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Cadernos de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0102-311X

Cad. Saúde Pública vol.30 no.4 Rio de Janeiro abr. 2014

http://dx.doi.org/10.1590/0102-311X00096113 

COMUNICAÇÃO BREVE

Adaptação transcultural dos Bancos de Itens de Ansiedade e Depressão do Patient-Reported Outcomes Measurement Information System (PROMIS) para língua portuguesa

Portuguese-language cultural adaptation of the Items Banks of Anxiety and Depression of the Patient-Reported Outcomes Measurement Information System (PROMIS)

Traducción y adaptación cultural de Bancos de Datos de Ansiedad y Depresión del Patient-Reported Outcomes Measurement Information System (PROMIS) en portugués

Natália Fontes Caputo de Castro1 

Carlos Henrique Alves de Rezende1 

Tânia Maria da Silva Mendonça1 

Carlos Henrique Martins da Silva1 

Rogério de Melo Costa Pinto1 

1 Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Brasil.

RESUMO

O Patient-Reported Outcome Measurement Information System (PROMIS), estruturado em domínios físicos e psicossociais, superou lacunas ao propor nova ferramenta de avaliação de resultados aplicáveis às doenças crônicas com base em técnicas avançadas de estatística (TRI) e testes adaptativos computadorizados (CAT). O objetivo do estudo foi adaptar culturalmente os Bancos de Itens de Ansiedade e Depressão do PROMIS para a língua portuguesa. O processo seguiu rigorosas recomendações do FACIT por meio da tradução avançada, reconciliação, retrotradução, revisão do FACIT, revisores independentes, finalização das etapas pelo FACIT, pré-teste e incorporação dos resultados do pré- teste. A versão traduzida foi pré-testada em dez pacientes, sendo necessária a modificação nos itens 3, 46 e 53 de Ansiedade e no item 46 de Depressão. As alterações alcançaram a equivalência de significado e a versão final foi compatível com as habilidades linguísticas e culturais da população brasileira. Concluiu-se que a versão traduzida é semântica e conceitualmente equivalente aos originais.

Palavras-Chave: Tradução; Ansiedade; Depressão; Qualidade de Vida

ABSTRACT

The Patient-Reported Outcome Measurement Information System (PROMIS), structured in Itens Banks, provides a new tool for evaluating results that apply to various chronic diseases through advanced statistical techniques (TRI) and computerized adaptive testing (CAT). The aim of this study was to culturally adapt the Items Banks of Anxiety and Depression of PROMIS to the Portuguese language. The process followed the recommendations of PROMIS through the advanced translation, reconciliation, back-translation, FACIT review, independent review, finalization, pre-test, and incorporation of the results from the pre-test. The translated version was pre-tested in ten patients, and items 3, 46, and 53 of the Bank of Anxiety and item 46 of the bank of Depression had to be changed. Changes affected equivalence of meaning, and the final version was consistent with the Brazilian population’s linguistic and cultural skills. In conclusion, for the Brazilian population the translated version proved semantically and conceptually equivalent to the original.

Key words: Translating; Anxiety; Depression; Quality of Life

RESUMEN

El Patient-Reported Outcomes Measurement Information System (PROMIS), estructurado en dominio físico y psicosocial, superó deficiencias proponiendo una nueva herramienta para la evaluación de resultados aplicables a enfermedades crónicas, usando técnicas avanzadas de estadísticas (TRI) y pruebas de adaptación computarizada (CAT). El objetivo fue adaptar culturalmente ítems de los Bancos Ansiedad y Depresión, PROMIS en portugués. El proceso siguió estrictas recomendaciones del FACIT, a través de traducción avanzada, reconciliación, traducción inversa, revisión del FACIT, revisores independientes, pre-prueba e incorporación de los resultados de pre-test. La versión traducida fue pre-prueba en diez pacientes, y los artículos 3, 46 y 53 (ansiedad) y el 46 (depresión) se cambiaron. Los cambios llegaron a la equivalencia de significado y la nueva versión fue compatible con las competencias lingüísticas y culturales de la población brasileña. Se concluyó que la versión traducida es semántica y conceptualmente equivalente a la original.

Palabras-clave: Traducción; Ansiedad; Depresión; Calidad de Vida

Introdução

A percepção do paciente em relação ao seu estado de saúde permitiu a inclusão de outros parâmetros para a avaliação da saúde, especificamente questionários que mensuram o impacto das doenças crônicas sobre a vida das pessoas 1.

Com o intuito de superar algumas limitações dos questionários atuais, pesquisadores norte-americanos desenvolveram o Patient- Reported Outcomes Measurement Infomation System (PROMIS) por meio de modernas técnicas de estatísticas, como a Teoria de Resposta ao Item (TRI) e do avanço da tecnologia da informação, como o Teste Adaptativo Computadorizado (CAT). O sistema PROMIS permite uma avaliação mais consistente da qualidade de vida relacionada à saúde, além de minimizar o número de itens administrados por disponiblizadar apenas itens correspondentes ao nível de comprometimento do paciente 2,3,4,5,6.

Os Bancos de Itens de Ansiedade e Depressão, considerados fatores de risco para doenças crônicas, constituem o domínio Dificuldades Emocionais do PROMIS (versão 1.0). O Banco de Depressão é composto por indicadores cognitivos, afetivos e comportamentais, e o de Ansiedade, por indicadores somáticos 7.

A versão original dos Bancos de Itens de Ansiedade e Depressão do PROMIS está disponível no inglês americano e para a sua utilização em outros idiomas é necessária a tradução e adaptação cultural para posterior validação 8. Os desenvolvedores do PROMIS preconizam que esse processo contemple uma tradução universal para produção de uma versão comum para países que falam o mesmo idioma 9,10.

O objetivo do estudo foi realizar a tradução e adaptação cultural dos Bancos de Itens de Ansiedade e Depressão do domínio Dificuldades Emocionais do PROMIS (versão 1.0) para a língua portuguesa.

Metodologia

Este é um estudo para adaptação transcultural e linguística dos Bancos de Itens de Ansiedade e Depressão do PROMIS, realizado após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Uberlândia e permissão concedida pelo PROMIS. O processo foi conduzido segundo as recomendações publicadas pelo Funcional Assessment of Chronic Ilness Therapy (FACIT) 10 e constituído por oito etapas conforme Figura 1.

Figura 1 Metodologia de tradução. 

Os itens dos Bancos de Ansiedade e Depressão foram traduzidos de forma independente e simultânea por dois tradutores. Em seguida, as versões foram reconciliadas e, quando necessário, uma tradução alternativa foi proposta a fim de garantir a compatibilidade linguística. A versão reconciliada foi retrotraduzida para o inglês americano a fim de garantir a equivalência de significado com o item original. Os coordenadores do PROMIS analisaram cada item retrotraduzido para identificar as traduções inapropriadas e ambíguas. Posteriormente, análises e comentários foram encaminhados aos revisores independentes a fim de selecionar a melhor tradução para cada item. Para contemplar uma versão universal, revisores do Brasil e de Portugal participaram do processo com o intuito de harmonizar as diferenças linguísticas existentes nos dois países. As versões originadas foram enviadas aos coordenadores do PROMIS para produção da versão pré-teste dos bancos de itens para serem pré-testadas em dez pacientes, acompanhados no Ambulatório Central do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU).

Os participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, responderam a um questionário sociodemográfico, à versão pré- teste e às entrevistas de esclarecimento: retrospectiva e cognitiva. Foram consideradas respostas satisfatórias aquelas com porcentagem igual ou maior que 80%.

Resultados

Identificou-se prejuízo na equivalência semântica nos itens 1, 2 e 12 do Banco de Ansiedade e nos itens 6 e 28 do Banco de Depressão (Tabela 1).

Tabela 1 Versões do pré-teste e final dos Bancos de Itens de Ansiedade e Depressão do Patient-Reported Outcomes Measurement Information System (PROMIS). 

Banco Item Versão pré-teste Versão final
Ansiedade 3 Fiquei assustado(a) com o meu nervosismo Fiquei assustado(a) com a minha agitação
18 Tive sensações repentinas de pânico De repente tive sensações de pânico
40 Achei difícil concentrar-me em algo que não fosse
a minha ansiedade
Achei difícil concentrar-me em qualquer coisa a não ser
na minha ansiedade
46 Senti-me nervoso(a) Senti-me agitado(a)
53 Senti-me aflito(a) Senti-me angustiado(a)
Depressão 4 Senti-me inútil Senti-me sem valor e sem importância (inútil para as pessoas)
46 Senti-me pessimista Senti-me pessimista (vi as coisas de forma negativa)

As retrotraduções dos itens 1, 2 e 12 do Banco de Ansiedade e do item 6 do Banco de Depressão não refletiram adequadamente o conceito da versão original. No Banco de Itens de Ansiedade, a expressão fearful do item 1 foi retrotraduzida para afraid; no item 2, frightned para scared; no 12, upset para disgusted e no 6, helpless para abandoned. Além disso, foi necessário um consenso para a tradução da palavra overwhelming, que recebeu diferentes traduções: “devastadoras”, “excessivas”, “opressivas”, “catastróficas” e “esmagadoras”. E o verbo felt foi retrotraduzido para believed e thought.

No item 3 do Banco de Ansiedade, o revisor independente modificou a frase para “Fiquei assustado(a) com meu nervosismo”. A expressão “atividades públicas” foi substituída para “atividades sociais”, o que assegurou a equivalência cultural do item 24. No item 5 do Banco de Depressão, optou-se por uma linguagem coloquial que foi traduzida para “Eu senti que não tinha perspectiva para o futuro”. Já no item 35 do mesmo banco, a equivalência semântica foi assegurada pelo revisor ao propor “Percebi que as coisas em minha vida estavam me sufocando” (Tabela 1).

O revisor brasileiro substituiu a palavra “trêmulo” por “tremores”. Em outro item, o revisor de Portugal sugeriu que a palavra helpless fosse traduzida para “impotente”, mas o revisor brasileiro optou pela expressão “incapaz”.

Houve incompreensão nos itens 3, 46 e 53 do Banco de Ansiedade. Os itens 18 e 40 desse mesmo banco alcançaram a equivalência semântica com os itens originais, no entanto sofreram alguns ajustes (Tabela 1).

Houve incompreensão no item 46 do Banco de Depressão, por isto ele foi submetido à nova tradução. O item 4 alcançou a equivalência semântica esperada, porém optou-se pelo ajuste da versão final (Tabelas 1 e 2).

Tabela 2 Versão dos Bancos de Itens de Ansiedade e Depressão do Patient-Reported Outcomes Measurement Information System (PROMIS) na língua portuguesa. 

Item Ansiedade Item Depressão
1 Senti-me apreensivo(a) 4 Senti-me sem valor e sem importância (inútil para as pessoas)
2 Senti-me amedrontado(a) 5 Senti que eu não tinha expectativas para o futuro
3 Fiquei assustado(a) com a minha agitação 6 Senti-me incapaz
5 Senti-me ansioso(a) 7 Afastei-me das pessoas
7 Senti que precisava de ajuda para a minha ansiedade 9 Senti que nada podia animar-me
8 Fiquei preocupado(a) com a minha saúde mental 14 Senti que eu não era bom/boa como as outras pessoas
12 Senti-me chateado(a) 17 Senti-me triste
13 O meu coração bateu forte ou acelerado 19 Senti que eu queria desistir de tudo
16 Fiquei ansioso(a) quando a minha rotina normal foi alterada 21 Senti que eu era o(a) culpado(a) pelas coisas
18 De repente tive sensações de pânico 22 Senti-me um fracassado(a)
20 Fiquei assustado(a) com facilidade 23 Tive dificuldade em sentir-me próximo(a) das pessoas
21 Tive dificuldade em prestar atenção 26 Senti-me desapontado(a) comigo mesmo(a)
24 Evitei atividades sociais ou lugares públicos 27 Senti que eu não fazia falta
26 Senti-me inquieto(a) 28 Senti-me sozinho(a)
27 Senti que algo terrível poderia acontecer 28 Senti-me deprimido(a)
30 Senti-me preocupado(a) 30 Tive dificuldade em tomar decisões
33 Senti-me aterrorizado(a) 31 Senti-me desencorajado(a) em relação ao futuro
37 Fiquei preocupado(a) com a reação dos outros em relação a mim 35 Achei que as coisas na minha vida estavam sufocando-me
40 Achei difícil concentrar-me em qualquer coisa a não ser
na minha ansiedade
36 Senti-me infeliz
41 As minhas preocupações dominaram-me completamente 39 Senti que não tinha razão para viver
44 Tive contrações involuntárias ou tremores musculares 41 Senti-me sem esperança
46 Senti-me agitado(a) 42 Senti-me ignorado(a) pelas pessoas
47 Senti-me indeciso(a) 44 Senti-me chateado(a) sem motivo
48 Muitas situações deixaram-me preocupado(a) 45 Senti que nada era interessante
49 Tive dificuldade em dormir 46 Senti-me pessimista (vi as coisas de forma negativa)
51 Tive dificuldade em relaxar 48 Senti que a minha vida estava vazia
53 Senti-me angustiado(a) 50 Senti-me culpado(a)
54 Senti-me tenso(a) 54 Senti-me emocionalmente esgotado(a)
55 Tive dificuldade em me acalmar

Discussão

O processo de adaptação cultural dos Bancos de Itens de Ansiedade e Depressão do PROMIS para a língua portugesa foi realizado por meio de rigorosos padrões metodológicos. A inclusão dos revisores independentes após a etapa de retrotradução e o uso das entrevistas de esclarecimento na etapa de pré-teste contribuíram para que a versão final dos dois bancos alcançasse um alto nível de qualidade para uso em países de língua portuguesa.

As traduções alternativas propostas pelo reconciliador possibilitaram maior objetividade ao processo e a utilização de uma linguagem coloquial. De modo geral, o método de retrotradução foi eficaz ao garantir a qualidade do processo de tradução. A comparação das versões retrotraduzidas com a versão original dos itens contribuiu de modo significativo para a avaliação da equivalência de significado por meio da recomendação de mudanças nas retrotraduções de though e believed, pois ambas não corresponderam adequadamente à proposta original, já que a expressão felt corresponde a “sentir”. O termo thought pode conferir ênfase às habilidades cognitivas e “acreditar” pode refletir uma crença ou convicção que não necessariamente está relacionada à percepção do paciente.

Com o intuito de alcançar a equivalência semântica no item 3 do Banco de Ansiedade, o revisor optou pela reestruturação da frase, fornecendo um significado completo e compreensível ao item. A equivalência cultural do item 24, do mesmo banco, pôde ser obtida por meio da substituição da expressão “atividades públicas” por “atividades sociais”, pois o primeiro termo não correspondeu ao vocabulário usualmente utilizado pela nossa população. Foram elaboradas novas versões para os itens 5 e 35 do Banco de Depressão, com a finalidade de melhorar a compressão e utilizar uma linguagem mais coloquial. O estabelecimento de uma versão universal demonstrou que algumas diferenças foram harmonizadas, como a mudança do termo “trêmulo” para “tremores”, uma vez que em Portugal a palavra é acentuada de forma diferente “trémulos”. O revisor de Portugal sugeriu que a expressão helpless fosse traduzida para “impotente”, no entanto, este vocábulo é popularmente associado à dificuldade de ereção sexual, o que poderia causar constrangimento aos pacientes brasileiros. Dessa forma, a palavra “incapaz” mostrou-se mais adequada.

As entrevistas de esclarecimento têm sido apontadas por diversos estudos como um método significativo para a obtenção de feedback do respondente sobre os itens de um instrumento, uma vez que auxilia na opção de finalizar de maneira efetiva o processo de tradução e adaptação cultural.

O significado proposto no item original para a expressão nervous corresponde à “agitação psicomotora/inquietação” e não a sentimentos relacionados à “irritabilidade/nervosismo”, como foi compreendido pela maioria dos respondentes. A palavra “aflito” ficou inadequada por parecer distante do coloquialismo da língua falada pela população brasileira. No Banco de Itens de Depressão, o termo pessimistic não correspondeu ao significado proposto, pois os pacientes apresentaram dificuldades de compreensão devido à pouca utilização desta expressão no cotidiano da população pré-testada. O ajuste dos itens 18 e 40 do Banco de Ansiedade e do item 4 do Banco de Depressão, que mesmo tendo atingido uma porcentagem satisfatória de compreensão, ocorreu a fim de melhorar o entendimento.

Concluindo, a versão traduzida dos Bancos de Itens de Ansiedade e Depressão do PROMIS apresenta equivalência em relação aos originais para a população brasileira. Os itens adaptados para a população brasileira serão disponibilizados assim que o processo de validação seja concluído.

Agradecimentos

Os autores agradecem à FAPEMIG pelo apoio financeiro e ao Grupo de Pesquisa de Qualidade de Vida da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Aos coordenadores do processo de tradução, Helena Correa e Benjamin Arnold, representando os desenvolvedores do PROMIS.

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Recebido: 07 de Março de 2013; Revisado: 19 de Dezembro de 2013; Aceito: 06 de Janeiro de 2014

Correspondência N. F. C. Castro Universidade Federal de Uberlândia. Av. Rio Branco 54, Uberlândia, MG 38400-056, Brasil. nattycastro@hotmail.com

Colaboradores

N. F. C. Castro, C. H. A. Rezende, T. M. S. Mendonça, C. H. M. Silva e R. M. C. Pinto contribuíram no projeto e delineamento, no levantamento, análise e interpretação dos dados, na elaboração do manuscrito e na aprovação da versão a ser publicada.

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