SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1Jovens e vulneráveis: um estudo sobre a exclusão social entre os jovens de Santa Maria - DFPerspectivas para o Brasil? Pensamento e ação na conjuntura atual author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Sociedade e Estado

Print version ISSN 0102-6992

Soc. estado. vol.19 no.1 Brasília Jan./June 2004

http://dx.doi.org/10.1590/S0102-69922004000100027 

RESUMOS DAS TESES E DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS NO PPG-SOL/UnB DE JANEIRO A JUNHO DE 2004
DISSERTAÇÕES

 

Democracia enclausurada: um debate crítico sobre a democracia representativa contemporânea

 

 

Manoel Adam Lacayo Valente

Curso: Mestrado em Sociologia
Data de defesa da dissertação: 8 de junho de 2004
Orientador: Profª Dª Maria Francisca Pinheiro Coelho

 

 

RESUMO

Esta dissertação tem como objetos de reflexão a democracia representativa contemporânea, a crise de legitimidade que sobre ela se abate e a emergência de um novo paradigma de democracia combinada, que contempla a agregação da dimensão participativa à concepção tradicional de democracia representativa.
O estudo examina as principais correntes de pensamento que teorizam sobre a natureza da democracia contemporânea, analisa os fatores que contribuíram para configurar a crise da democracia representativa e procura sistematizar, em termos teóricos, uma concepção viável de democracia para sociedades complexas.
A reflexão fundamental que se faz presente ao longo da dissertação é a que põe em xeque a concepção minimalista de democracia que restringe o regime democrático à competição eleitoral. O trabalho dissertativo aponta para a insuficiência dessa concepção e apresenta, a partir do pensamento de estudiosos acadêmicos modernos, um paradigma de democracia que transcende os limites da "democracia eleitoral" e que incorpora elementos participativos substanciais, o que pode vir a caracterizar, por sua singularidade, uma "quarta onda de democratização". Pelo lado empírico, os dados coligidos no Relatório de Desenvolvimento Humano de 2002, elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), cujo título é "Aprofundar a Democracia num Mundo Fragmentado", ratificam as idéias analisadas neste trabalho relacionadas à insuficiência democrática da democracia meramente eleitoral.

Palavras-chave: democracia; democracia representativa; democracia participativa; democracia deliberativa; democracia minimalista; crise da democracia.