Acessibilidade / Reportar erro

In memoriam Prof. Dr. João Tessarioli Neto "Onde estiver o teu tesouro, ali também estará o teu coração" (Mt 6,21)

COMUNICAÇÃO

In memoriam

Prof. Dr. João Tessarioli Neto

"Onde estiver o teu tesouro, ali também estará o teu coração" (Mt 6,21)

Francisco Antonio Passos

Pesquisador IAC, E-mail: fapassos@iac.sp.gov.br

Sócio da Sociedade de Olericultura do Brasil desde 1975, faleceu aos 53 anos, em 18/12/2003, deixando esposa (Sra. Giselda) e três filhos (João Guilherme, Carlos Eduardo e Graziela). Soube suportar, com autêntica conformidade cristã, os incômodos da doença, que nos privou do seu convívio.

Membro de uma família afetuosa e culta, de oito filhos, nasceu em Campinas, interior de São Paulo, em 09/06/1950. O trabalho árduo era o lema da família. Nas horas vagas da adolescência ajudava nos trabalhos da pequena fábrica de vassoura dos pais (Luiz e Yolanda). Sempre revelou-se como uma pessoa disciplinada, religiosa, carismática e de inteligência incomum. Foi aluno de dois famosos colégios campineiros, o "Carlos Gomes" e o "Culto à Ciência". Graduou-se em Engenharia Agronômica em 19/07/1973, na Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ), Piracicaba (SP), como primeiro aluno da turma, recebendo diversas distinções. Durante o período acadêmico freqüentou o Curso de Introdução à Energia Nuclear na Agricultura, do Centro de Energia Nuclear na Agricultura, e foi bolsista da Comissão Nacional de Energia Nuclear.

Ainda na ESALQ, titulou-se em 1983 como mestre em genética e melhoramento de plantas, em 1993 como doutor em fitotecnia e em 2001 como livre-docente em olericultura.

Iniciou a sua carreira profissional na Casa da Agricultura de Jarinu, da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), em dezembro de 1973. Em junho de 1975 ingressou na antiga Seção de Hortaliças de Frutos, do Instituto Agronômico de Campinas. Em janeiro de 1979 retornou à CATI, desta vez no Centro de Orientação Técnica. Em março de 1988 foi admitido na ESALQ, como professor assistente de horticultura e olericultura. Toda a sua vasta vivência, fruto da plena atuação em ensino, pesquisa, extensão rural e assistência técnica, podiam ser sentidas nas aulas, palestras e cursos, que ministrava. Seu legado à olericultura compreende 143 trabalhos publicados em revistas científicas e periódicos especializados, congressos e reuniões científicas, bem como em outros tipos de produção bibliográfica, além de um vídeo-curso. Participou ativamente da orientação a nível de graduação e pós-graduação, de comissões editoriais e técnico-científicas, e da administração do departamento de horticultura e de órgãos colegiados da ESALQ. Foi representante da ESALQ na câmara setorial de olericultura da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e na comissão estadual de sementes e mudas de hortaliças. Foi delegado da Sociedade de Olericultura do Brasil, para o Estado de São Paulo. Realizou viagens de estudo a diversos países do mercosul.

Além do brilhantismo profissional, uma característica que o distinguia, era a nobreza de caráter, simplicidade e atenção que dava a todos que conviviam com ele. Era o amigo de todas as horas. Tinha sempre uma palavra de estímulo e reconhecimento. Assim, deixou em todos um sentimento de admiração e uma recordação cheia de afeto e saudades. Em nome da Sociedade de Olericultura do Brasil, reverenciamos a memória do nobre colega e amigo, Prof. Dr. João Tessarioli Neto.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    26 Maio 2004
  • Data do Fascículo
    Mar 2004
Associação Brasileira de Horticultura Embrapa Hortaliças, C. Postal 218, 70275-970 Brasília-DF, Tel. (61) 3385 9099, Tel. (81) 3320 6064, www.abhorticultura.com.br - Vitoria da Conquista - BA - Brazil
E-mail: associacaohorticultura@gmail.com