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Estrutura de um curso de taxonomia de campo: o modelo aplicado em Ubatuba, São Paulo

Structure of taxonomy field course: the model applied at Ubatuba-São Paulo

Resumos

As atividades de campo são essenciais à formação de um bom taxonomista. Os problemas mais usuais das atividades didáticas no campo são: a) grande número de alunos; b) formação heterogênea e desequilíbrio de conhecimento dos participantes; c) repetições e tendência de coletas direcionadas para as formas de vida mais evidentes. As causas e conseqüências destes problemas são discutidas. Como solução é proposta uma metodologia, fundamentada numa vivência de muitos anos de atividades didáticas no campo em cursos de graduação e pós-graduação. São abordados tópicos como o número ideal de participantes, área de abrangência, época de atividade, divisão de trabalho e material e equipamentos necessários. Dependendo do número de espécies coletadas na mesma localidade, esta metodologia pode gerar uma lista de espécies da região com indicações precisas de hábito, habitat, nomes vulgares, abundância, usos, fenologia e outras informações que sempre afloram em trabalhos desta natureza. Como exemplo são apresentados os resultados da aplicação dessa metodologia em um curso de campo realizado em Ubatuba-SP e região.

taxonomia; florística; ensino; proposta didática


The field activities are essential for the education of a good taxonomist. The most common problems found in field activities are: a) large number of students, b) heterogeneous educational background and unlevelled knowledge of the participants, c) repetitions and tendency of collecting the more evidents life-forms. The causes and consequences of such problems are discussed herein. The proposed solution is a methodology, based on many years of experience in field courses for undergraduate and graduate courses. Topics about the ideal number of participants, area of coverage, period of activity, division of work and the necessary material and equipment are discussed. According to the number of species collected at the same place, this methodology may result in a list of local species with precise information about the life-forms, habitat, common names, frequency, uses, phenology and further information in this kind of work. The results of the aplication of this metodology in a field course held in the region of Ubatuba-SP are presented.

taxonomy; floristic; teaching; didactic proposition


Estrutura de um curso de taxonomia de campo: o modelo aplicado em Ubatuba, São Paulo

Structure of taxonomy field course: the model applied at Ubatuba-São Paulo

Hermógenes de F. Leitão FilhoI; Ricardo R. RodriguesII; Jorge Y. TamashiroIII; Dionete A. SantinIV; Natália M. IvanauskasII; Alexandre SalinoV

I In memoriam

IIDepartamento de Botânica, Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", C.P. 09, CEP 13418- 900, Piracicaba, SP, Brasil

IIIDepartamento de Botânica, Universidade Estadual de Campinas, C.P. 6109, CEP 13081-970, Campinas, SP, Brasil

IVJardim Botânico, Universidade Estadual de Campinas, C.P. 6109, CEP 13081-970, Campinas, SP, Brasil

VDepartamento de Botânica, Universidade Federal de Minas Gerais, CEP 31270-010, Belo Horizonte, MG, Brasil

RESUMO

As atividades de campo são essenciais à formação de um bom taxonomista. Os problemas mais usuais das atividades didáticas no campo são: a) grande número de alunos; b) formação heterogênea e desequilíbrio de conhecimento dos participantes; c) repetições e tendência de coletas direcionadas para as formas de vida mais evidentes. As causas e conseqüências destes problemas são discutidas. Como solução é proposta uma metodologia, fundamentada numa vivência de muitos anos de atividades didáticas no campo em cursos de graduação e pós-graduação. São abordados tópicos como o número ideal de participantes, área de abrangência, época de atividade, divisão de trabalho e material e equipamentos necessários. Dependendo do número de espécies coletadas na mesma localidade, esta metodologia pode gerar uma lista de espécies da região com indicações precisas de hábito, habitat, nomes vulgares, abundância, usos, fenologia e outras informações que sempre afloram em trabalhos desta natureza. Como exemplo são apresentados os resultados da aplicação dessa metodologia em um curso de campo realizado em Ubatuba-SP e região.

Palavras-chave: taxonomia, florística, ensino, proposta didática.

ABSTRACT

The field activities are essential for the education of a good taxonomist. The most common problems found in field activities are: a) large number of students, b) heterogeneous educational background and unlevelled knowledge of the participants, c) repetitions and tendency of collecting the more evidents life-forms. The causes and consequences of such problems are discussed herein. The proposed solution is a methodology, based on many years of experience in field courses for undergraduate and graduate courses. Topics about the ideal number of participants, area of coverage, period of activity, division of work and the necessary material and equipment are discussed. According to the number of species collected at the same place, this methodology may result in a list of local species with precise information about the life-forms, habitat, common names, frequency, uses, phenology and further information in this kind of work. The results of the aplication of this metodology in a field course held in the region of Ubatuba-SP are presented.

Key words: taxonomy, floristic, teaching, didactic proposition

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Recebido em 2/4/95.

Aceito em 25/4/97

  • Leitão Filho, H. de F.; Tamashiro, J. Y. & Rodrigues, R. R. 1995. Estrutura de um modelo de um curso de taxonomia de campo. Anais do XLVI Congresso Nacional de Botânica, Ribeirão Preto, SP. Ribeirão Preto: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, p.301.
  • Veloso, H.P. & Góes-Filho, L. 1982. Fitogeografia brasileira: classificação fisionômico-ecológica da vegetação Neotropical. Boletim Técnico do Projeto RADAMBRASIL. Série Vegetação. 86p.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    03 Jun 2011
  • Data do Fascículo
    Jul 1997

Histórico

  • Recebido
    02 Abr 1995
  • Aceito
    25 Abr 1997
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