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EDITORIAL

Convidamos você a conhecer os textos que compõem este novo número de Educação em Revista. Esta edição traz quinze artigos distribuídos em seis blocos temáticos que tratam de questões atuais da área da educação.

O primeiro bloco reúne artigos que abordam o campo educacional pelo viés da cultura. O primeiro texto, de autoria de Elenilton Vieira Godoy e Vinício de Macedo Santos, Um olhar sobre a cultura, discute diferentes paradigmas relativos à noção de cultura e seus desdobramentos em teorias curriculares. Em seguida, dois artigos tratam de diferentes áreas disciplinares, a partir das abordagens dos estudos culturais e da antropologia. Em Abordagem intercultural na educação em ciências: da energia pensada à energia vivida, Rodrigo dos Santos Crepalde e Orlando Gomes de Aguiar tratam dos sentidos produzidos por estudantes do Curso de Licenciatura do Campo, a partir de estudos sobre o ensino de ciências que adotam uma perspectiva intercultural. Dialogando com os artigos desse bloco, Milton Rosa e Daniel Clark Drey, em Interlocuções Polissêmicas entre a Etnomatemática e os Distintos Campos de Conhecimento Etno-x, discutem os diversos usos do termo etno que dão origem ao surgimento de campos de estudos diversos como o da etnomatemática. Por fim, em Consumo e linguagens decorrentes: implicações para o campo da educação, Aloísio Ruscheinsky aborda a emergência de diferentes linguagens do consumo e suas implicações para o campo da educação ambiental.

No segundo bloco, dois textos discutem aspectos relacionados à Educação Infantil. Fernanda Michelle Girão e Ana Carolina Brandão, em Produção coletiva de textos na Educação Infantil: o trabalho de mediação docente, analisam como professoras conduzem a produção coletiva de textos por crianças com idade entre 5 e 6 anos, a partir de observação de uma pesquisa realizada em uma escola pública. Abordando esse mesmo nível de ensino, o texto A criança e a infância sob o olhar da professora de educação infantil, de Evelise Maria Labatut Portilho e Carla Cristina Tosatto, trata dos resultados de uma pesquisa também desenvolvida em escola pública, desta vez sobre os significados que as professoras atribuem à infância e como eles interferem nas suas práticas pedagógicas.

Um terceiro conjunto de textos se debruçam sobre as relações entre educação e sociedade, a partir de aportes da sociologia e da psicologia. Abre o bloco o artigo Adolescentes podem ser alunos ideais?, de Maria de Fátima Souza Santos, Fátima Maria Leite Cruz e Rosemberg Cavalcanti Belém. O artigo apresenta a análise de imagens e representações sociais de docentes sobre seus alunos adolescentes por meio de uma discussão sobre a (in)disciplina na escola. Em seguida, o texto de Nicolau Dela Bandera, intitulado Esforçados e "talentosos": a produção do sucesso escolar na Escola Técnica Federal de São Paulo, investiga as motivações e representações acerca da escolarização e de um ethos escolar calcado no esforço pessoal, construídas por jovens de uma escola técnica. O último texto dessa parte, Reflexões epistemológicas sobre o potencial emancipador da Pedagogia da Libertação para superar o modelo escolar no quefazer do(a) professor(a), de Rosanna Barros e José Barrientos Rastrojo, discute a naturalização da forma escolar baseada no modelo clássico de integração normativa, que conduz a práticas educativas autoritárias.

A temática da Educação a Distância agrega os textos do quarto bloco e se abre com o artigo Diálogo e dialogismo em Bakhtin e Freire: contribuições para a Educação a Distância, de Fábio Scorsolini-Comin. Dando destaque a situações-problemas dessa modalidade de ensino, o autor aborda a prática dialógica como uma potencialidade a ser explorada, uma vez que os participantes são convocados a se posicionarem nas interações a distância, o que faz emergir diferentes vozes nesse contexto de ensino. O segundo artigo desse agrupamento, de Alexandre Marinho Pimenta e Carlos Lopes, intitulado Habitus professoral na sala de aula virtual, coloca em cena a categoria de habitus como chave de análise da ação pedagógica na Educação a Distância.

O tema da saúde na escola reúne dois artigos do quinto bloco. O primeiro, Mudanças necessárias no trabalho em escolas: a visão dos profissionais da educação e o enfoque da saúde do trabalhador, de Katia Reis Souza, traz os dados de uma pesquisa qualitativa com professores de escolas públicas que mostram as suas demandas em relação às mudanças na organização e nas condições de trabalho. Fazendo par com ele, temos o texto Análise da produção científica sobre doenças sexualmente transmissíveis e sua relação com a saúde escolar no Brasil, de Bruno Del Sarto Azevedo, Camila Calhau Andrade, Kleyton Trindade Santos, Ana Cristina Santos Duarte e Rita Narriman Silva de Oliveira Boery. Neste caso, o tema volta-se para a saúde dos alunos.

Fecha-se o número atual de Educação em Revista com dois textos. O primeiro, O dilema extensão universitária, de Dagmar Aparecida Cynthia França Hunger, Juliana Pereira Martins, Joice Mayumi Nozaki e Fernanda Rossi, traz os dados de uma pesquisa que investiga como docentes do ensino superior compreendem a extensão universitária. A abordagem registra uma indefinição quanto à compreensão dos sentidos da extensão universitária, o que, segundo as autoras, se traduz em um dilema acadêmico. Por fim, o artigo de Elaine Fernandes Mateus, Um esboço crítico sobre "parceria" na formação de professores/as, discute a noção de parceria que fundamenta a ação do Governo Federal no campo da formação de professores, por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID.

Ao agregar essas produções de pesquisadores brasileiros e de outros países ao acervo de Educação em Revista, nosso periódico espera contribuir não apenas para a ampliação do conhecimento em educação, como também para a qualificação da ação educativa dos(as) nossos(as) docentes.

Geraldo Leão

Andrea Moreno

Danusa Munford

Júnia Sales Pereira

Raquel Martins Assis

Sérgio Cirino

Teresa Alves

Vanessa Neves

Zélia Versiani

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    07 Out 2014
  • Data do Fascículo
    Set 2014
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