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Philosophy in the flesh: the embodied mind and its challenge to Western thought

NOTAS SOBRE LIVROS/ BOOKNOTES

n LAKOFF, G. & M. JOOHNSON (1999) Philosophy in the Flesh: The Embodied Mind and its Challenge to Western Thought. New York: Basic Books. 624p.

George Lakoff e Mark Johnson, quase duas décadas após a publicação de seu livro Metaphors we live by (1980), para muitos já considerado, senão um clássico, uma referência obrigatória na área da lingüística cognitiva, enfrentam agora, em sua obra Philosophy in the Flesh: the embodied mind and its challenge to western thought, o desafio de questionar os alicerces da filosofia ocidental através do que vêem como resultados ou "lições" de pesquisas empíricas provenientes das ciências cognitivas.

Em primeiro lugar, a mente seria "corporificada", isto é, estruturada através de nossas experiências corporais, e não uma entidade de natureza puramente metafísica e independente do corpo. Da mesma forma, a razão não seria algo que pudesse transcender o nosso corpo: ela é também "corporificada", pois origina-se tanto da natureza de nosso cérebro, como das peculiaridades de nossos corpos e de suas experiências no mundo em que vivemos. Com isso, descontrói-se o dualismo Cartesiano entre corpo e mente.

Em segundo lugar, quase todo pensamento é inconsciente, uma vez que não temos acesso aos mecanismos que nos permitem a, por exemplo, entender um simples enunciado (desde a identificação de um segmento de fonemas, até o fazer sentido semântico e pragmático deste enunciado, para citar apenas alguns desses inúmeros mecanismos envolvidos no processo de compreensão e produção lingüistica). Segundo os autores, a própria consciência vai além da percepção de fenômenos físicos, ou da consciência que estamos conscientes; esta só é viabilizada por este conjunto vasto, inconsciente e inacessível que deve estar sempre em funcionamento para que a própria consciência possa operar.

A última grande implicação dos estudos das ciências cognitivas focalizada na obra em questão nos remete à tese central apresentada no Metaphors we live by: os conceitos abstratos são, em sua maioria, metafóricos. A descoberta de que, ao contrário do que prega a tradição platônico-aristotélica, que vê as metáforas como simples ornamentos dispensáveis de natureza poética ou retórica, a metáfora seria, fundamentalmente, um recurso de pensamento (logo, um aparato cognitivo) que nos faz falar, ver e agir sobre determinados fenômenos de uma maneira e não de outra. Metáforas conceituais como "discussão é guerra" e "tempo é dinheiro" foram amplamente discutidas e empiricamente demonstradas no primeiro livro através de vários exemplos de marcas lingüísticas dessas metáforas encontradas na língua inglesa.

Em Philosophy in the Flesh, no entanto, as metáforas conceituais mais exploradas são aquelas que fundamentam os conceitos mais caros à filosofia ocidental, como o de "eu", "tempo", "causalidade", e até mesmo "moralidade". Os autores procuram demonstrar como esses conceitos são metaforicamente fundamentados. Além de não serem de modo algum transcendentais ou racionais, eles surgiram de nossas experiências corporais com o meio em que vivemos.

Para deixar claro o objetivo de desafio às bases da filosofia ocidental (que já está explicitado no próprio título da obra), o livro é organizado em quatro partes: como a mente corporificada desafia a tradição filosófica ocidental, a ciência cognitiva das idéias filosóficas básicas, a ciência cognitiva da filosofia e, finalmente a filosofia corporificada.

Por/By: Solange Coelho Vereza

(Universidade Federal Fluminense)

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    09 Ago 2001
  • Data do Fascículo
    2001
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