Acessibilidade / Reportar erro

Ligasure Hemorrhoidectomy, Versus Stapled Hemorrhoidopexy: a prospective, randomized Clinical Trial

RESUMO DE ARTIGOS

Luis cláudio pandini

Sakr, M. F.; Moussa, M.M. Ligasure Hemorrhoidectomy, Versus Stapled Hemorrhoidopexy. a prospective, randomized Clinical Trial. Dis Colon Rectum 2010, V: 53; 1161-1167.

O propósito deste estudo prospectivo randomizado foi comparar os resultados do uso do ligasure com a técnica de grampeamento em pacientes com hemorroidectomia grau III e IV. Os parâmetros avaliados foram: tempo operatório, avaliação da dor pós operatória por escala analógica visual, número de aplicações de analgésicos parenteral, tempo de internação, tempo de retorno ao trabalho, complicações e recidiva do prolapso hemorroidário. Os resultados de 68 pacientes, 34 pacientes em cada grupo mostraram que não houve diferença significativa quanto a tempo operatório, dor pós operatória, quantidade de analgesia parenteral, tempo de internação e de retorno ao trabalho em ambas as técnicas não houve diferença entre o grupo com ligasure e a técnica por grampeamento com relação as complicações pós operatória, exceto que após 4 semanas de pós operatório, o grupo de hemorroidopexia apresentou prolapso residual em 8 pacientes (23.5%) comparado com 2 pacientes (5.9%) no grupo com ligasure. Os autores concluem que hemorroidectomia com ligasure e a técnica de grampeamento apresentam bons resultados com baixa taxa de complicações para o tratamento das hemorróidas grau III e IV e com menor taxa de prolapso residual no grupo com ligasure. Ambos procedimentos oferecem baixo nível de dor pós operatória e são excelentes opões cirúrgicas para o tratamento das hemorróidas grau III e IV.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    11 Nov 2010
  • Data do Fascículo
    Set 2010
Cidade Editora Científica Ltda Av . Marechal Câmara, 160- sala 916 - Ed Orly - 20020-080 - Rio de Janeiro - Rj , Tel 2240 8927 , Fax 21 22205803 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: sbcp@sbcp.org.br