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Honra ao mérito

EDITORIAL

Honra ao mérito

"Eu sustento que a única finalidade da ciência está em aliviar a miséria da existência humana"

Bertolt Brecht

A idéia deste número especial germinou e floresceu por ocasião dos preparativos para a comemoração do 30° aniversário do Instituto de Psicologia (IP) da Universidade de Brasília, do 21° aniversário de existência da revista Psicologia: Teoria e Pesquisa e da concessão de título de Professor Emérito a sete ilustres professores do Instituto de Psicologia, ocorrida em 23 de março de 2006. Vislumbrou-se, nesse ensejo, a oportunidade de prestar homenagem aos sete eméritos e a duas professoras do Instituto que já haviam sido agraciadas com títulos de Professora Emérita e Doutora Honoris Causa em ocasiões anteriores, pois juntos, estes nove renomados professores – Álvaro Tamayo Lombana, Carolina Martuscelli Bori, Eunice Soriano de Alencar, João Cláudio Todorov, Jorge Ponciano Ribeiro, Julia Sursis Nobre Ferreo Brucher Maluscke, Luiz Pasquali, Richard Emil Bucher e Thereza Pontual de Lemos Mettel – merecem nosso reconhecimento pelos serviços prestados à Universidade de Brasília e ao avanço da ciência brasileira. Além da formidável carreira acadêmica, os professores laureados participaram ativamente da criação e consolidação do programa de pós-graduação em Psicologia.

O projeto do número especial foi uma iniciativa da direção e vice-direção do Instituto de Psicologia, nas pessoas das professoras Maria Ângela Feitosa e Terezinha de Camargo Viana e contou com o apoio dos Conselheiros Editoriais da revista, bem como do reitor da Universidade de Brasília, Professor Timothy Mulholland. Em linhas gerais, pretendeu-se oferecer um panorama da trajetória acadêmica dos ilustres homenageados, apresentar alguns de seus artigos inéditos e reeditar alguns de seus artigos publicados nos primeiros números desta revista, uma vez que estes textos ainda hoje são referências nas suas respectivas áreas. As apresentações de cada um dos professores homenageados foram extraídas dos documentos que compuseram os processos de proposta de concessão do título, tendo sido uma gentileza dos quatro departamentos do IP – Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Departamento de Psicologia Clínica, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento e Departamento de Psicologia Social e do Trabalho – a cessão dos mesmos para publicação.

No encerramento da edição deste número, fomos surpreendidos com a lamentável perda, em 2 de setembro de 2007, de um dos nossos queridos professores eméritos, Professor Álvaro Tamayo Lombana. Colombiano nascido na cidade de Tunja, concluiu os cursos de Psicologia, Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado na Université Catolique du Louvain, lecionou na Université de Moncton, no Canadá e, em 1978, foi convidado a se vincular à equipe responsável pela construção da pós-graduação em Psicologia da UnB. Suas contribuições se estendem para além do campo da Psicologia Social e das Organizações no Brasil, tendo sido responsável pela maior projeção e visibilidade da Psicologia brasileira no exterior, especialmente no campo da pesquisa sobre os valores humanos e organizacionais.

Testemunhamos a vitalidade deste pesquisador que, semanas antes de sua morte e em circunstâncias pouco favoráveis ao exercício intelectual, não se furtou ao esforço entusiástico de revisar seus textos aqui publicados e, deste modo, deixar mais este importante legado para a ciência. Assim, podemos apreciar neste número, a reedição de um de seus trabalhos pioneiros, publicado há 13 anos, que constituiu um marco sobre o estudo dos valores brasileiros. Por sua vez, apresenta-se também um artigo inédito sobre as contribuições ao estudo dos valores pessoais, laborais e organizacionais.

Maria Ângela Feitosa apresenta a trajetória acadêmica da prestigiosa pesquisadora Carolina Martuscelli Bori (1924-2004). A Professora Carolina Bori foi agraciada com o título de Doutor Honoris Causa em outubro de 2000. Fez curso de Pedagogia pela Universidade de São Paulo, Mestrado na New School for Social Research em Nova York e Doutorado na Universidade de São Paulo, além de ter defendido tese de livre docência. Teve papel meritoso na política científica da área de Psicologia e participação categórica na criação de cursos de graduação e de Pós-graduação, disciplinas, laboratórios de Psicologia ou núcleos de pesquisa em várias universidades públicas brasileira. Na Universidade de Brasília, além de criar o curso de Psicologia, assessorou Darcy Ribeiro e responde pelo estabelecimento do método personalizado de ensino para a formação básica nos diferentes cursos de graduação desta Universidade. Neste número, presenteamos o leitor com um texto histórico inédito que consiste em uma exposição da Professora Carolina Bori – por ocasião de um evento científico ocorrido na Universidade de Brasília no início dos anos 1980, acerca dos rumos da pesquisa em Psicologia no Brasil naquela época, embora com uma visão muito atual da questão – trabalhada e apresentada por Sílvio Botomé.

A Professora Eunice Soriano de Alencar recebeu o título de Professora Emérita pela Universidade de Brasília em 2005. Graduou-se em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, fez Mestrado e Doutorado na Purdue University. Em seus 25 anos de serviços prestados à Universidade de Brasília, criou, em 1985, a revista Psicologia: Teoria e Pesquisa – uma das revistas científicas mais bem conceituadas do Brasil. Foi também responsável pela implantação do Programa Especial de Treinamento (PET) e implementou uma linha de pesquisa que se tornou referência nacional no estudo da criatividade e superdotação. A Professora Eunice nos brinda neste número com um artigo inédito sobre sua experiência de três décadas em pesquisa sobre a criatividade no contexto educacional.

O Professor Emérito João Claudio Todorov foi Reitor da Universidade de Brasília no período de 1993 a 1997 e vice-reitor de 1985 a 1989, graduou-se em Psicologia pela Universidade de São Paulo, obteve o título de Ph.D. na Arizona State University. Exerceu atividades de ensino e pesquisa no Institute for Behavior Research, University of Virginia, Universidade de São Paulo e Universidad Autónoma de México (Agência UnB, 2006). Na UnB, criou o Laboratório de Análise Experimental do Comportamento, hoje referência nacional na área. Teve importante participação na criação do Conselho Regional de Psicologia e contribuição na fundação da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (Adunb). A Professora Rachel Cunha faz uma apresentação da vida e de aspectos estruturais da obra do Professor Emérito, com especial ênfase em seu papel de mestre. Apresenta-se aqui a reedição do artigo de Todorov "A Psicologia como o estudo de interações", publicado há 18 anos. O texto é, ainda hoje, uma referência obrigatória na formação de alunos do curso de Psicologia.

O Professor Emérito Jorge Ponciano Ribeiro fez graduação, mestrado e doutorado na Pontificia Università Salesiana e dois pós-doutorados em instituições inglesas. Lecionou na Fundação Universidade Norte de Minas até iniciar sua atuação na UnB, na qual contribuiu para a formação clínica dos alunos com a criação do Serviço de Psicologia do Instituto. Teve papel fundamental na consolidação do curso de graduação e na construção do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UnB. Em sua trajetória, contribuiu ainda para a difusão e a formação de profissionais nas áreas de Psicoterapia de Grupo e Gestalt Terapia (Agência UnB, 2006). Neste número, apresentamos a reedição de um artigo sobre o conceito de resistência na Psicoterapia de Grupo, publicado há 22 anos, seguido de um artigo inédito acerca do assunto, no qual o autor destaca o estado da arte sobre a temática.

Julia Sursis Nobre Ferreo Bucher Maluscke, Professora Emérita, graduou-se em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, fez Mestrado e Doutorado em Psicologia pela Université Catholique du Louvain e dois cursos de Pós-doutorado nos EUA e na Alemanha. Ingressou na UnB em 1976, instituição na qual contribuiu para a consolidação do curso de graduação e para a criação da pós-graduação em Psicologia e implantação da área de Psicologia Clínica. Foi precursora de estudos referentes à Terapia Conjugal e Familiar, inclusive como fundadora, no Brasil, do Centro Brasileiro de Estudos da Família (Cefam). Foi coordenadora da Divisão Nacional de Educação e Saúde e também do Projeto Nordeste em informação, educação e saúde do Ministério da Saúde (Agência UnB, 2006). São apresentados dois artigos da professora Emérita: um é a reedição do artigo "Lei, transgressões, famílias e instituições: elementos para uma reflexão sistêmica", publicado em 1992, e outro é uma atualização do tema por meio da articulação entre a Psicologia, a Psicanálise e o Direito.

O Professor Emérito Luiz Pasquali possui graduação em Pedagogia, Teologia, Filosofia e Psicologia, Mestrado e Doutorado pela Université Catholique du Louvain. Leciona na UnB desde 1975, após ter atuado no Departamento de Psicologia da Faculdade de Grand Valley. Na UnB, contribuiu para a implantação do Programa de Mestrado, para a criação da revista Psicologia: Teoria e Pesquisa e Revista Avaliação Psicológica. Instituiu ainda o Laboratório de Psicologia, Avaliação e Medidas (Labpam) e o Laboratório de Ensino de Psicologia. Além disso, foi fundador e presidente do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (Ibap) (Agência UnB, 2006). O Professor Emérito nos oferece um artigo inédito sobre a validade dos testes psicológicos.

Nosso saudoso Professor Emérito Richard Emil Bucher – nascido da cidade de Zurique e falecido em 1997 – graduou-se, fez mestrado em Psicologia e Filosofia e Doutorado na Univesité Catholique du Louvain. Veio para o Brasil em 1976 para trabalhar como professor visitante no então Departamento de Psicologia da UnB. Na instituição, foi um dos idealizadores da Unidade Especial de Ensino e Pesquisa (UEEP), que funcionou como uma clínica escola. Possui vasta produção científica em periódicos nacionais internacionais. Participou de projetos de grande relevância social como o curso Prevenção ao Uso Indevido de Drogas, pioneiro na difusão de conhecimentos científicos sobre tema e do Projeto Consultório de Rua, com desenvolvimento de ações de educação para a saúde, direcionadas para crianças e adolescentes em situação de risco (Agência UnB, 2006). Neste número, a reedição de seu artigo publicado há 15 anos sobre a ética da prevenção, surpreende pela sua atualidade e é, nesse sentido, brevemente comentado pela professora Maria Fátima Sudbrack.

Por fim, respeitando a ordem alfabética, a Professora Thereza Pontual de Lemos Mettel concluiu a graduação em Letras Clássicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, tornou-se mestre e doutora pela Universidade de Wisconsin. Foi membro da equipe que fundou a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (USP), foi professora da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Professora Adjunta na PUC-RJ e atuou como psicóloga no Student Counseling Center da Universidade de Wisconsin. Ingressou na UnB em 1975 e dedicou-se a pesquisas na área da Psicologia do Desenvolvimento Humano e Psicologia da Saúde em equipes multidisciplinares. Contribuiu para o incentivo à adoção de políticas de humanização em hospitais da rede pública do DF. Foi uma das primeiras editoras da revista Psicologia: Teoria e Pesquisa. Neste número o leitor poderá desfrutar de uma excelente entrevista oferecida pela Professora Emérita às Professoras Diva Maciel e Ângela Branco.

Longe da intenção de reduzir em poucas páginas tamanha proeminência intelectual, este número especial, como a própria palavra exprime, tem o propósito de compartilhar com a comunidade científica um breve espectro do legado de personalidades exponenciais da história da Psicologia brasileira, além de se traduzir em um gesto de reverência a nossos consagrados mestres.

Maria Inês Gandolfo Conceição

Editora

Timothy Mulholland

Reitor da Universidade de Brasília

  • UnB agência (2006). Homenagem. Sete eméritos na Psicologia Retirado em 28/10/2006 do http://www.secom.unb.br/unbagencia/ag0306-38.htm

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    25 Fev 2008
  • Data do Fascículo
    2007
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