SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue2The fragility in the Brazil's defense policy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


História (São Paulo)

On-line version ISSN 1980-4369

História vol.29 no.2 Franca Dec. 2010

http://dx.doi.org/10.1590/S0101-90742010000200001 

APRESENTAÇÃO

 

 

Apresentamos a Revista História (São Paulo), periódico sob a responsabilidade dos Cursos de Pós-graduação em História da Unesp de Assis e de Franca. O presente número é composto por Dossiê, artigos livres e tradução de Conferência.

O Dossiê "História e militarismo", com 08 artigos de pesquisadores, de diferentes formações e regiões do país, aborda aspectos variados das Forças Armadas brasileiras e do exterior. Em geral tratam da política de defesa do Brasil, dimensionando o papel das Forças Armadas e da elite civil; do relacionamento militar-naval entre o Brasil e a Argentina; da participação política dos militares no Uruguai; das disputas por espaços de poder entre as diversas esferas militares no que tange a formação do Exército brasileiro de 1850 a 1930; do perfil da praça policial de São Paulo entre os anos de 1868 e 1896; do comportamento de adesão ou não aos valores do Exército brasileiro por parte das esposas em relação ao projeto profissional de seus respectivos maridos; da ESG (Escola Superior de Guerra) em relação a formação de uma Doutrina de Segurança Nacional na percepção de seus integrantes em meados do século XX e da Guerra Assimétrica e Guerra Assimétrica Reversa abarcando, evidentemente, conflitos bélicos e a questão da superioridade técnica e militar de um dos lados beligerantes.

Quanto aos artigos livres os textos apresentam temática contextualizada na História do Brasil e de outros países da América latina em diferentes momentos históricos. Alguns têm temas próximos ao do Dossiê, como os que analisam o discurso de deputados federais brasileiros em março de 1964, a TFP desde a década de 1960 e a Paz de Vestfália em relação com a história das relações internacionais modernas. Chamou-nos a atenção como estes textos, em virtude do próprio momento histórico e do objeto de análise, ajudam nas reflexões sobre o militarismo no Brasil e no mundo. Os demais artigos livres abordam questões diversas.

Por fim, temos a tradução da Conferência "Religión y control social em El Mundo Romano. La prohibición de lãs bacanales em Roma", proferida por Cecilia Ames (Universidad Nacional de Córdoba-Conicet) por ocasião do I Colóquio Internacional e III Colóquio Nacional do LEIR (Laboratório de Estudos sobre o Império Romano) realizado na Unesp - Campus de Franca. O sucesso do Evento e o grande interesse dos participantes pelo texto justificam sua publicação.

Aproveitamos ainda a oportunidade para agradecer aos profissionais que participaram deste número na correção dos textos, português e inglês, e na diagramação dos mesmos: Criar - Sistema de ensino de lingua Portuguesa (revisão - português), Hamilton Robin (revisão - inglês), e Helena Amália Papa e Fabricio Trevisan Florentino da Silva pela diagramação.

Desejamos a todos boa leitura.

 

Márcia Pereira da Silva (UNESP - Campus Franca, SP - Brasil)
Zélia Lopes da Silva (UNESP - Campus Assis, SP - Brasil)
Editores