SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Um estudo das relações de poder na escola pública de ensino fundamental à luz de Weber e Bourdieu: do poder formal, impessoal e simbólico ao poder explícito índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista da Faculdade de Educação

versión impresa ISSN 0102-2555

Rev. Fac. Educ. v.24 n.1 São Paulo ene./jun. 1998

http://dx.doi.org/10.1590/S0102-25551998000100001 

Apresentação

 

 

Tornar a Revista da Faculdade de Educação um veículo a serviço da difusão de conhecimentos científicos relevantes, de modo a possibilitar um intercâmbio cada vez mais estreito entre pesquisadores e educadores do Brasil e de outros países, são os propósitos que têm orientado o trabalho daqueles que assumiram nos últimos anos a Comissão de Publicações da FEUSP.

A publicação deste número traduz a continuidade desse esforço ao trazer dois conjuntos de trabalhos que se projetam nessa direção. Esse material, é importante dizer, encontrava-se quase inteiramente organizado quando assumimos a Comissão e a incumbência de dar continuidade à Revista. Queremos registrar aqui nossos agradecimentos aos colegas e funcionários que nos antecederam.

Do primeiro conjunto fazem parte artigos de autoria de pesquisadores de várias universidades brasileiras, que examinam sob novos ângulos temas e questões candentes da área: relações de poder na escola pública, informática na educação, o Banco Mundial e a educação brasileira, Fernando de Azevedo e a Cultura Brasileira, e processo educativo e cidadania.

No segundo conjunto estão reunidos os trabalhos que compõem o dossiê do II Encontro Internacional Escola Nova no Brasil e na Argentina, realizado em março de 1997 na FEUSP, e que teve como eixo temático questões historiográficas e estudos comparados no campo da História da Educação. Os cinco pesquisadores brasileiros e argentinos que colaboram nesta seção examinam temas e objetos que se mostram a cada passo mais instigantes: a questão da historiografia comparada, as experiências escolanovistas com caligrafia muscular nos anos 30, os grupos escolares como produto e espaço de produção de uma cultura escolar, o trabalho das irmãs Cossettini e a experiência da escola "serena" e o problema da leitura e escrita na Escola Nova na Argentina.

Voltada para questões do passado e do presente, a Revista da Faculdade de Educação dá também seu passo em relação ao futuro. A partir de agora seus leitores poderão encontrá-la na internet, a partir do volume 23, no projeto SCIELO, que está sendo implantado pela FAPESP e pela BIREME com a finalidade de subsidiar uma divulgação mais ágil da produção científica brasileira.

 

 

Belmira Oliveira Bueno

Editora