SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1Democracia enclausurada: um debate crítico sobre a democracia representativa contemporânea author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Sociedade e Estado

Print version ISSN 0102-6992

Soc. estado. vol.19 no.1 Brasília Jan./June 2004

http://dx.doi.org/10.1590/S0102-69922004000100028 

RESUMOS DAS TESES E DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS NO PPG-SOL/UnB DE JANEIRO A JUNHO DE 2004
DISSERTAÇÕES

 

Perspectivas para o Brasil? Pensamento e ação na conjuntura atual

 

 

Marcelo Chaves de Castro

Curso: Mestrado em Sociologia
Data de defesa da dissertação: 15 de julho de 2004
Orientador: Prof. Dr. Lúcio de Britto Castelo Branco

 

 

RESUMO

Durantes os últimos anos, assiste-se no mundo e no Brasil a retomada do debate acadêmico e político sobre o desenvolvimento econômico. A retomada desse debate reflete o esgotamento das políticas neoliberais e a preocupação com todo o elenco de problemas de ordem econômica e social que lhe é inerente. Este trabalho tem por objeto esse debate e constitui um esforço de descrição e sistematização das propostas de retomada do crescimento econômico no Brasil. São abordadas as propostas acadêmicas, políticas e de algumas entidades representativas do setor privado.
O referencial teórico do debate recorre a dois conceitos sociológicos de fundamental importância, poder e dinheiro. É a partir desses conceitos que a Sociologia Política contemporânea busca explicar a trajetória dos projetos nacionais bem sucedidos.
O trabalho está dividido em três capítulos. O primeiro capítulo procura, inicialmente, caracterizar as transformações contemporâneas da sociedade mundial, as quais se tornaram conhecidas pelo termo globalização. Na seqüência, tais transformações serão abordadas por meio de duas linhas teórico-interpretativas diferentes, uma das quais norteará teoricamente a descrição das propostas de crescimento a serem abordadas no capítulo subseqüente. O segundo capítulo tem por objetivo apresentar o panorama geral da discussão recente sobre os rumos do desenvolvimento no Brasil. Nesse capítulo serão apresentadas as principais propostas de retomada do crescimento, formuladas pelas principais correntes que participam do debate. Após a apresentação do quadro geral desse debate, propõe-se, no terceiro capítulo, uma descrição mais aprofundada daquela que fora a plataforma de crescimento escolhida, dentre as demais, pela sociedade brasileira nas últimas eleições presidenciais. Trata-se de apresentar, de forma detalhada, a "proposta" (carta de intenções) do Partido dos Trabalhadores (PT) para a retomada do crescimento, elaborada sob a égide da Coligação Lula Presidente.

Palavras-chave: Estado, desenvolvimento econômico, neoliberalismo, globalização, plano real, instabilidade econômica, crise social, propostas para a retomada do crescimento.