Acessibilidade / Reportar erro

Apresentação

O número 94 da revista Lua Nova - Teoria e Política - nos traz nove artigos que discutem o alcance e os limites de teorias sociais políticas tendo em vista os desafios colocados pelo presente.

Rúrion Melo parte da problematização do conceito de esfera pública para abrir uma reflexão sobre a relação entre direito e política, e faz um diagnóstico da democratização do sistema político, colocada em marcha pelos conflitos sociais. O texto de Ingrid Cyfer, por sua vez, nos remete ao debate de Judith Butler e Seyla Benhabib acerca do conceito de subjetividade, e propõe a incorporação da concepção de subjetividade enunciada por Simone de Beauvoir para suprir o que identifica como uma lacuna na teoria do sujeito de Benhabib. Na sequência, Vladimir Safatle discute o problema do reconhecimento a partir da recuperação do conceito hegeliano de sujeito e de aspectos do conceito marxista de proletariado, de modo a ampliar o debate corrente sobre reconhecimento, limitado pelo vínculo com as políticas da diferença.

A controvérsia em torno do relativismo ou universalismo da ideia de direitos humanos é analisada por Jayme Benvenuto à luz de eventos políticos recentes no Brasil. Bruno Boti aborda o impacto das sentenças da Corte Interamericana de Direitos Humanos no debate sobre jurisdição militar e de controle da convencionalidade no México. O artigo de Ricardo Silva apresenta uma reflexão sobre o conceito de liberdade, colocando em contraste uma concepção do republicanismo neorromano e a visão liberal moderna.

José Henrique Bortoluci, Luiz C. Jackson e Fernando Pinheiro Filho discutem a recepção de Pierre Bourdieu no Brasil, e sua conjunção com a profissionalização das ciências sociais no país. O texto de Carla Almeida, Domitila Costa Cayres e Luciana Tatagiba nos traz uma revisão da bibliografia sobre os conselhos de políticas públicas na última década, indicando caminhos e possibilidades para uma nova agenda de pesquisa. Finalmente, Thales Novaes de Andrade e Maurílio de Jesus Silva Filho discutem a formação das elites brasileiras na área de ciência e tecnologia com um estudo do caso: o do ParqTec em São Carlos, São Paulo.

Todos os artigos foram enviados espontaneamente por seus autores e receberam uma avaliação positiva de nossos pareceristas, aos quais muito agradecemos.

O EDITOR

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Abr 2015
CEDEC Centro de Estudos de Cultura Contemporânea - CEDEC, Rua Riachuelo, 217 - conjunto 42 - 4°. Andar - Sé, 01007-000 São Paulo, SP - Brasil, Telefones: (55 11) 3871.2966 - Ramal 22 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: luanova@cedec.org.br