Acessibilidade / Reportar erro

Transtornos depressivos

Reseña del libro Transtornos depressivos

RESENHA

Transtornos depressivos

Reseña del libro Transtornos depressivos

Marcelo Pio de Almeida Fleck

Psiquiatra sócio da Sociedade de Psiquiatria do Rio Grande do Sul

Correspondência Correspondência Marcelo Pio de Almeida Fleck E-mail: mfleck.voy@terra.com.br

TRANSTORNOS DEPRESSIVOS

Mário Maj e Norman Sartorius (orgs.)

Porto Alegre, Artmed, 2005

O livro Transtornos depressivos, uma publicação da World Psychiatric Association traduzida pela editora Artmed, é uma importante contribuição para os profissionais de saúde mental interessados no tema da depressão. Foi organizado pelos professores Norman Sartorius e Mario Maj, ambos nomes de grande importância no cenário mundial da psiquiatria, quer por suas contribuições específicas sobre o tema, quer pela visão mais ampla que oferecem sobre os rumos da psiquiatria mundial.

No prefácio, os editores resumem o que vai se observar ao longo de todo o livro: "Os organizadores esperam que esta obra venha a fundamentar e estimular mais discussões, atrair atenção para questões polêmicas e ajudar a criar respeito pela experiência clínica e pelas diferenças de opinião entre psiquiatras de diferentes partes do mundo, unidos pelo desejo de chegar a um consenso que possibilite o avanço da psiquiatria e a torne mais útil no combate às doenças mentais e ao sofrimento que são por elas atingidos".

O livro está organizado em seis capítulos: 1) O diagnóstico dos transtornos depressivos; 2) O tratamento farmacológico dos transtornos depressivos; 3) Psicoterapias para os transtornos depressivos; 4) Transtornos depressivos em crianças e adolescentes; 5) Transtornos depressivos em idosos; 6) O custo dos transtornos depressivos. Os autores dos capítulos são renomados professores e pesquisadores, como, por exemplo, o professor dinamarquês Per Bech, os norte-americanos Jerrold Rosenbaun, da Universidade de Harvard, John Rush, da Universidade do Texas, e Michael Thase, da Universidade de Pittsburgh.

Ao final de cada capítulo, é apresentada uma extensa bibliografia utilizada pelo autor (entre 130 e 270 citações por capítulo), seguida de uma original seção de comentários de aproximadamente uma página sobre o capítulo com autores das mais distintas regiões do mundo e da mais alta qualificação, como, por exemplo, Robert Kendell, Jules Angst, Pierre Pichot, Hermann van Praag, Martin Keller, Hagop Akiskal, o nosso colega brasileiro, professor Miguel Jorge, além de autores mais distantes, como o professor Toshinori Kitamura, do Japão, Ahmed Okasha, do Egito, Angel Ojeda, de Cuba, e Nikolai Kornetov, da Rússia, entre outros.

Desta forma, a estrutura do livro permite, além de uma atualização sobre os temas propostos, uma discussão crítica da literatura a partir de uma visão transcultural de autores com pontos de vista bastante distintos. A versão original do livro (em inglês), há 3 anos , foi objeto de estudo no Programa de Transtornos de Humor do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, sob minha orientação, sendo bastante aceito pelos residentes e permitindo ricas discussões.

  • Correspondência

    Marcelo Pio de Almeida Fleck
    E-mail:
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      22 Ago 2006
    • Data do Fascículo
      Ago 2005
    Sociedade de Psiquiatria do Rio Grande do Sul Av. Ipiranga, 5311/202, 90610-001 Porto Alegre RS Brasil, Tel./Fax: +55 51 3024-4846 - Porto Alegre - RS - Brazil
    E-mail: revista@aprs.org.br