Acessibilidade / Reportar erro

Unroofing and curettage for the treatment of acute and chronic pilonidal disease

RESUMO DE ARTIGOS

LUIS CLÁUDIO PANDINI

Kepenekci, I; Demirkan, A; Celasin, H; et al. Unroofing and Curettage for the treatment of Acute and Chronic Pilonidal Disease. World Journal of Surgery (2010) 34: 153-157.

O presente estudo analisou os resultados da incisão e curetagem como procedimento primário para doença pilonidal crônica, recidivante e aguda. Um total de 297 pacientes foram tratados por esta técnica, sendo a ferida deixada aberta para cicatrização por segunda intenção. Todos os pacientes obtiveram alta hospitalar 24 horas após a intervenção. O período médio de retorno ao trabalho foi 32 +/- 1.2 dias e a média de cicatrização da ferida foi 5.4 +/- 1.1 semanas. Seis pacientes apresentaram recidiva da doença dentro de 6 meses da cirurgia. Todas as recidivas foram em pacientes que não seguiram os cuidados com a ferida operatória recomendado e aqueles que não retornaram as consultas de acompanhamento semanal. Pacientes com recidiva da doença foram tratadas pela mesma técnica operatória com bons resultados. Os autores concluem que incisão e curetagem para tratamento do cisto pilonidal sacrococcígeo é uma técnica fácil e eficaz. A vasta maioria dos pacientes com doença pilonidal crônica, recidivante ou aguda irão ficar curados com este procedimento simples. Em razão dos resultados deste estudo, os autores recomendam incisão e curetagem com o procedimento de escolha no controle da doença pilonidal.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    14 Jun 2010
  • Data do Fascículo
    Mar 2010
Cidade Editora Científica Ltda Av . Marechal Câmara, 160- sala 916 - Ed Orly - 20020-080 - Rio de Janeiro - Rj , Tel 2240 8927 , Fax 21 22205803 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: sbcp@sbcp.org.br