SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Um estudo das relações de poder na escola pública de ensino fundamental à luz de Weber e Bourdieu: do poder formal, impessoal e simbólico ao poder explícito índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista da Faculdade de Educação

versión impresa ISSN 0102-2555

Rev. Fac. Educ. v.24 n.1 São Paulo ene./jun. 1998

http://dx.doi.org/10.1590/S0102-25551998000100001 

Apresentação

 

 

Tornar a Revista da Faculdade de Educação um veículo a serviço da difusão de conhecimentos científicos relevantes, de modo a possibilitar um intercâmbio cada vez mais estreito entre pesquisadores e educadores do Brasil e de outros países, são os propósitos que têm orientado o trabalho daqueles que assumiram nos últimos anos a Comissão de Publicações da FEUSP.

A publicação deste número traduz a continuidade desse esforço ao trazer dois conjuntos de trabalhos que se projetam nessa direção. Esse material, é importante dizer, encontrava-se quase inteiramente organizado quando assumimos a Comissão e a incumbência de dar continuidade à Revista. Queremos registrar aqui nossos agradecimentos aos colegas e funcionários que nos antecederam.

Do primeiro conjunto fazem parte artigos de autoria de pesquisadores de várias universidades brasileiras, que examinam sob novos ângulos temas e questões candentes da área: relações de poder na escola pública, informática na educação, o Banco Mundial e a educação brasileira, Fernando de Azevedo e a Cultura Brasileira, e processo educativo e cidadania.

No segundo conjunto estão reunidos os trabalhos que compõem o dossiê do II Encontro Internacional Escola Nova no Brasil e na Argentina, realizado em março de 1997 na FEUSP, e que teve como eixo temático questões historiográficas e estudos comparados no campo da História da Educação. Os cinco pesquisadores brasileiros e argentinos que colaboram nesta seção examinam temas e objetos que se mostram a cada passo mais instigantes: a questão da historiografia comparada, as experiências escolanovistas com caligrafia muscular nos anos 30, os grupos escolares como produto e espaço de produção de uma cultura escolar, o trabalho das irmãs Cossettini e a experiência da escola "serena" e o problema da leitura e escrita na Escola Nova na Argentina.

Voltada para questões do passado e do presente, a Revista da Faculdade de Educação dá também seu passo em relação ao futuro. A partir de agora seus leitores poderão encontrá-la na internet, a partir do volume 23, no projeto SCIELO, que está sendo implantado pela FAPESP e pela BIREME com a finalidade de subsidiar uma divulgação mais ágil da produção científica brasileira.

 

 

Belmira Oliveira Bueno

Editora

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons