SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1ApresentaçãoA França Antártica e a criação de padrões narrativos sobre o Brasil e os brasileiros índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

História (São Paulo)

versão On-line ISSN 1980-4369

História v.27 n.1 Franca  2008

http://dx.doi.org/10.1590/S0101-90742008000100002 

Introdução ao dossiê: França Antártica

 

 

É com muita satisfação que apresentamos este dossiê, produto do Seminário Internacional "O Universo da França Antártica", realizado entre os dias 3 e 6 de outubro de 2005, no Museu Histórico Nacional, Rio de Janeiro. Na ocasião, comemorávamos os 83 anos de criação do MHN, lembrando os 450 anos da chegada de franceses à Baia de Guanabara, liderados por Nicolas Durand Villegagnon. Assim, para marcar a dupla efeméride que articula a História da colônia portuguesa na América à trajetória do maior e mais importante museu de história do país, promovemos, em parceria com o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e com a colaboração do Consulado Geral da França no Rio de Janeiro e da Fundação Cultural Brasil-Portugal, um grande encontro de professores e pesquisadores – brasileiros, portugueses e franceses – que em quatro dias se dedicaram à reflexão e ao debate sobre as relações estabelecidas entre a França e o mundo Luso-atlântico, ao longo desses quatro séculos e meio.

Foram vinte e cinco expositores distribuídos em dez eventos, entre conferências e mesas-redondas. Os temas abordados foram: "A França Antártica no Contexto Atlântico", "O Rio de Janeiro e a França Antártica", "Os fundadores do Rio de Janeiro", "O Imaginário e a França Antártica", "História e Ficção na França Antártica", "França e Brasil, histórias cruzadas" e "Direito Natural, o índio brasileiro e os cronistas da França Antártica". Era pretendido que as exposições e os debates em torno destes temas resultassem em um livro. Sua publicação imediata não foi possível, mas a tempo contamos com a colaboração e a generosidade do Professor Jean Marcel Carvalho França na organização deste dossiê que, gerando uma memória do evento, possibilita, a um maior número de pessoas, o conhecimento sobre os conteúdos trabalhados durante o Seminário.

Não poderíamos finalizar esta apresentação sem agradecer à equipe do Museu Histórico Nacional, especialmente a Sarah Fassa Benchetrit, cujo empenho e dedicação foram fundamentais para o sucesso do Seminário Internacional "O Universo da França Antártica". Nossos agradecimentos também ao Embaixador Vasco Mariz e aos professores Arno Wehling e Paulo Knauss, pela consultoria acadêmica do evento; e aos autores que colaboraram com seus artigos para a materialização deste dossiê. Finalmente, nosso muito obrigado ao professor Jean Marcel Carvalho França pela organização e publicação deste dossiê na Revista de História da UNESP, selando mais uma parceria entre o Museu e a Universidade.

Aos leitores, participantes ou não do Seminário, agradecemos o entusiasmo e desejamos que dêem continuidade ao evento, através de suas leituras.

 

 

Vera Lúcia Bottrel Tostes.
Museóloga, diretora do Museu Histórico Nacional