SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue2History and political cultures: the legal conceptions evoked by the military governments while score of getting legitimacy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


História (São Paulo)

On-line version ISSN 1980-4369

História vol.28 no.2 Franca  2009

http://dx.doi.org/10.1590/S0101-90742009000200001 

APRESENTAÇÃO

 

 

O presente número da Revista História apresenta um Dossiê "História, Direito e Justiça" no qual o fenômeno jurídico enquanto objeto historiográfico é abordado de forma ampla e multidimensional, reafirmando suas relações sociais, políticas, econômicas, religiosas e culturais.

Em um conjunto de dezoito artigos as questões historiográficas e jurídicas são apresentadas como referência significativa nos campos das relações internacionais, da teoria política, das questões de etnicidade e identidade, da religião, da filosofia, da economia, da retórica, da criminalidade, do escravismo, do sistema prisional, da infância, da reforma agrária, das ideologias, do legalismo, entre outros temas que atestam a riqueza e a diversidade de um campo de pesquisa em constituição.

Os artigos livres reúnem onze contribuições que discutem diferentes enfoques temáticos e cronológicos, como a história romana, relatos de viagem, identidade cultural, iconografia, lazer, militarismo, burocracia, intelectuais, entre outros.

Finalmente, as cinco resenhas abordam, em análise crítica, publicações sobre educação, gênero e artes plásticas, fascismo, religião e filosofia.

Essa reunião de artigos temáticos, livres e resenhas reflete um esforço de abordagem rica e diversificada da história e da historiografia, que entendemos ser necessária para a transmissão do conhecimento e a manutenção dos méritos acadêmicos.

Como último número sob a responsabilidade da atual gestão editorial da Revista História foram mantidas as diretrizes de excelência dos autores, a diversidade de suas instituições de origem, a internacionalização de algumas contribuições e a avaliação por pares.

Esperamos que a leitura de tais textos se traduza em um convite à reflexão e permita a descoberta e redescoberta de certezas, incertezas e encantamentos.

 

Wilton C. L. Silva e Margarida Maria de Carvalho
Editores da Revista História / São Paulo.

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License