significativos (vide figura 7).

Do ponto de vista teórico, o presente artigo apresenta uma abordagem para a elaboração de um modelo CLP-MILP através de estruturas de modelagem de alto-nível, desenvolvidas por Magatão (2005). Esta abordagem é avaliada para a geração de um modelo representativo de um cenário real do sistema dutoviário brasileiro. O estudo de caso realizado demonstrou uma eficácia computacional da abordagem CLP-MILP em relação às técnicas raízes MILP e CLP. As funcionalidades da ferramenta ILOG OPL Studio 3.6.1 (ILOG, 2002) foram utilizadas para a implementação proposta. Adicionou-se informação obtida com relaxações lineares do modelo MILP para auxiliar o processo de busca definido no contexto de CLP. No caso, foi feito um mapeamento entre variáveis nos contextos MILP e CLP. Quando um limiar (bound) era obtido para uma variável no processo de busca de MILP, então, este limiar era utilizado para "diminuir o domínio" (domain reduction) que esta variável apresentava no contexto de CLP. Ou seja, realizou-se uma interferência no processo de busca de CLP. A melhor eficácia computacional da implementação proposta em relação à MILP e CLP atuando em separado é um fato relevante (vide tabela 3 e figura 9), visto que uma abordagem combinada pode herdar deficiências das técnicas raízes (inherited drawbacks - Heipcke, 1999; Hooker, 2002). A combinação MILP-CLP via relaxação linear e redução de domínios é uma contribuição dessa abordagem.

Em termos práticos, o modelo desenvolvido configura uma ferramenta de auxílio ao processo de tomada de decisões operacionais. O programador pode antever detalhes do scheduling otimizado das operações (vide figura 8). Atualmente a maior parte dos polidutos opera somente baseado na experiência de programadores; via de regra, políticas operacionais que não utilizam a máxima capacidade de operação dos polidutos são adotadas. O desenvolvimento de um modelo de otimização como o apresentado neste artigo possibilita que procedimentos operacionais complexos sejam avaliados de forma criteriosa, fazendo com que o sistema opere da melhor maneira possível.

Agradecimentos

Apoio financeiro da Agência Nacional do Petróleo - ANP - e da Financiadora de Estudos e Projetos - FINEP - por meio do Programa de Recursos Humanos da ANP para o Setor Petróleo e Gás PRH-ANP/MCT (PRH10 - UTFPR) e CNPq (processo 303517/2004-2).

Recebido em 09/2007; aceito em 07/2008 após 1 revisão

Received September 2007; accepted July 2008 after one revision

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    Corresponding author / autor para quem as correspondências devem ser encaminhadas
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      27 Jan 2009
    • Data do Fascículo
      Dez 2008

    Histórico

    • Recebido
      Set 2007
    • Aceito
      Jul 2008
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