SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue1Editorial in honor of the 10 years our journalSearching for the developmental origins of mental disorders author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul

Print version ISSN 0101-8108

Rev. psiquiatr. Rio Gd. Sul vol.31 no.1 Porto Alegre  2009

https://doi.org/10.1590/S0101-81082009000100004 

EDITORIAL A CONVITE

 

Lembrando os 20 anos da Revista

 

 

Edgar Chagas Diefenthaeler, Gisele Gus Manfro

 

 

Neste ano da comemoração dos 30 anos da Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul, fomos convidados a escrever sobre nossas contribuições para a trajetória da revista, que, quando assumimos como editores, acabava de completar seus 20 anos. Nestes últimos 10 anos, a Revista em muito se consolidou e encontra-se em um nível compatível com o progresso da psiquiatria como especialidade médica, acompanhada da evolução científica do nosso meio durante esse mesmo período. Porém, há 10 anos, estávamos iniciando um longo e contínuo processo e lembramo-nos do convite feito pela Dra. Neusa Lucion para assumirmos esse cargo que, pela primeira vez, seria exercido por dois colegas. Pensamos que o trabalho seria interessante e que poderíamos contribuir, cada um de nós, com nossas características pessoais e marcos teóricos, para reformular e modernizar a Revista. Contamos com a ajuda do Dr. Calich, o editor que nos antecedeu e que aportou informações relevantes para a nossa arrancada. Posteriormente, constituímos o Conselho Editorial, que trabalhou de forma intensa e agradável. É trazida à lembrança a satisfação de, juntamente com esse eficiente Conselho e o auxílio da secretária Sandra Schmaedecke, ter sido um profícuo trabalho. Durante os anos de 2000 e 2001, concluímos o longo processo de inclusão da nossa Revista na PsychoINFO, a maior e mais abrangente base de dados sobre referências bibliográficas na área da psicologia, após criteriosa análise pelos revisores da American Psychological Association, que atestou a qualidade internacional da nossa Revista.

Com nove fascículos editados nos 2 anos de nossa gestão, retomamos a periodicidade e a atualidade das publicações, que asseguram a indexação internacional, que abriu caminho para inclusões em outras bases de dados. Para tal, avaliamos 63 artigos de diversas áreas de interesse: psiquiatria clínica e biológica, psicoterapias, psicanálise, psiquiatria da infância e adolescência, patologias ligadas à família, álcool e drogas. Divulgamos apresentações das principais atividades desenvolvidas pela Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul, como o XIV Ciclo de Avanços e a V Jornada Gaúcha. Contamos com todo o apoio da diretoria, em especial da Dra. Neusa Lucion, que disponibilizou os recursos necessários para as edições. Matérias relativas à Revista tiveram destaque em seis números do Jornal da nossa Associação durante esse período.

Valiosas colaborações auxiliaram a colocar nossa Revista em destaque, como a participação de colegas da Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul, das demais federadas de nosso estado e do país, assim como da Associação Psicanalítica Argentina e do Instituto Psicossomático de Buenos Aires, além de outros. Como nos mantivemos fiéis aos seus idiomas de origem, a Revista contou com artigos escritos em inglês e espanhol.

Com a publicação do volume 23 da Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul, concluímos nosso trabalho. Tivemos o cuidado de publicar temas que abrangessem as diferentes áreas de estudo de nossos leitores, com ênfase em artigos originais ou de atualização e revisão que fossem de interesse para nosso público. Além disso, o Conselho Editorial teve sempre uma atitude receptiva com os colaboradores, exercendo uma função didática para com aqueles colegas que estavam se iniciando na árdua e prazerosa tarefa de escrever e publicar um artigo científico. Dessa forma, pensamos ter dado nossa contribuição ao vasto conhecimento científico de nosso meio, enriquecendo nosso trabalho diário, nossa convivência e nossa integração, segundo o que sempre se propôs a Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul.

 

Não há conflitos de interesse associados à publicação deste editorial.

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License