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Sociedade e Estado

Print version ISSN 0102-6992

Soc. estado. vol.19 no.1 Brasília Jan./June 2004

http://dx.doi.org/10.1590/S0102-69922004000100018 

RESUMOS DAS TESES E DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS NO PPG-SOL/UnB DE JANEIRO A JUNHO DE 2004
TESES

 

Permanência e movimento: um olhar sobre o processo de construção das diretrizes curriculares para o ensino superior no contexto das políticas do MEC

 

 

Rubens de Oliveira Martins

Curso: Doutorado em Sociologia
Data de defesa da tese: 21 de maio de 2004
Orientador: Prof. Dr. Carlos Benedito Martins

 

 

RESUMO

Este trabalho analisa o processo de discussão das "Diretrizes Curriculares" dos cursos de graduação e os embates a respeito dos rumos das políticas de ensino superior no Brasil, identificando os principais atores envolvidos, seus pressupostos, suas estratégias e a forma de construção e legitimação de seus discursos.
A partir dessa análise, identifica-se a dinâmica da estruturação do campo do ensino superior no que se refere às temáticas e aos graus de divergência, acomodação e interação entre os atores que, a cada momento, redefinem sua correlação de forças. Ao lado disso, analisa-se a particularidade do desenvolvimento desse processo, cujos resultados por vezes escapam ao controle dos atores governamentais, definindo uma situação típica dos processos de uma modernidade que se apresenta com alto grau de incerteza e reflexividade.
Finalmente, a análise é complementada pela compreensão de como os discursos de legitimação das práticas dos atores apresentam modificações ao longo do processo, e revelam uma tendência a apresentar "mal-entendidos", mais ou menos permanentes e que influenciam o desenvolvimento do processo.

Palavras-chave: educação superior; currículo, política pública, campo social.