SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue1Post-traumatic stress disorder as a result of occupational injury: the case of a bank employeeReview of the book entitled Psicoterapia de orientação analítica: fundamentos teóricos e clínicos author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul

Print version ISSN 0101-8108

Rev. psiquiatr. Rio Gd. Sul vol.27 no.1 Porto Alegre Jan./Apr. 2005

http://dx.doi.org/10.1590/S0101-81082005000100012 

RESENHA

 

Psicofármacos: consulta rápida

 

Reseña del libro Psicofármacos: consulta rápida

 

 

Dirceu Zorzetto Filho

Professor, Universidade Federal do Paraná

Endereço para correspondência

 

 

PSICOFÁRMACOS: CONSULTA RÁPIDA

Aristides Volpato Cordioli et al.
Porto Alegre, Artmed, 2005 (3ª ed.)

 

 

O lançamento da 3ª edição de Psicofármacos: consulta rápida, de autoria do Prof. Aristides Volpato Cordioli et al., representa um acontecimento pouco comum entre as publicações na área da saúde mental: a continuidade e a expansão de um trabalho de "garimpagem na coleta e na ordenação das informações", como o próprio organizador o definiria na 1ª edição do livro. Inicialmente com 316 páginas, com a ajuda de seus colaboradores, Psicofármacos: consulta rápida chega à sua 3ª edição dobrando o número de páginas e envolvendo três dezenas de colaboradores. Como se ressalta no prefácio dessa edição, nos últimos 4 anos surgiram mais de duas dezenas de novos medicamentos e mais de uma centena de novos produtos comerciais, aí incluídos os genéricos. Desnecessário salientar a importância e o desafio envolvido no trabalho de atualização dessas e de outras informações pertinentes à área.

O livro mantém quase a mesma estrutura da 2ª edição, subdividindo-se em cinco seções. A primeira delas, "Medicamentos: informações básicas", traz informações sobre a farmacocinética e modo de usar, farmacodinâmica e mecanismos de ação, reações adversas e efeitos colaterais, indicações, contra-indicações, intoxicação, situações especiais, dados laboratoriais e precauções relacionadas a mais de 130 medicamentos psicotrópicos. Alcança o objetivo de manter-se atualizado com o lançamento de novos produtos, novas aplicações de drogas já conhecidas, assim como suas interações farmacológicas. A segunda seção, "Tratamentos farmacológicos: algoritmos", propõe uma seqüência de procedimentos e alternativas no uso de psicofármacos no tratamento da depressão maior e distimia, transtornos do espectro bipolar do humor, esquizofrenia, transtorno de pânico, transtorno obsessivo-compulsivo, fobia social, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade e insônia. Inclui também um capítulo sobre o uso de psicofármacos durante a gestação e a lactação e outro sobre eletroconvulsoterapia. A terceira seção, "Efeitos colaterais e seu manejo", contempla uma das condições mais importantes da prática clínica, determinante em muitas ocasiões: a eficiência do tratamento adotado. "Interações medicamentosas", a quarta seção do livro, apresenta um crescimento considerável no número de informações relacionadas aos mecanismos de interação droga-droga, enfatizando as interações potenciais e, quando possível, orientando quanto aos ajustes necessários para se assegurar uma melhora nos pacientes. A última seção, "Psicofármacos em doenças e problemas físicos", contempla as indicações e contra-indicações do uso de psicofármacos em cerca de 70 daquelas condições caracterizadas como comorbidades clínicas.

As páginas iniciais do livro mostram imagens coloridas de várias apresentações comerciais dos medicamentos, tornando fácil sua identificação para profissionais e pacientes.

 

 

Endereço para correspondência
Dirceu Zorzetto Filho
E-mail: dzorzetto@terra.com.br

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License