Acessibilidade / Reportar erro

Vozes femininas na política: análise sobre mulheres parlamentares no pós-constituinte

RESUMOS DAS TESES E DISSERTAÇÕES APRESENTADAS NO PPG-SOL/UnB DE SETEMBRO A DEZEMBRO DE 2006

DISSERTAÇÕES

Vozes femininas na política: uma análise sobre mulheres parlamentares no pós-constituinte

Luana Simões Pinheiro

Curso: Mestrado em Sociologia

Data da defesa: 12 de dezembro de 2006

Orientadora: Profª Drª Débora Messenberg Guimarães

RESUMO

Esta pesquisa tem por objetivo analisar a participação de mulheres na Câmara dos Deputados brasileira, no período de 1987 a 2002. Uma das questões centrais é entender quais são os principais elementos que contribuem para moldar as práticas políticas femininas. Para tanto, foi realizado um levantamento exaustivo sobre a produção legislativa e a participação das deputadas em comissões permanentes, bem como sobre informações biográficas e de trajetória política, que nos permitissem compreender melhor quem são e o que fazem.

Os resultados encontrados indicam que as parlamentares apresentaram uma atuação bastante focada em temas sociais, especialmente naqueles que remetem aos papéis tradicionalmente delegados às mulheres no âmbito privado. Em especial, cabe destacar a preocupação em legislar para grupos considerados mais vulneráveis, como crianças, idosos, portadores de deficiência e as próprias mulheres. A partir da identificação com os "excluídos" da sociedade, as deputadas se sentem porta-vozes de seus anseios e necessidades.

Outros elementos percebidos como importantes para o desenho do ethos político feminino referem-se: i) à socialização diferenciada; ii) ao sexismo institucional que, a partir das noções de patriarcalismo e de dominação masculina, é produzido e reproduzido no Parlamento; iii) à construção de bases políticas distintas em função do sexo e das representações sociais; e, iv) à própria cultura política, por meio dos temas do habitus e do capital político acumulado e necessário ao exercício parlamentar. Revelou-se importante, ainda, a identificação de diferenças internas às parlamentares com base no tipo de capital político de que são dotadas: familiar, de movimentos sociais, convertido de outros campos ou da ocupação de cargos na estrutura do Estado.

A análise dos dados coletados mostra diferenças significativas entre essas mulheres, que vão desde a formação e a atividade profissional, passando pela trajetória política construída, até o modo de atuação no Parlamento.

Palavras-chave: mulheres, participação política, Câmara dos Deputados, Parlamento.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    16 Abr 2007
  • Data do Fascículo
    Dez 2006
Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília Instituto de Ciências Sociais - Campus Universitário Darcy Ribeiro, CEP 70910-900 - Brasília - DF - Brasil, Tel. (55 61) 3107 1537 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revistasol@unb.br