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Recursos no ambiente familiar e dificuldades de aprendizagem na escola

Home resources and school learning difficulties

Resumos

Recursos do ambiente familiar, que favorecem o desempenho escolar, incluem materiais educacionais e envolvimento parental. Realizou-se um estudo com o objetivo de investigar esses recursos em uma amostra clínica de 100 crianças, encaminhadas por dificuldades na aprendizagem escolar. Os dados foram coletados durante entrevista com a mãe, por meio de um roteiro para sondagem de recursos e circunstâncias adversas. À criança era solicitado um texto a partir de um desenho. A análise estatística incluiu análise de regressão, correlação e comparação entre médias de subgrupos constituídos segundo idade, atraso escolar e desempenho na escrita. Os resultados indicaram que o nível de elaboração da escrita está positivamente associado à disponibilidade de livros e brinquedos, enquanto o atraso escolar está negativamente associado à organização das rotinas e à diversidade de atividades compartilhadas com os pais. Circunstâncias adversas têm associação positiva com atraso. Os resultados são discutidos quanto à sua aplicabilidade em programas de orientação psicopedagógica às famílias.

desempenho escolar; criança; recursos ambientais; envolvimento parental


Home resources which promote school achievement include educational materials and parent involvement with children's schooling. A study was performed with the aim of investigating these resources in a clinical sample of 100 children, who were referred for school learning problems. The data were collected with the mother, by means of a interview designed for the assessment of home resources and adversities. The child was asked to write a text from a drawing. Statistical analysis included regression analysis, correlation and comparisons between groups formed by age, school backwardness, and writing performance. Results indicated that writing level is positively related with the provision of books and toys, while school backwardness is negatively related with regularity in the use of time and with diversity of activities shared with parents. Adverse life circumstances have a positive association with backwardness. These results are discussed with respect to their contribution to educational programs for the families.

school achievement; child; home resources; parental involvement


ARTIGOS

Recursos no ambiente familiar e dificuldades de aprendizagem na escola* * Este trabalho recebeu apoio do CNPq sob forma de bolsa de pesquisa para a autora. Uma versão resumida foi apresentada ao Grupo de Trabalho Atendimento Psicológico nas Clínicas-Escola, durante o VII Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP, Gramado, em maio de 1998. A autora agradece às psicólogas Iara Cristina Camparis Degani, Margaret Rose Santa e Vera Lúcia Parreira pela colaboração na coleta de dados.

Home resources and school learning difficulties

Edna Maria Marturano1 1 Endereço: Av. 9 de Julho, 980. CEP: 14025-000 Ribeirão Preto ¾ SP. E-mail: emmartur@netsite.com.br

Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto

RESUMO

Recursos do ambiente familiar, que favorecem o desempenho escolar, incluem materiais educacionais e envolvimento parental. Realizou-se um estudo com o objetivo de investigar esses recursos em uma amostra clínica de 100 crianças, encaminhadas por dificuldades na aprendizagem escolar. Os dados foram coletados durante entrevista com a mãe, por meio de um roteiro para sondagem de recursos e circunstâncias adversas. À criança era solicitado um texto a partir de um desenho. A análise estatística incluiu análise de regressão, correlação e comparação entre médias de subgrupos constituídos segundo idade, atraso escolar e desempenho na escrita. Os resultados indicaram que o nível de elaboração da escrita está positivamente associado à disponibilidade de livros e brinquedos, enquanto o atraso escolar está negativamente associado à organização das rotinas e à diversidade de atividades compartilhadas com os pais. Circunstâncias adversas têm associação positiva com atraso. Os resultados são discutidos quanto à sua aplicabilidade em programas de orientação psicopedagógica às famílias.

Palavras-chave: desempenho escolar; criança; recursos ambientais; envolvimento parental.

ABSTRACT

Home resources which promote school achievement include educational materials and parent involvement with children's schooling. A study was performed with the aim of investigating these resources in a clinical sample of 100 children, who were referred for school learning problems. The data were collected with the mother, by means of a interview designed for the assessment of home resources and adversities. The child was asked to write a text from a drawing. Statistical analysis included regression analysis, correlation and comparisons between groups formed by age, school backwardness, and writing performance. Results indicated that writing level is positively related with the provision of books and toys, while school backwardness is negatively related with regularity in the use of time and with diversity of activities shared with parents. Adverse life circumstances have a positive association with backwardness. These results are discussed with respect to their contribution to educational programs for the families.

Key words: school achievement; child; home resources; parental involvement.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Recebido em 03.08.1999

Primeira decisão editorial em 18.11.1999

Versão final em 25.01.2000

Aceito em 25.02.2000

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    Este trabalho recebeu apoio do CNPq sob forma de bolsa de pesquisa para a autora. Uma versão resumida foi apresentada ao Grupo de Trabalho
    Atendimento Psicológico nas Clínicas-Escola, durante o VII Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP, Gramado, em maio de 1998. A autora agradece às psicólogas Iara Cristina Camparis Degani, Margaret Rose Santa e Vera Lúcia Parreira pela colaboração na coleta de dados.
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    Endereço: Av. 9 de Julho, 980. CEP: 14025-000 Ribeirão Preto ¾ SP. E-mail:
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      14 Fev 2013
    • Data do Fascículo
      Ago 1999

    Histórico

    • Aceito
      25 Fev 2000
    • Revisado
      25 Jan 2000
    • Recebido
      03 Ago 1999
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