Acessibilidade / Reportar erro

A evolução histórica da prática médica

RESENHA

Frederico Simões Barbosa

A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA PRÁTICA MÉDICA. Eugênio Vilaça Mendes — Fundação Mariana Resende Costa — Belo Horizonte, MG

Este opúsculo, de extraordinário interesse para todos os que lidam, direta ou indiretamente, com o problema, tem a seguinte "Apresentação":

"O projeto de pesquisa financiado pela FINEP e executado pelo Departamento de Odontologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais está, todo ele, referenciado pela concepção de um modelo de prática odontológica alternativa que se convencionou denominar de Odontologia Integral.

Tal proposta amadureceu após, inclusive, a apresentação do projeto à FINEP.

Naquele momento ainda se trabalhava, no Departamento, com a concepção de Odontologia Simplificada que, por essa razão, dá nome ao projeto.

Contudo, um entendimento mais profundo da Odontologia Integral passa pela tentativa de compreensão da evolução histórica da prática médica, vez que a odontologia é uma expressão regionalizada daquela.

É o que se pretende fazer neste primeiro relatório da pesquisa.

Desvendar os determinantes da evolução da prática médica, os paradigmas que vão se sucedendo ao longo do tempo e os elementos arquiteturais de cada paradigma.

Esse é o objetivo da primeira parte do trabalho "A evolução histórica da prática médica".

Tais paradigmas, através de seus elementos arquiteturais, determinam mudanças substantivas na educação médica que é considerada como elemento essencial de difusão ideológica dos novos modelos de prática.

Por isso, a segunda parte do trabalho "Os paradigmas da prática médica e suas implicações no processo educacional", suscita esse problema.

Por fim, — e o que tem muito a ver com a linha de pesquisa — discute-se as determinações da medicina científica no campo da pesquisa e de um de seus trabalhos mais significativos, a tecnologia médica.

Essa é a terceira parte do trabalho "A medicina científica e a questão da tecnologia médica".

Propositadamente, os três capítulos, em parte, se repetem, com o objetivo de dar a cada um deles uma leitura autônoma dos outros.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    11 Abr 2006
  • Data do Fascículo
    Set 1985
Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz Rua Leopoldo Bulhões, 1480 , 21041-210 Rio de Janeiro RJ Brazil, Tel.:+55 21 2598-2511, Fax: +55 21 2598-2737 / +55 21 2598-2514 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernos@ensp.fiocruz.br