SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1Introdução à Sociolingüística: o tratamento da variaçãoEstudos Enunciativos no Brasil - Histórias e Perspectivas author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada

Print version ISSN 0102-4450

DELTA vol.19 no.1 São Paulo  2003

http://dx.doi.org/10.1590/S0102-44502003000100011 

NOTAS SOBRE LIVROS BOOKNOTES

 

 

Francisco Gomes de Matos

Letras/CAC/UFPE, Recife. E-mail: fcgm@hotlink.com.br

 

 

CELANI, Maria Antonieta Alba (org) 2003. Professores e Formadores em Mudança. Relato de um processo de reflexão e transformação da prática docente. Campinas: Mercado de Letras, 231 p.

Reflexão é um importantíssimo conceito-chave interdisciplinar, em vários campos do saber/saber-fazer. Assim, em Letramento (ou Literacia, para usar a variante portuguesa), reflexão é o processo ou resultado de pensar-se de maneira séria, aprofundada sobre experiências pessoais, particularmente as priorizadas ou valorizadas (Cf. o verbete Reflection, em The Literacy Dictionary.The vocabulary of reading and writing, International Reading Association,1995, p.216).

Na literatura educacional, a família semântica refletir, reflexão, reflexivo, reflexivamente, reflexividade, aparece com destaque. Nosso educador universal, Paulo Freire, em sua Pedagogia da Autonomia (Terra e Paz,1996), p.42) dentre as 27 responsabilidades de um(a) professor(a), inclui a de que "Ensinar exige reflexão crítica sobre a prática". Se observarmos a terminologia atual referente ao Ensino de Línguas (segunda/estrangeira), cada vez mais encontramos "Ensino reflexivo". Um exemplo recente em inglês: o título do capítulo Reflective Teaching in ELT, de John M. Murphy, na coletânea Teaching English as a Second or Foreign Language, organizada por Marianne Celce-Murcia, publicada por Heinle & Heinle/Thomson Learning, 2001: 499-514.

Significativamente, entre nós, a formação do professor reflexivo de língua inglesa vêm sendo objeto de bem concebidas e elaboradas pesquisas no Programa de Pós-Graduação em Lingüística Aplicada e Estudos  da Linguagem (LAEL), PUC-SP. Este volume, comemorativo dos 30 anos do LAEL, é o terceiro da coleção As Faces da Lingüística Aplicada. Contém uma Apresentação, na qual Celani esclarece o tríplice objetivo do Programa de formação contínua de docentes de inglês: aprimoramento lingüístico, formação profissional e formação do multiplicador, através de uma parceria institucional: PUC-SP e Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa.

Seguem-se 13 artigos, cuja extensão varia de 10 a 18 páginas, de autoria de lingüistas aplicados, psicólogos, professores, fonoaudióloga e, num louvável espírito de cooperação, alunos de graduação bolsistas do PIBIC e CNPq.

Os títulos  de algumas das contribuições dão uma idéia da diversidade e relevância dos problemas abordados: Necessidades e priorização de habilidades: reestruturação e reculturação no processo de mudança (Rosinda de Castro Guerra Ramos), O Ensino da pronúncia de inglês numa abordagem reflexiva (pela saudosa colega Camila Dixo Lieffa, a quem o livro é carinhosamente dedicado), Investigando as representações do professor de inglês da rede pública sobre sua prática docente (Tatiana Lanzarotto Dudas) e A formação contínua: implicações para a formação do professor multiplicador.

Há dados sobre os autores (12 mulheres e 1 homem) e Referências bibliográficas (português e inglês) que incluem, além de livros e artigos recentes, 2 teses de doutorado e 8 dissertações de mestrado defendidas na PUC-SP.

Nesta era, em que a Cultura Visual torna-se mais e mais necessária para documentar-se realisticamente experiências de cunho humanizador como as relatadas neste livro, cabe um aplauso especial às 7 páginas de fotos que nos mostram os pesquisadores-autores em ação. Os que tiveram o privilégio de conhecer Camila, na PUC-SP ou em outros contextos nacionais e internacionais, irão reencontrá-la, na expressiva fotografia que encabeça a referida iconografia.

Em suma, uma contribuição inspirada e inspiradora, que abre novos caminhos em Lingüística Aplicada à Formação Continuada de Professores e Formadores de Professores de Língua Inglesa. Que o Programa tenha continuidade, alargando e aprofundando o refletir e o transformar-se de profissionais atuais e emergentes, para o bem dos que compartilham a mais fascinante experiência educacional: ensinar-aprender línguas.