SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2Pluralidade e Diversidade das Ciências Sociais: uma contribuição para a epistemologia da ciência author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Sociedade e Estado

Print version ISSN 0102-6992

Soc. estado. vol.17 no.2 Brasília Dec. 2002

http://dx.doi.org/10.1590/S0102-69922002000200001 

Editorial

 

 

Este número da Sociedade e Estado é dedicado ao tema Inovações no Campo da Metodologia das Ciências Sociais. Questões epistemológicas sobre a natureza do saber científico, suas especificidades e limitações, bem como a utilização de novas técnicas de pesquisa e abordagens metodológicas são temas que desafiam as Ciências Sociais atualmente. Portanto, nada mais adequado para o momento do que debater algumas possibilidades de inovações metodológicas.

Os artigos aqui publicados abordam algumas das questões mais sensíveis no campo da metodologia, tais como as relações entre subjetividade e objetividade; certeza e incerteza; neutralidade axiológica e engajamento do pesquisador. Também são discutidos novos métodos de pesquisa, bem como a relação das Ciências Sociais com outras áreas do conhecimento científico e outras formas de saber.

A chamada para textos sobre o tema foi divulgada via intenet. De diferentes países chegaram-nos aproximadamente 50 trabalhos e, após a análise dos pareceristas, obtiveram parecer favorável os 13 que compõe este número. Como de praxe em revistas científica, mantivemos a língua original.

Lourdes Bandeira e
Arthur Trindade Maranhão Costa

Editores