SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 special issueHonra ao méritoHierarchy of cross-cultural and Brazilian values author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia: Teoria e Pesquisa

Print version ISSN 0102-3772On-line version ISSN 1806-3446

Psic.: Teor. e Pesq. vol.23 no.spe Brasília  2007

http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722007000500002 

Professor Emérito Alvaro Tamayo Lombana

 

 

 

Professor Alvaro Tamayo Lombana1

Alvaro Tamayo Lombana ofereceu e oferece contribuições valiosas à ciência, as quais não se circunscrevem, apenas, ao âmbito do Instituto de Psicologia. Estendem-se ao campo da Psicologia no Brasil e possibilitaram maior visibilidade à Psicologia brasileira no exterior, especialmente à Psicologia Social e das Organizações. Em decorrência disso, pode ser defendida a relevância do trabalho do Professor Alvaro Tamayo para o desenvolvimento do próprio campo científico da Psicologia. Mas, cabe iniciar esta curta apresentação destacando algumas peculiaridades desta ímpar figura.

Como ponto de partida salienta-se brevemente a sua história pessoal. Alvaro Tamayo nasceu em 1934, em Tunja, pequena cidade da Colômbia. A sua infância transcorre em Bogotá e a sua adolescência em Cali. Os seus estudos superiores os têm início no campo da Filosofia, e em 1960 transfere-se para a Bélgica onde cursa Psicologia na Université Catolique du Louvain. Posteriormente, na mesma universidade, cursa o mestrado (1964-1967) e o doutorado (1967-1970). Em 1970, após a conclusão do doutorado, deixa a Bélgica para desempenhar as funções de professor Adjunto na Université de Moncton, no Canadá. Nessa instituição desenvolve atividades prioritariamente no campo da Psicologia Social, tanto em nível de graduação como no curso de pós-graduação. Entre 1977 e 1978 traslada-se novamente a Bélgica para cursar o pós-doutorado, época durante a qual recebeu convite do Professor Luiz Pasquali, que atuava como professor do curso de Pós-graduação em Psicologia na UnB, para se vincular ao Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (na época, Departamento de Psicologia). Dessa forma, em 1978 o Professor Tamayo juntou-se à equipe de empreendedores que, caracterizada pela excelência em sua formação, tinha como missão trabalhar em prol da pós-graduação em Psicologia, ainda em construção à época.

É sob a perspectiva desse cenário efervescente que a contribuição oferecida pelo Professor Alvaro Tamayo à ciência psicológica e especificamente ao então Departamento de Psicologia assume importância capital. Algumas das contribuições mais relevantes são brevemente descritas a seguir.

A época da chegada do Professor Alvaro Tamayo ao Brasil (1978), o cenário sócio-político poderia ser considerado não muito favorável, mas o que primou nesse momento foi a decisão de contribuir com o estudo científico da Psicologia Social no Brasil, à época incipiente. É assim que, desde o início, trabalha enfaticamente por tornar essa uma das áreas de conhecimento de interesse dos psicólogos e somando seus esforços aos dos professores presentes, fortaleceu o desenvolvimento da pós-graduação em Psicologia que, posteriormente, seria conhecida em todo o Brasil como centro de referência no estudo científico da Psicologia Social.

As contribuições de Alvaro Tamayo não se referem somente ao campo mais amplo da Psicologia Social. Abrangem também campos específicos como o dos valores humanos. A este respeito vale destacar que em 1993, o referido Professor publica dois artigos que podem ser considerados o início da divulgação da teoria de valores, no contexto brasileiro, sendo um deles em co-autoria com Shalom Schwartz, um dos pesquisadores mais importantes, em nível mundial, no campo dos valores humanos. A elas se sucedem muitas outras publicações nas quais é estabelecida a relação entre valores e comportamento humano apontando, desta forma, a interligação entre dois tópicos de interesse do Professor Tamayo: a Psicologia Social e os valores humanos. Ainda assim, podem ser encontradas evidências que revelam que o interesse do referido professor sobre o tema em questão surgira anos atrás. Em 1997 publica um artigo intitulado Os valores do brasileiro: uma década de pesquisa. Portanto, nessa época já era de longa data que o Professor Tamayo se debruçava sobre os valores humanos à procura de compreensão da sua natureza, da sua dinâmica e do seu funcionamento.

Ainda em relação às contribuições do Professor Alvaro Tamayo para o avanço do conhecimento sobre valores humanos é pertinente destacar que ele foi o único pesquisador que, trabalhando no Brasil, fez parte do grupo de pesquisa internacional liderado por Shalom Schwartz que teve como meta o desenvolvimento de pesquisas transculturais com foco na investigação dos sistemas de valores. Nesse grupo de pesquisa, o Professor Tamayo teve como responsabilidade coordenar a pesquisa no Brasil. O resultado deste trabalho foi o surgimento de várias publicações veiculadas em âmbito internacional.

Um terceiro ponto a ser destacado nas contribuições de Alvaro Tamayo ao âmbito do conhecimento da Psicologia diz respeito à transposição da teoria dos valores de Shalom Schwartz ao campo organizacional. Cabe destacar que não existem evidências disponíveis da realização de tarefa semelhante por qualquer outro pesquisador. Isto é: Alvaro Tamayo é o único pesquisador a aceitar o desafio de transferir a teoria de valores de Schwartz ao cenário organizacional. A importância disto está no fato de favorecer a melhor compreensão das razões subjacentes ao comportamento humano em organizações e no trabalho. Ainda vale enfatizar que o programa de pós-graduação em Psicologia da Universidade de Brasília é um dos escassos, e certamente o mais antigo do país a oferecer como linha de pesquisa consolidada, o estudo dos valores no trabalho.

As contribuições oferecidas pelo professor podem, portanto, ser resumidas como referentes a três grandes campos: o da Psicologia Social quando, no início da construção da pós-graduação em Psicologia, enfatiza a necessidade do seu estudo científico; o dos valores humanos, quanto traz ao Brasil a proposta teórica defendida por Schwartz; e, o dos valores no trabalho, ao transpor a teoria de valores de Schwartz ao contexto das organizações e ao mundo do trabalho.

Tendo em vista o amplo leque de contribuições trazidas ao longo da trajetória profissional de Alvaro Tamayo Lombana, tanto para o campo da Psicologia, quanto para o Instituto de Psicologia bem como para a formação de novos profissionais, é pertinente afirmar que ele, o eterno questionador que soube beber paralelamente das fontes da Psicologia e da Filosofia, levando os seus alunos à reflexão e ao questionamento de supostas inabaláveis convicções, deve ter o seu papel destacado e reconhecido.

 

 

1 Texto produzido pelos professores do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho como parte do processo de proposta de outorga de título de Professor Emérito ao Professor Alvaro Tamayo. A editora agradece ao Departamento pela cessão deste texto para publicação.

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License