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Editorial

EDITORIAL

Abrimos este volume de Educação em Revista comunicando que temos novo Conselho Consultivo. Agradecemos a colaboração dos conselheiros que se despedem e dos que continuam colaborando com a revista, e damos boas-vindas àqueles que chegam. A lista completa com os nomes da atual composição do Conselho Consultivo pode ser acessada no seguinte endereço eletrônico: http://www.scielo.br/revistas/edur/pedboard.htm. Aproveitamos para lembrar que é de três anos o mandato dos conselheiros bem como dos editores.

O segundo número de 2013, volume 29, traz 10 artigos, uma resenha e um texto que propõe uma reflexão sobre tema de grande interesse para a Educação na seção Palavra Aberta. Em função das temáticas e/ou objetos analisados, os artigos estão organizados em cinco blocos. No primeiro bloco, o eixo do artigo é o das práticas e formação docente; a reflexão sobre variados temas perpassados pela discussão ética reúne os artigos do segundo bloco; o terceiro bloco focaliza questões contemporâneas ligadas à juventude; no quarto bloco, no âmbito da educação e linguagem, os textos tratam de diferentes práticas de leitura e produção de texto e, finalmente, no quinto bloco, há um texto que aborda saúde e educação indígenas.

O primeiro bloco é aberto com o artigo de autoria de Maria Aparecida Bergamaschi e Dóris Bittencourt Almeida que tem como título Memoriais escolares e processos de formação à docência. No artigo as autoras analisam as narrativas de estudantes/bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBID, presentes em memoriais que compõem o livro "Iniciação à Docência em Pedagogia: memórias que contam histórias". José Simões de Almeida Junior é o autor de Reflexões acerca do estágio curricular na formação do professor licenciado em teatro. Tomando como objeto de estudo o estágio supervisionado obrigatório e seu papel na formação do futuro docente, o autor busca apontar enfrentamentos e dificuldades políticas e culturais da inserção do ensino de teatro no currículo da Educação Básica. Em A supremacia da perspectiva associacionista em práticas alfabetizadoras no 1º ano do Ensino Fundamental de nove anos, Eliane Teresinha Peres e Gabriela Medeiros Nogueira apresentam os resultados da pesquisa realizada em 2010 sobre práticas de alfabetização em uma turma do 1º ano da rede municipal de Pelotas (RS).

O segundo agrupamento do periódico Educação em Revista traz contribuições de Regina Maria Caruccio Martins em o Discurso ético do formador para avaliar: a análise do discurso na pesquisa qualitativa em educação. A autora apresenta parte de uma pesquisa realizada no campo da formação de adultos em que se discutem questões éticas referentes à avaliação dos formandos. Em Ética e Educação – Caminhos Buberianos, Ferdinand Röhr aborda a relação entre ética e Educação sob três aspectos: a educação ética; a ética pedagógica e a ética da comunidade dos educadores. Abstraindo o conteúdo religioso-místico das lendas, o autor procura apresentar os fundamentos antropológicos e filosóficos de Martins Buber sobre a ética.

A seguir, reúnem-se os artigos que trazem relevantes reflexões sobre Juventude. A relação entre jovens brasileiros e seus sentidos de pertencimento nacional é o tema de Brasil sob o signo da Memória: notas sobre jovens, nação e nacionalismos, de autoria de Daniela Pires de Freitas e Sonia Regina Miranda. Em Trajetórias escolares de adolescentes em conflito com a lei, Marina Rezende Bazon, Jorge Luiz da Silva e Renata Martins Ferrari procuram descrever e caracterizar as trajetórias escolares de adolescentes em conflito com a lei, tendo como pano de fundo as suas experiências educacionais. Os autores discutem as implicações destas trajetórias ao surgimento e manutenção de conduta infracional.

As práticas de leitura e produção de textos compõem o eixo condutor do quarto bloco. A atividade de leitura conduzida com licenciandos em química de uma universidade federal é o tema do artigo Produção textual em diferentes gêneros: um caso na formação de professores de química, de autoria de Wilmo Ernesto Francisco Junior. Em Disponibilidade, acesso e apropriação no contexto do Programa "Literatura em minha casa", Maria Jaqueline de Grammont Machado Araújo analisa as práticas leitoras de alunos do ensino fundamental de Belo Horizonte, em 2011 a 2013, período em que receberam livros literários por meio do programa "Literatura em minha casa".

Em, Ambiente e cultura Kaingang: saúde e educação na pauta das lutas e conquistas dos Kaingang de uma terra indígena, Luís Fernando da Silva Laroque e Juciane Beatriz Sehn da Silva discutem questões relacionadas à saúde e à educação indígena Kaingang, buscando compreender como esse grupo vivencia e se relaciona culturalmente com a saúde e a educação em seu cotidiano.

O livro Dicionário Paulo Freire, organizado por Danilo R Streck., Euclides Redin e Jaime José Zitkoski foi resenhado por Júlio César Virgínio da Costa. O resenhista destaca que Dicionário Paulo Freire representa uma grande contribuição para a leitura das obras do autor, contribuindo de forma efetiva para o campo da educação.

Para fechar o número, A seção Palavra aberta cumpre o papel de fomentar a discussão sobre importante questão para os programas de pós-graduação na atualidade. A seção apresenta o texto de autoria de Luciano Mendes de Faria Filho, com o título O novo PNPG e a educação básica, no qual o autor nos instiga a refletir sobre o novo Plano Nacional de Pós Graduação, referente ao período de 2011 a 2020 e publicado no final de 2011 pela CAPES.

Desejamos a todos uma ótima leitura de Educação em Revista.

Sérgio Cirino, Ana Galvão, Geraldo Leão, Júnia Sales,

Manuela David e Zélia Versiani

Editores

Sandra Barros

Editora gerente

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    18 Jul 2013
  • Data do Fascículo
    Jun 2013
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