Acessibilidade / Reportar erro

Anna Emília Amato de Moraes Vazzoler (* São Paulo, 27/12/1936, † São Paulo, 13/07/1999)

NECROLÓGICO

Anna Emília Amato de Moraes Vazzoler (* São Paulo, 27/12/1936, † São Paulo, 13/07/1999)

Paulo de Tarso da Cunha Chaves

Departamento de Zoologia, Universidade Federal do Paraná. Caixa Postal 19020, 81531-990 Curitiba, Paraná, Brasil. E-mail: poissons@cce.ufpr.br

A Zoologia brasileira sofreu uma grande perda. Em decorrência de complicações cardíacas, faleceu a Dra Anna Emília Amato de Moraes Vazzoler. Deixa o filho Eduardo, nora e quatro netos, além de muitos, muitos amigos. Sócia-Fundadora da SBZ, atuava como pesquisadora do CNPq no Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo, onde começou em 1960 como Auxiliar-técnica, passando depois a Oceanógrafa e finalmente a Professora-orientadora (1972). Colaborou ativamente com diversas outras instituições de ensino, pesquisa, fomento, editoração científica e administração, como CAPES, CNPQ, FAPESP, SUDEPE, INPA, NUPELIA/Maringá, UNIDERP/MS, CIRM, Academia Brasileira de Ciências, dentre outras. Sua falta será sentida em todo o meio científico do país, mas é na Ictiologia, em particular, que os reflexos serão mais fortes. Ali desenvolveu projetos que enriqueceram decisivamente o conhecimento de nossa ictiofauna (costa sul do Brasil, litoral de São Paulo, Rio Negro/AM, Alto Rio Paraná). Membro-Fundador da Sociedade Brasileira de Ictiologia, foi sua Presidente por duas gestões, Conselheira por várias outras, e em 1995 distingüida com o título de Sócia-Honorária.

Sua carreira tornou-se um marco na Ictiologia do Brasil. Dedicação, entusiasmo, elevada seriedade profissional constituíam uma resolução de vida, por ela firmada já quando de sua Tese de Doutoramento:

"- Quero apenas dizer-lhe (a P.E. Vanzolini) que espero, ao longo de minha carreira futura, poder contribuir, ainda que de maneira não tão brilhante, para a formação de novos elementos, retribuindo assim um pouco do muito que recebi". 1 1 Bolm Inst. oceanogr., São Paulo, 20 (2): 1-70 (1971).

Esta contribuição veio e de maneira não apenas brilhante, mas também duradoura e frutífera, posto que perpetuada nas obras concluídas e nos muitos alunos que orientou. Publicou mais de 50 trabalhos e uma dezena de livros ou capítulos. O Manual de Métodos para Estudos Biológicos de Populações de Peixes (1981) tornou-se uma obra clássica para a área, sendo por 15 anos (até que, em 1996, a Autora lançasse o Biologia da Reprodução de Peixes Teleósteos) o principal guia dos jovens ictiólogos na sua introdução ao estudo dos peixes. A Dra Anna Emília formou diretamente mais de 30 pesquisadores, e hoje eles disseminam suas sementes em São Paulo, Sergipe, Paraná, Rio de Janeiro, Amazonas, Acre, Pará, Mato Grosso do Sul... A todos sempre tratou com respeito, humildade, e não raro um indisfarçável orgulho, qual "mãe-corujà".

Entretanto, sua vida não era apenas trabalho. Era também - e muito! - a Família, que ela tanto amava e em quem o Destino profundas marcas deixou. A perda do companheiro de todas as horas, Dr Gelso Vazzoler, e a partida prematura de um dos filhos, Sérgio, não seriam totalmente superadas. Mas ela reunia forças, Deus sabe de onde!, e seu trabalho prosseguia, intenso como sempre. E quase três décadas depois daquelas esperançosas palavras da recém-doutora, novas obras eram publicadas; novos projetos, idealizados; as atividades de docência e orientação formavam mais e mais ictiólogos pelo país. O compromisso que algumas décadas antes assumira consigo mesma, ela manteria até seus últimos dias:

"Mesmo assim eu continuo a palmilhar esta trilha, Na busca, talvez, da paz daquela estrela que brilha No insondável infinito, intrigando nossa mente. Será lá onde estaremos juntos novamente?" 2 2 Biologia da Reprodução de Peixes Teleósteos: Teoria e Prática. Maringá, EDUEM/SBI, 169p. (1996).

Sim, eu acho que sim. Que um dia lá estaremos, todos nós, juntos novamente. E na ocasião lhe repetiremos, o que neste 13 de julho, com a alma triste e os olhos embaçados, por tantos os cantos deste país onde estão seus colegas e ex-alunos, murmuramos em pensamento:

- Muito obrigado, Lelé!

  • 1
    Bolm Inst. oceanogr., São Paulo,
    20 (2): 1-70 (1971).
  • 2
    Biologia da Reprodução de Peixes Teleósteos: Teoria e Prática. Maringá, EDUEM/SBI, 169p. (1996).
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      15 Jun 2009
    • Data do Fascículo
      1999
    Sociedade Brasileira de Zoologia Caixa Postal 19020, 81531-980 Curitiba PR Brasil, Tel./Fax: +55 41 3266-6823, - Curitiba - PR - Brazil
    E-mail: sbz@bio.ufpr.br