SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue4MRI evaluation of knee cartilage author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Ortopedia

Print version ISSN 0102-3616

Rev. bras. ortop. vol.45 no.4 São Paulo  2010

http://dx.doi.org/10.1590/S0102-36162010000400001 

EDITORIAL

 

Uma RBO grande

 

 

Esta RBO que você está iniciando a leitura é a maior já editada: ela traz 20 trabalhos que já estavam há quase um ano aguardando a publicação, após todo o processo de avaliação dos editores, correção dos autores e aprovação final.

Iniciei o meu mandato como editor-chefe em 2009, com a orientação de editar seis números anuais que deveriam conter pelo menos 60 trabalhos originais por ano. Esta programação foi resultante da reunião do Conselho Editorial que ocorreu durante o CBOT de Porto Alegre e da reunião com a SciELO, nosso sistema de indexação. No CBOT do Rio de Janeiro resolvemos manter os seis números anuais e aumentar os trabalhos por número editado.

Nesse momento, já há um número grande de trabalhos aguardando publicação e, pelo fluxo que temos recebido, provavelmente teremos que aumentar o número de trabalhos por edição e talvez o número de edições de revistas por ano.

A qualidade dos trabalhos não foi afetada, pois mantivemos índice de rejeição em torno de 20% e não recebemos nenhuma observação negativa dos nossos quase 8.000 leitores.

Novas formas de publicação estão sendo agregadas à RBO, como o Consenso que o Comitê de Medicina Esportiva publicou no número passado e o Suplemento de Ortopedia Pediátrica, que está em organização pelo Comitê. A versão em inglês já está sendo publicada na forma eletrônica da RBO e pode ser acessada pelo site www.rbo.org.br. Estamos aguardando a análise da ISI e da Medline para o fator de impacto e a indexação em nível internacional.

Este crescimento espelha a evolução da Ortopedia Brasileira, que já era manifesta nos nossos congressos e no nosso exame para título de especialista.

Não teríamos este crescimento se não fosse a evolução dos serviços credenciados, o esforço dos autores, a atenção dos editores e o suporte da diretoria que tem nos atendido em todas as nossas reivindicações.

Atualmente, a origem dos trabalhos é bastante diversa, não há predominância absoluta dos serviços universitários como havia no passado:

– Temos, com muita frequência, novos autores com trabalhos muito bem estruturados;

– Embora haja maior concentração de trabalhos em algumas áreas, há grande variedade de especialidades buscando publicação de seus trabalhos;

– Os trabalhos originais são os mais enviados, mas há uma variedade grande de trabalhos como relatos de casos, notas técnicas e trabalhos de revisão.

Enfim, vamos comemorar este número com 20 trabalhos, preparar-nos para continuarmos a crescer e nos tornar uma grande RBO, pois este é o nosso destino, por sermos parte da Sbot.

 

Gilberto Luis Camanho