SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Somos todos brasileiros? Estudo sociológico sobre a moderna divisão do trabalho social brasileira (trajetórias ocupacionais de trabalhadores brasilienses da construção civil - 1992/2003)Análise das relações reciprocitárias em cooperativas de catadores de lixo de Brasília índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Sociedade e Estado

versión impresa ISSN 0102-6992

Soc. estado. v.22 n.1 Brasília ene./abr. 2007

http://dx.doi.org/10.1590/S0102-69922007000100012 

RESUMOS DAS TESES E DISSERTAÇÕES APRESENTADAS NO PPG-SOL/UnB DE JANEIRO A ABRIL DE 2007
DISSERTAÇÕES

 

O teatro de Nelson Rodrigues: itinerários de uma comunicação artística

 

 

Lidia de Teive e Argolo

Curso: Mestrado em Sociologia
Data da defesa: 14 de março de 2007
Orientador: Prof. Dr. João Gabriel Lima Cruz Teixeira

 

 

RESUMO

O objetivo desta dissertação é realizar um mapeamento do processo comunicativo que constitui a obra teatral de Nelson Rodrigues. O questionamento fundamental foi acerca de qual a importância da comunicação e recepção das peças de Nelson Rodrigues no direcionamento dado ao projeto dramatúrgico do autor. A percepção de que as críticas publicadas em relação às peças encenadas de Nelson Rodrigues causavam um impacto na construção das próximas obras e do discurso acerca dessas obras motivou a realização de uma reconstrução dos itinerários comunicativos envolvendo a comunicação entre autor e público.
Por um lado, esteve-se atento à percepção de que o autor constrói obras baseado em grande medida em concepções imaginárias que nutre acerca da realidade, e, na construção da obra, está visando comunicar ao público sentidos relativos à interpretação da realidade que formula. Por outro lado, nota-se que ao receber uma obra de arte, o público compartilha do imaginário presente na obra, mas também formula sentidos e interpretações a partir do contato com esse imaginário.
O mapeamento realizado abarca os conteúdos das peças, os discursos acerca da dramaturgia presentes nas crônicas de Nelson Rodrigues e os conteúdos comunicados pela opinião pública através de jornais e revistas que dizem respeito ao teatro rodrigueano. O entendimento da dramaturgia rodrigueana pareceu mais claro ao se pensar as conexões com os interlocutores do autor. Portanto, pôde-se reconstruir como a recepção positiva, as críticas e as censuras foram elementos que participaram da configuração e da construção das peças de Nelson Rodrigues, por também estarem envolvidas na criação de sentidos e valores.

Palavras-chave: Nelson Rodrigues, teatro, comunicação artística, imaginário, opinião pública, recepção.