Acessibilidade / Reportar erro

CARTA DO EDITOR

CARTA DO EDITOR

Prezados,

Com este número abrimos um novo volume de Horticultura Brasileira, em seu vigésimo quarto ano de circulação. Durante a sua existência, graças ao esforço de muitos, contribuindo ora como autores, ora como assessores ad hoc, ora como editores e sempre como leitores, Horticultura Brasileira conquistou o seu espaço e nos enche de orgulho. Merece menção, e menção honrosa, o apoio irrestrito que a revista recebeu ao longo de todos esses anos das diversas diretorias da Sociedade Brasileira de Olericultura – SOB, hoje Associação Brasileira de Horticultura – ABH.

Retomando a prática de alertar o nosso público a respeito das alterações que gradualmente estão sendo incorporadas à revista, neste número, são duas as novidades principais:

1. Como resumo e abstract, estes de forma muito mais marcante em artigos escritos em idioma diverso do inglês, são as seções comprovadamente mais consultadas (ou acessadas, para empregar uma palavra cujo uso é cada vez mais freqüente) em um artigo científico, estamos nos preocupando em tornar nossos resumos e abstracts mais informativos, sem que, contudo, percam o seu dinamismo característico. Por isso, resumos e abstracts passam a ter um limite de 1700 caracteres, excluídos os espaços, o que corresponde a cerca de 280 a 300 palavras e;

2. Considerando que o abstract informativo tenha cumprido com sucesso a sua função e atraído a atenção do leitor não fluente em português e espanhol, é nosso entender que facilitar o acesso desse leitor às tabelas, figuras e quadros do artigo tem impacto positivo na divulgação dos resultados ali descritos. Assim, a partir deste número, nossas tabelas, figuras e quadros passarão a apresentar enunciados e rodapés não só no idioma em que o trabalho foi escrito, mas também em inglês.

Com estas duas ações, esperamos que Horticultura Brasileira possa melhorar o serviço que presta a seus autores, ampliando o alcance dos resultados divulgados através da revista.

Outro assunto muito importante é o atendimento a alguns pontos das normas para submissão de artigos que têm sido sistematicamente ignorados. Estes pontos, à medida que a revisão eletrônica dos artigos se torna mais e mais freqüente, são definitivos para a agilidade do processo de tramitação, uma demanda dos autores e uma meta da Comissão Editorial. Por isso, pedimos aos autores que, ao submeterem seus trabalhos para avaliação, atentem para:

1. Numeração de linhas e páginas;

2. Títulos com no máximo 75 caracteres, excluídos os espaços, o que corresponde a cerca de quinze palavras, já que este é o limite para indexação em bases de dados;

3. Resumo e abstract devem ser versões perfeitas um do outro, de modo a veicularem exatamente as mesmas informações e;

4. Tabelas, figuras e quadros não devem ser redundantes e seu uso deve ser limitado ao indicado nas normas para submissão de trabalhos. O uso excessivo de tabelas, figuras e quadros distrai a atenção dos leitores dos resultados relevantes do trabalho, reduzindo, em conseqüência, o seu impacto.

Finalmente, gostaria de chamar a atenção para as capas do volume 25, entregues a diferentes países americanos. As nossas boas-vindas à Colômbia, que inaugura o ano de 2007.

Até o próximo número,

Comissão Editorial

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    04 Dez 2008
  • Data do Fascículo
    Mar 2007
Associação Brasileira de Horticultura Embrapa Hortaliças, C. Postal 218, 70275-970 Brasília-DF, Tel. (61) 3385 9099, Tel. (81) 3320 6064, www.abhorticultura.com.br - Vitoria da Conquista - BA - Brazil
E-mail: associacaohorticultura@gmail.com