Acessibilidade / Reportar erro

Título de especialista em cirurgia do aparelho digestivo

Certification in surgery of the alimentary tract

EDITORIAL

Título de especialista em cirurgia do aparelho digestivo

Certification in surgery of the alimentary tract

Henrique Walter Pinotti

Fundador do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva - CBCD

Correspondência Correspondência: Henrique Walter Pinotti e-mail: cbcd@cbcd.org.br

Depois da Segunda Guerra Mundial, "1939-1945", surgiu grande progresso em diferentes áreas da atividade humana. A indústria aperfeiçoou seus métodos de produção centrados principalmente na qualidade. Na área da medicina, sobretudo da cirurgia, emergiram inúmeras inovações respeitando o princípio na prática de operações com aprimoramento técnico com a atenção voltada para a qualidade.

Entende-se de boa qualidade a intervenção praticada com esmero, sequência, compreendendo os seus fundamentos como acesso, dissecção, ressecção e reconstituição, obedecendo aos princípios do bom acabamento, estético e limpo, sem contaminações obedecendo aos princípios da fisiopatologia e funções das estruturas trabalhadas. Em casos de intervenções em neoplasias, deve respeitar as bases da ressecção com margens de segurança, e da remoção dos territórios linfonodais afetados.

O pensamento cirúrgico refletiu e concluiu que a qualidade dependia da especialização e padronização. A especialização na área da medicina e na cirurgia foi uma necessidade para melhorar o conhecimento do campo de atividade. A padronização do ato cirúrgico foi decisão fundamental para melhorar a qualidade das intervenções cirúrgicas.

No Brasil, no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, a partir de 1952, o Professor Alípio Correa Netto, estabeleceu a instalação de "grupos" que eram constituídos por cirurgiões dedicados a setores da cirurgia com o objetivo de conhecerem melhor os meios diagnósticos das afecções e a prática de operações padronizadas, isto é, operações sistematizadas de modo racional e repetitíveis.

Esses grupos de especialistas adquiriram consistente experiência, e acumulando casuísticas cirúrgicas, trouxeram contribuição científica para as propostas da realização criteriosa de procedimentos técnicos e estímulos para as inovações. Tornaram o ato cirúrgico assimilável pelos residentes facilitando a sua prática com competência. Os grupos especializados difundiram seus conhecimentos em publicações de revistas e livros, e apresentações em congressos que vieram fortalecer o conceito da especialização.

Com a instituição da reforma universitária, em 1969 e criação do sistema departamental, os grupos especializados passaram a constituir as disciplinas e o conjunto das disciplinas afins passou a formar os departamentos.

A instalação da disciplina de Cirurgia do Aparelho Digestivo foi excelente oportunidade para a criação da residência especializada em Cirurgia do Aparelho Digestivo, em 1981. Em 1986, fundamos o Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva pioneiro nas Américas e dos raros no mundo.

Posteriormente, a intensa procura por cirurgiões interessados e o resultado social do seu trabalho profissional levaram o Conselho Federal de Medicina a reconhecer a especialidade de Cirurgia do Aparelho Digestivo em 1994.

A consolidação da especialidade em Cirurgia do Aparelho Digestivo estimulou o interesse de inúmeros cirurgiões e foi fonte de atrativos para que instituições universitárias e hospitalares isoladas criassem cursos de residência em Cirurgia do Aparelho Digestivo, envolvendo hoje no Brasil, 29 programas em pleno andamento.

O Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva, atento à necessidade de obrigar profissionais a praticar intervenções cirúrgicas com competência, visando às finalidades sociais, procurou, imediatamente, certificá-los.

Certificar significa reconhecer a sua qualificação profissional e aptidão para diagnóstico e tratamento de pacientes com afecções do aparelho digestivo, até as de maior complexidade.

A realização de provas escrita, prática e análise de curriculum vitae constitui a base da rigorosa avaliação dos candidatos por comissões constituídas por especialistas experientes.

No período de 1991 a 2007, apresentaram-se 1960 candidatos com índice de aprovação de 65 % ou 1269 aprovados.

A intenção do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva é que seus membros exerçam a especialidade, com todo rigor ético e técnico, atualizando seus conhecimentos de modo continuado, para beneficiar seus pacientes, promovendo o prestígio da especialidade e do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva.

Fonte de financiamento: não há

Conflito de interesse: não há

Recebido para publicação: 19/01/2009

Aceito para publicação: 16/03/2009

  • Correspondência:
    Henrique Walter Pinotti
    e-mail:
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      13 Ago 2010
    • Data do Fascículo
      Jun 2009
    Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 278 - 6° - Salas 10 e 11, 01318-901 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (11) 3288-8174/3289-0741 - São Paulo - SP - Brazil
    E-mail: revistaabcd@gmail.com