Acessibilidade / Reportar erro

Relembrando

Relembrando

A área de plantas medicinais e a Farmacognosia no Brasil sofreram com a perda do Professor Roberto Wasicky, falecido em 19 de dezembro de 2003. O Professor Wasicky foi um pioneiro na introdução do saber farmacognóstico entre nós, notadamente na área de ensino.

Ele nasceu em 22 de dezembro de 1925, em Viena, Áustria, filho dos também professores de Farmacognosia Richard e Marianne Wasicky, que imigraram em 1941, devido ao regime totalitário da época naquele país, passando pela França e Inglaterra e chegando posteriormente a São Paulo, Brasil.

Ele naturalizou-se brasileiro, em 1950; completou seus estudos primários no Colégio Bandeirantes e prestou exame na Faculdade de Farmácia e Odontologia da USP, em 1951. Foi contratado pela Universidade de São Paulo, em maio de 1954, para serviços técnicos e didáticos, quando Reitor era o Professor José de Mello Moraes e o Professor da cátedra de Farmacognosia, Paulo de Toledo Artigas. Publicou seus primeiros trabalhos como Professor Assistente, analisando a formação de alcalóides em Pilocarpus pennatifolius L. e estudando Valeriana officinalis L., no Brasil, entre muitos outros. Fez parte da comissão de especialistas que revisavam a Farmacopéia Brasileira, cujos trabalhos fizeram parte integrante daquele novo código. Em 1958, tornou-se membro titular da Sociedade de Farmácia e Química de São Paulo, na secção de Farmacologia e Farmacognosia, além de ser membro da União Farmacêutica e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Foi presidente da Sociedade Brasileira de Farmacognosia, por diversas vezes, promovendo, assim, em várias ocasiões, a reunião de especialistas em Farmacognosia de todo o País, em torno de temas ligados ao estudo das espécies medicinais brasileiras e suas aplicações em Farmácia Defendeu sua tese de Livre-Docência, em 1959, com o trabalho "Estudo farmacognóstico da folha de Psidium cattleyanum S." Participou de inúmeros eventos, no Brasil e no exterior, em cursos ligados à divulgação de pesquisas na área de análise cromatográfica, tema que dominava com perfeição, ajudando a divulgar esses conhecimentos entre nós. Pode ser considerado um introdutor de tais processos e técnicas analíticas no Brasil. Em 1968, a convite do Ministério da Educação da Áustria, realizou estudos na Universidade de Viena. Em 1992, participou do Congresso Anual da Sociedade de Pesquisas em Plantas Medicinais, em Trieste, na Itália e aponsentou-se em 1995, contribuindo com seus ensinamentos na pós-graduação por muito tempo ainda na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP. O Professor Wasicky será lembrado por todos que o admiravam como professor, pesquisador, orientador, líder e, mais do que tudo, verdadeiro amigo e ser humano. Sua sabedoria e gentileza raras o distinguiam no ambiente acadêmico, e sua ausência será muito sentida entre nós.

Prof. Vicente de Oliveira Ferro

Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Universidade de São Paulo

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    23 Set 2008
  • Data do Fascículo
    2004
Sociedade Brasileira de Farmacognosia Universidade Federal do Paraná, Laboratório de Farmacognosia, Rua Pref. Lothario Meissner, 632 - Jd. Botânico, 80210-170, Curitiba, PR, Brasil, Tel/FAX (41) 3360-4062 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista@sbfgnosia.org.br