Acessibilidade / Reportar erro

Gestão 2006-2007: o desafio do crescimento

EDITORIAL

Gestão 2006-2007: o desafio do crescimento

Este é o primeiro número de uma nova equipe editorial.

O crescimento e a qualificação que a Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul atingiu é o nosso grande desafio. Ao assumirmos como editores, juntamente com a nova Diretoria da Sociedade de Psiquiatria do Rio Grande do Sul (SPRS), em cerimônia realizada em janeiro último, denominamos nossa gestão como a do "desafio do crescimento".

A Rev Psiquiatr RS necessita seguir o seu caminho de crescimento. Esse crescimento já não é mais apenas o desejo dos membros da SPRS. Uma vez que se firmou como um veículo de circulação nacional do conhecimento psiquiátrico, a Revista reconhece seu compromisso e sua grande responsabilidade em manter a qualidade que atingiu. A questão que se coloca para nós diante desse quadro é: como crescer sem comprometer a qualidade?

A Revista cresceu 115% nas três últimas gestões no que diz respeito a número de artigos recebidos. Nos dois últimos anos, a Revista recebeu 170 artigos e publicou cerca de 60. A produção científica psiquiátrica brasileira tem aumentado, e várias subáreas da psiquiatria têm exigido mais qualificação e mais revisores. Dessa forma, pretendemos enfrentar esse desafio do crescimento de artigos recebidos através de critérios cada vez mais rigorosos de seleção. Precisamos definir uma linha editorial priorizando artigos originais, relatos de caso e revisões de temas pertinentes e com qualidade reconhecida (especialmente a convite). Pretendemos agilizar a avaliação dos artigos, sem comprometer, entretanto, a correção dessa apreciação para fins de publicação de acordo com os critérios do nosso periódico e as exigências dos indexadores científicos internacionais. Nesse aspecto, implementamos um fluxo de artigos on-line, tanto no que diz respeito ao recebimento dos artigos quanto aos trâmites de avaliação e de envio dos pareceres aos autores. Ressaltamos nosso intuito de aumentar cada vez mais o espaço para artigos originais desenvolvidos em nosso país. Temos assistido a um grande desenvolvimento de investigações e pesquisas no Brasil e desejamos ver os resultados desses investimentos veiculados em nossa Revista. Por outro lado, artigos de revisão de qualidade e a convite também serão publicados. A acurada revisão de temas relevantes de nossa especialidade terá seu espaço de publicação.

Além da questão do crescimento de nossa Revista, sabemos que estamos vivendo um momento de pluralidade de conhecimentos na psiquiatria. Dessa forma, o psiquiatra precisa ter a seu dispor informações fundamentadas e atualizadas, bem como baseadas em evidências, nas mais diversas áreas para o seu objetivo final: o benefício do paciente. Neste momento de enorme crescimento do conhecimento psiquiátrico, é responsabilidade ética do psiquiatra prestar o atendimento mais específico e indicado para cada situação de sofrimento e para um acurado diagnóstico.

Cabe ressaltar que pretendemos manter um compromisso que não é desta gestão, mas já é da história da Rev Psiquiatr RS e da própria psiquiatria gaúcha: o reconhecimento da pluralidade de conhecimentos em psiquiatria e do bom e fértil diálogo entre diferentes áreas. Talvez em poucas partes do mundo se encontre esse diálogo que ocorre na psiquiatria do Rio Grande do Sul. Essa constatação não é apenas teórica, mas também prática: a relação da psiquiatria clínica com as mais diversas áreas da psicoterapia. A Rev Psiquiatr RS quer se manter nessa linha editorial: espaço para todas as áreas, divulgando pesquisas, reflexões teóricas e trabalhos clínicos que se desenvolvem aqui no Rio Grande do Sul, no Brasil como um todo e, eventualmente, no exterior. Assim, o contato entre os colegas pode se expandir e possibilitar a discussão de controvérsias e questionamentos para fazer evoluir nossa ciência.

Percebemos a necessidade de ampliar o Conselho Editorial e, assim, contamos com a participação de vários novos colegas de diversas áreas da psiquiatria para, juntos, darmos conta do trabalho e da responsabilidade que nos foi confiada.

Estamos apresentando uma revista que traz, na capa, uma foto antiga do Hospital Psiquiátrico São Pedro de Porto Alegre, no intuito de fazer um resgate histórico de nossas origens, como reconhecimento também aos colegas que nos antecederam. Pretendemos, nos próximos números, seguir fazendo esse resgate histórico das várias instituições psiquiátricas de nosso estado.

Lembramos aos leitores que são bem-vindas cartas aos editores, com comentários de artigos, sugestões e críticas.

Além disso, cumprimentamos os colegas da equipe anterior pela excelência do trabalho alcançado, ao qual pretendemos dar continuidade.

A todos uma ótima leitura deste novo número de nossa Revista.

Carmem E. Keidann e Flávio Shansis

Editores

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    09 Nov 2006
  • Data do Fascículo
    Abr 2006
Sociedade de Psiquiatria do Rio Grande do Sul Av. Ipiranga, 5311/202, 90610-001 Porto Alegre RS Brasil, Tel./Fax: +55 51 3024-4846 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@aprs.org.br