Acessibilidade / Reportar erro

Second language teaching & learning

NOTAS SOBRE LIVROS/BOOKNOTES

D NUNAN, D. (1999) Second Language Teaching & Learning. Boston: Heinle & Heinle publishers. ISBN 0-8384-0838-9. 330 pp.

O novo livro de Nunan é a apresentação de sua perspectiva pessoal do ensino e aprendizagem de segunda língua, com base nas grandes mudanças ocorridas nos últimos 25 anos na área, tanto do ponto de vista teórico quanto prático.

O livro apresenta-se dividido em três partes: a primeira (The Context of Second Language Teaching and Learning) define o contexto do ensino e aprendizagem de seguda língua, apresentando tanto as bases conceituais - quanto empíricas, discutindo fatores como idade e diferenças entre aprendizado de língua materna e de segunda língua; a segunda parte (Language, Learners, and the Learning Process) dedica um capítulo a cada um dos elementos envolvidos no processo de ensino/aprendizagem: a língua propriamente dita, os aprendizes e o processo de aprendizagem em si (autor faz questão de emitir o professor de sua lista, alegando que muitas pessoas aprenderam línguas estrangeiras sem nunca terem se aproximado de um professor, p. 93); a terceira parte (Language Skills in Action) apresenta um panorama da natureza, da pesquisa e do ensino de cada uma das quatro macro-habilidades: compreensão oral, produção oral, compreensão escrita e produção escrita.

Cada capítulo encerra-se com um mapa conceitual, objetivando resumir, de maneira visual, os assuntos tratados no capítulo; seguem-se perguntas sobre o assunto desenvolvido e tarefas para o professor, além de referências bibliográficas específicas sobre o assunto tratado no capítulo. No final do livro, encontra-se um glossário com a terminologia utilizada na área de ensino e aprendizagem, ponto interessante aqui é a inclusão de termos recentemente incorporados ou surgidos na área de ensino de línguas, tais como a lingüística sistêmico-funcional, ou itens como tema, rema, concordancing ou densidade lexical, freqüentes em pesquisas mas não muito comum em livros sobre ensino/aprendizagem. Seguem-se os apêndices, que compreendem um compêndio de estratégias de aprendizagem e outro contendo um questionário de análise de necessidades.

Conforme apontado pelo autor (p. 1), este livro é seletivo e idiossincrático, objetivando apresentar um retrato da área na virada do milênio, além de se propor a identificar as tendências predominantes, mostrar de onde surgem estas tendências e ilustrar, em termos práticos, como os professores podem incorporar tais idéias à sua prática pedagógica.

por/by Orlando VIAN JR. (PUC-SP)

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    19 Out 2000
  • Data do Fascículo
    1999
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP PUC-SP - LAEL, Rua Monte Alegre 984, 4B-02, São Paulo, SP 05014-001, Brasil, Tel.: +55 11 3670-8374 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: delta@pucsp.br