SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue1-2A new species of Heteronotus Laporte (Homoptera, Membracidae) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Zoologia

Print version ISSN 0101-8175

Rev. Bras. Zool. vol.9 no.1-2 Curitiba  1992

http://dx.doi.org/10.1590/S0101-81751992000100001 

Padre Jesus Santiago Moure - 80 anos

 

 

Professor Doutor Padre Jesus Santiago Moure, nascido em 2 de novembro de 1912, na cidade de Ribeirão Preto, São Paulo, desde menino demonstrou suas tendências naturalísticas, primeiramente pela flora e posteriormente pelos insetos. Trabalhou com Coleoptera mas as abelhas foram a paixão de sua vida, às quais, se dedica até os dias de hoje, com 80 anos de idade.

A partir do ano de 1933 instalou-se em Curitiba, cidade predestinada aos seus desígnios de professor e pesquisador. Em 1938, ano da fundação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade do Paraná, foi convidado para integrar o Corpo Docente, como Membro Fundador e Catedrático, face aos trabalhos no campo da Entomologia. Assim, começou a Vida de Professor Autodidata, tendo que ministrar toda a Zoologia em três anos, desde Protozoa até Chordata.

Desde então manteve bom entrosamento com Professores do Museu Paulista e da Faculdade de Medicina de São Paulo, onde a Ciência já despontava como a melhor no Brasil.

Obteve também, boa formação com professores estrangeiros e, com isto, uma melhor visão sobre a evolução dos seres vivos.

Como Diretor do Museu Paranaense organizou a Divisão de Zoologia, em moldes modernos, renovando as coleções zoológicas e adquirindo bibliografia fundamental para a pesquisa.

Revolucionou a pesquisa zoológica no meio universitário, tendo proporcionado a vinda de pesquisadores renomados.

Embora Entomologista, Pe. Moure foi o marco inicial da Biologia Marinha no Paraná no ano de 1951, tendo trabalhado muito para a criação de uma Estação de Estudos do Mar.

O Corpo Docente do Departamento de Zoologia que na década de 1950-60 compunha-se de cinco professores, conta hoje com 31 e destes, 22 têm Título de Doutor, quatro cursam o Doutorado e os outros cinco possuem Título de Mestre.

Pe. Moure conhece as principais Instituições de Pesquisas e Universidades do mundo, tendo estagiado em muitas delas. Seus trabalhos de pesquisa alcançam o expressivo número de 157 artigos publicados em revistas nacionais e estrangeiras.

Cabe-lhe o mérito da criação do Curso de Pós-Graduação em Ciências Biológicas - Entomologia - Mestrado e Doutorado, vinculado ao Departamento de Zoologia da Universidade Federal do Paraná.

Entre os Prêmios recebidos destacam-se: "Costa Lima" outorgado pela Academia Brasileira de Ciências; "Bassoli" da Sociedade Entomológica do Brasil; "Doutor Honoris Causa" e "Professor Emérito", ambos outorgados pela Universidade Federal do Paraná.

Por toda a dedicação científica do Prof. Dr. Pe. Jesus Santiago Moure, pela benéfica influência no desenvolvimento da Ciência no Paraná e no Brasil, pela formação de um corpo docente de alto nível, os membros do Departamento de Zoologia da Universidade Federal do Paraná, agradecidos, dedicam este volume da Revista Brasileira de Zoologia, como justa comemoração pela passagem do seu octogésimo natalício.

 

Jayme de Loyola e Silva
Presidente da Sociedade Brasileira de Zoologia
Curitiba, 2 de novembro de 1992.