Acessibilidade / Reportar erro

In memoriam

NOTA PRÉVIA

In memoriam

Grande tristeza para os médicos artroscopistas de medicina esportiva e de medicina esportiva para deficientes físicos

Faleceu, no dia 6 de janeiro de 2010, o médico canadense Dr. Robert Wilson Jackson, aos 77 anos de idade. Foi o pioneiro ocidental no campo da artroscopia e era também o patrono da Sociedade Brasileira de Artroscopia.

O Dr. Jackson era respeitado e admirado por sua integridade, decência e atitude humilde, bem como inteligência aguçada e generosa. Médico, na expressão da palavra, amava seu trabalho como ortopedista, médico do esporte e tinha muito orgulho de seus atletas com e sem deficiência física.

Foi o Dr. Jackson quem deu início aos esportes para cadeirantes em 1966, enviando um pequeno time para representar o Canadá nos Stoke MandevilleGames, na Inglaterra. Ele foi médico de várias equipes, incluindo o time de basquete de cadeirantes Coasters Wheel Chair, do time de futebol Toronto Blizzard, do time de futebol americano Dallas Maverick's e, por 26 anos, do seu amado Toronto Argonauts. Na sua opinião, não havia time de futebol americano melhor no mundo.

Depois de cursar a Escola Preparatória para a Universidade de Toronto, Robert W. Jackson graduou-se em medicina pela mesma Universidade em 1956. Sua formação inclui extensa pós-graduação em ortopedia, com programa de residência em Toronto e bolsa de pesquisa no Hospital Geral de Massachussets, em Boston.

Bob, como era chamado entre amigos, casou-se com Marilyn em 1961 e os dois foram morar na Inglaterra, onde ele trabalhou no Hospital Ortopédico Royal National.

Em 1963 tornou-se membro do Royal College de Cirurgiões do Canadá e foi membro honorário de ambos English e Edinburgh Royal College de Cirurgiões.

Depois de receber bolsa de estudos da McLaughlin para viajar, fez estudos avançados em artroscopia no Japão, onde conheceu e trabalhou com o Dr. Masaki Watanabe.

Na volta do Japão dedicou grande tempo de sua vida na introdução e na divulgação da artroscopia no mundo ocidental. Fez isto trabalhando na sua cidade natal, Toronto, e viajando pelo mundo dando aulas, conferências, organizando cursos, congressos etc. Nessa sua trajetória, sempre divulgou e ensinou a técnica aprendida com o Dr. Watanabe, tendo se tornado o mais conhecido especialista do mundo em artroscopia.

Viajou por vários países. No Brasil esteve em São Paulo pela primeira vez em 1974, a convite do Dr. Plínio de Souza Dias, no Hospital dos Servidores Estaduais de São Paulo. Mais tarde esteve também na Santa Casa Misericórdia de São Paulo (Pavilhão Fernandinho Simonsen) em 1980, Hospital de Clínicas de Porto Alegre em 1980 e em outros hospitais.

Ele ainda atuou como chefe da ortopedia no Toronto Western Hospital entre 1976 e 1985. Nesta época, muitos ortopedistas brasileiros treinaram com ele: Dr. Francisco Cafalli, Dr. Yoshiki Okumura, Dr. L.R. Marczyk, Dr. Osmar P.A. de Camargo, Dr. João Ellera Gomes, Dr. Jaime Wageck, Dr. Paulo Roquete e muitos outros.

Em setembro de 1981, na cidade do Rio de Janeiro, foi um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Artroscopia, junto com o Dr. Watanabe. Ambos receberam a honraria de serem nossos patronos.

Em 1982 tornou-se Professor Titular do Departamento de Cirurgia da Universidade de Toronto e foi indicado Chefe do Hospital de Ortopedia e Artrite de Toronto. Assumiu o cargo em 1985 ficando até 1991, quando se transferiu para os Estados Unidos, pois foi nomeado chefe da ortopedia da Baylor UniversityMedical Center, em Dallas, onde foi também professor de cirurgia na University of Texas Southwestern Medical Center.

Dr. Jackson recebeu, durante sua vida, inúmeros prêmios e honrarias, incluindo títulos como Oficial da Ordem do Canadá (1997) e o de membro das Ordens do Comitê Olímpico (1997) e Paraolímpico (2005). Foi também indicado ao "Hall" da Fama da Sociedade Americana de Ortopedia e de Medicina do Esporte (AOSSM).

Em 1994 foi homenageado pela revista Sports Illustrated como um dos 40 indivíduos que mais haviam elevado e fortemente influenciado os esportes que praticamos e por ter sido o introdutor da cirurgia de artroscopia no mundo ocidental.

O Dr. Jackson viveu vida plena, generosa e altruísta. Deixa a esposa Marilyn, com quem foi casado por 49 anos, e cinco filhos, além de oito netos. Deixa também inúmeros amigos não só no Canadá mas por muitos lugares, inclusive aqui no Brasil. Sempre foi muito respeitado e amado por inúmeros colegas de todo o mundo os quais treinou, educou, orientou e ensinou os princípios e os fundamentos da artroscopia e da videoartroscopia.

Na realidade, o Dr. Robert W. Jackson deixa um incomparável legado de competência, bondade, decência e especial alegria de viver. Sua perda será profundamente lamentada por muitos. A artroscopia mundial e brasileira, a medicina paraolímpica e a medicina esportiva nunca irão esquecer este grande homem e grande amigo.

Dr. Luiz Roberto Stigler Marczyk

Dr. Osmar Pedro Arbix De Camargo

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    19 Ago 2010
  • Data do Fascículo
    Jun 2010
Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Al. Lorena, 427 14º andar, 01424-000 São Paulo - SP - Brasil, Tel.: 55 11 2137-5400 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbo@sbot.org.br