Acessibilidade / Reportar erro

Jubileu de Prata 1985-2010

EDITORIAL

Jubileu de Prata 1985-2010

Vinte e cinco anos de existência! Vinte e cinco anos de publicação regular, ininterrupta e de qualidade incontestável! Indiscutivelmente, uma grande realização em um país em que não somente é árduo fazer ciência, mas também em que grande parte dos periódicos não ultrapassa os primeiros anos.

A Revista foi criada como parte da comemoração do 20º aniversário do então Departamento de Psicologia da Universidade de Brasília. Sua primeira editora, Eunice M. L. Soriano de Alencar, venceu a resistência dos incrédulos e, com muita determinação e perseverança, desbravou o caminho para o surgimento de um dos maiores veículos de divulgação da psicologia no Brasil. Os editores que se seguiram – Jairo E. Borges-Andrade, Hartmut Gunther, Thereza Pontual de Lemos Mettel, João Cláudio Todorov, Maria Angela Guimarães Feitosa, Célia Maria Lana da Costa Zannon, Norberto Abreu e Silva Neto, Antônio Pedro de Mello Cruz, Tereza Cristina C. F. de Araújo e Maria Inês Gandolfo Conceição –, em parceria com os editores associados e demais membros das sucessivas diretorias, souberam, com muita competência e dedicação, aprimorar continuamente o processo de editoração, de modo a atender às novas demandas da comunidade científica e dos órgãos de fomento e, assim, garantir o padrão de excelência tão almejado desde o início. Nesse processo, também foi inestimável o apoio recebido do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília, da própria Universidade, do CNPq e da CAPES.

O primeiro número foi publicado em maio de 1985, com 10 artigos de professores do Departamento de Psicologia da Universidade de Brasília. O último número, recém publicado, contém 20 artigos de pesquisadores de diversas universidades localizadas em diferentes regiões do país, como também de pesquisadores de universidades internacionais. Ao longo desses 25 anos, foram publicados 83 números em 26 volumes, com 980 trabalhos que representam a produção científica tanto de áreas consolidadas quanto de áreas emergentes da psicologia. Essa diversidade permitiu à Revista contribuir de maneira expressiva para o desenvolvimento da psicologia brasileira.

Muito foi alcançado: mudança de publicação quadrimestral para trimestral; indexação em importantes bases de dados; circulação em três versões (impressa, eletrônica e CD-ROM); classificação A2 na última avaliação Qualis/CAPES; tramitação por meio do sistema SEER de editoração eletrônica. Indiscutivelmente, são grandes conquistas, mas o processo de aprimoramento é contínuo e novos desafios se fazem presentes. Dentre eles, destacam-se a indexação pelo Institute for Scientific Information (ISI), cujo processo já foi iniciado; a publicação eletrônica da coleção completa (no momento, apenas os números publicados a partir de 2000 encontram-se online) e o incentivo à realização progressiva de trabalhos com impacto no cenário nacional e internacional. Também é essencial discutir duas questões atualmente muito presentes no ambiente editorial: a especialização temática e a publicação exclusiva de artigos redigidos na língua inglesa.

Este número comemorativo é compostos por artigos elaborados por grandes personalidades nacionais da psicologia, cuja reputação tem sido enaltecida pela comunidade de professores, pesquisadores e profissionais da área. De maneira geral, foi idealizado com o objetivo de divulgar a trajetória teórico-conceitual, empírica e tecnológica de campos tradicionais da psicologia ao longo dos últimos 25 anos, à luz das influências estrangeiras recebidas e dos impactos gerados pela produção brasileira sobre o panorama internacional, assim como as perspectivas e desafios daqueles campos no futuro. Diante de um objetivo tão abrangente, é viável afirmar que a leitura dos artigos deste número contribuirá para o enriquecimento do conhecimento geral em psicologia, especialmente no que se refere à psicologia nacional.

Finalmente, em nome de todos os beneficiários da produção científica veiculada pela Revista, expresso um agradecimento sincero aos editores chefes, editores associados, secretários, tesoureiros, ao pessoal de apoio, aos revisores, diagramadores, avaliadores ad-hoc e conselheiros por sua inestimável contribuição no decorrer desses últimos 25 anos. Registro também um agradecimento especial ao autores deste número: a seriedade, o compromisso, a prontidão e a competência demonstrados durante a elaboração dos trabalhos revelam seu respeito pelo papel desempenhado pela Revista no cenário nacional. Para nós, isso é um grande elogio. Muito obrigada a todos!

Josele Abreu-Rodrigues

Editora

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    13 Dez 2010
  • Data do Fascículo
    2010
Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, 70910-900 - Brasília - DF - Brazil, Tel./Fax: (061) 274-6455 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revistaptp@gmail.com