SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue2The fragility in the Brazil's defense policy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


História (São Paulo)

On-line version ISSN 1980-4369

História vol.29 no.2 Franca Dec. 2010

http://dx.doi.org/10.1590/S0101-90742010000200001 

APRESENTAÇÃO

 

 

Apresentamos a Revista História (São Paulo), periódico sob a responsabilidade dos Cursos de Pós-graduação em História da Unesp de Assis e de Franca. O presente número é composto por Dossiê, artigos livres e tradução de Conferência.

O Dossiê "História e militarismo", com 08 artigos de pesquisadores, de diferentes formações e regiões do país, aborda aspectos variados das Forças Armadas brasileiras e do exterior. Em geral tratam da política de defesa do Brasil, dimensionando o papel das Forças Armadas e da elite civil; do relacionamento militar-naval entre o Brasil e a Argentina; da participação política dos militares no Uruguai; das disputas por espaços de poder entre as diversas esferas militares no que tange a formação do Exército brasileiro de 1850 a 1930; do perfil da praça policial de São Paulo entre os anos de 1868 e 1896; do comportamento de adesão ou não aos valores do Exército brasileiro por parte das esposas em relação ao projeto profissional de seus respectivos maridos; da ESG (Escola Superior de Guerra) em relação a formação de uma Doutrina de Segurança Nacional na percepção de seus integrantes em meados do século XX e da Guerra Assimétrica e Guerra Assimétrica Reversa abarcando, evidentemente, conflitos bélicos e a questão da superioridade técnica e militar de um dos lados beligerantes.

Quanto aos artigos livres os textos apresentam temática contextualizada na História do Brasil e de outros países da América latina em diferentes momentos históricos. Alguns têm temas próximos ao do Dossiê, como os que analisam o discurso de deputados federais brasileiros em março de 1964, a TFP desde a década de 1960 e a Paz de Vestfália em relação com a história das relações internacionais modernas. Chamou-nos a atenção como estes textos, em virtude do próprio momento histórico e do objeto de análise, ajudam nas reflexões sobre o militarismo no Brasil e no mundo. Os demais artigos livres abordam questões diversas.

Por fim, temos a tradução da Conferência "Religión y control social em El Mundo Romano. La prohibición de lãs bacanales em Roma", proferida por Cecilia Ames (Universidad Nacional de Córdoba-Conicet) por ocasião do I Colóquio Internacional e III Colóquio Nacional do LEIR (Laboratório de Estudos sobre o Império Romano) realizado na Unesp - Campus de Franca. O sucesso do Evento e o grande interesse dos participantes pelo texto justificam sua publicação.

Aproveitamos ainda a oportunidade para agradecer aos profissionais que participaram deste número na correção dos textos, português e inglês, e na diagramação dos mesmos: Criar - Sistema de ensino de lingua Portuguesa (revisão - português), Hamilton Robin (revisão - inglês), e Helena Amália Papa e Fabricio Trevisan Florentino da Silva pela diagramação.

Desejamos a todos boa leitura.

 

Márcia Pereira da Silva (UNESP - Campus Franca, SP - Brasil)
Zélia Lopes da Silva (UNESP - Campus Assis, SP - Brasil)
Editores

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License