SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número425 anos de ABCD relação cirurgião-paciente no passado e no presente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


ABCD. Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva (São Paulo)

versão impressa ISSN 0102-6720

ABCD, arq. bras. cir. dig. vol.24 no.4 São Paulo out./dez. 2011

http://dx.doi.org/10.1590/S0102-67202011000400001 

EDITORIAL

 

Jubileu de prata do ABCD

 

 

Nelson Adami Andreollo; Osvaldo Malafaia

 

 

Nota do Editor: O texto na figura abaixo foi reproduzido do primeiro Editorial do ABCD - Arq Bras Cir Dig. 1986; 1(1):1

Clique para ampliar

 

 

O ABCD Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva, conforme pode ser constatado pela "Apresentação" acima foi concebida pelo Professor Doutor Henrique Walter Pinotti, Professor Titular de Cirurgia Digestiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, e teve o seu primeiro número editado nos meses finais do ano de 1986. Portanto, neste ano de 2011 completa 25 anos, sem interrupções, editado quatro vezes ao ano. O seu objetivo desde o início foi divulgar os avanços da cirurgia gastrintestinal no país, bem como as suas áreas correlatas, tais como a nutrição, a endoscopia digestiva, a cirurgia experimental, técnica cirúrgica, cirurgia geral e demais aspectos da gastroenterologia em geral.

Nos primeiros anos foi editada pelo próprio Professor Pinotti, auxiliado pelo grupo de assistentes e docentes ligados a ele, entre os quais Bruno Zilberstein e Ivan Cecconello. Ao final da década de 90 o Professor Pinotti transferiu a revista para ser editada pelo Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD). E desde então ela passou a ser editada graças aos esforços dos Professores Doutores Bruno Zilberstein e Osvaldo Malafaia.

Durante todos estes anos o ABCD teve o seu lay-out mudado e modernizado, tornando-a mais atraente e semelhante aos melhores periódicos internacionais. Em 2010, depois de esforços de vários colaboradores e da Diretoria do CBCD ela foi aprovada e incluída na Coleção Scielo, passando a ter mais visibilidade, mais valorizada e já presente online para consulta de todos os interessados por meio da internet.

Além disso, em 2010 também mediante acordo com outras sociedades de especialidades, passou a ser também órgão oficial da Associação Brasileira de Câncer Gástrico, do Capítulo Brasileiro da International Hepato-Pancreato-Biliary Association, Grupo de Estudos da Doença do Pâncreas e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica.

Em 2011 o ABCD obteve todos os requisitos para ser incluída no Medline, ou seja, na biblioteca do National Health Institute dos Estados Unidos e, neste momento, está em análise pelo comitê de avaliação. Também em 2011 iniciaram-se os trabalhos para análise e inclusão no ISI - Web of Knowledge

A revista recebe artigos científicos de cirurgiões gerais e do aparelho digestivo de todo o país, sendo enviados a 2.500 membros do CBCD e demais sociedades afiliadas.

Os objetivos dela é a publicação de artigos científicos que permitam ao leitor atualizar-se no que existe de mais novo em cirurgia digestiva tanto no país como no exterior. Para tal, conta com a colaboração dos membros efetivos do CBCD e de seus editores, colaboradores e avaliadores.

Desejamos vida longa ao ABCD.