SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Somos todos brasileiros? Estudo sociológico sobre a moderna divisão do trabalho social brasileira (trajetórias ocupacionais de trabalhadores brasilienses da construção civil - 1992/2003)Análise das relações reciprocitárias em cooperativas de catadores de lixo de Brasília índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Sociedade e Estado

versión impresa ISSN 0102-6992versión On-line ISSN 1980-5462

Soc. estado. v.22 n.1 Brasília ene./abr. 2007

http://dx.doi.org/10.1590/S0102-69922007000100012 

RESUMOS DAS TESES E DISSERTAÇÕES APRESENTADAS NO PPG-SOL/UnB DE JANEIRO A ABRIL DE 2007
DISSERTAÇÕES

 

O teatro de Nelson Rodrigues: itinerários de uma comunicação artística

 

 

Lidia de Teive e Argolo

Curso: Mestrado em Sociologia
Data da defesa: 14 de março de 2007
Orientador: Prof. Dr. João Gabriel Lima Cruz Teixeira

 

 

RESUMO

O objetivo desta dissertação é realizar um mapeamento do processo comunicativo que constitui a obra teatral de Nelson Rodrigues. O questionamento fundamental foi acerca de qual a importância da comunicação e recepção das peças de Nelson Rodrigues no direcionamento dado ao projeto dramatúrgico do autor. A percepção de que as críticas publicadas em relação às peças encenadas de Nelson Rodrigues causavam um impacto na construção das próximas obras e do discurso acerca dessas obras motivou a realização de uma reconstrução dos itinerários comunicativos envolvendo a comunicação entre autor e público.
Por um lado, esteve-se atento à percepção de que o autor constrói obras baseado em grande medida em concepções imaginárias que nutre acerca da realidade, e, na construção da obra, está visando comunicar ao público sentidos relativos à interpretação da realidade que formula. Por outro lado, nota-se que ao receber uma obra de arte, o público compartilha do imaginário presente na obra, mas também formula sentidos e interpretações a partir do contato com esse imaginário.
O mapeamento realizado abarca os conteúdos das peças, os discursos acerca da dramaturgia presentes nas crônicas de Nelson Rodrigues e os conteúdos comunicados pela opinião pública através de jornais e revistas que dizem respeito ao teatro rodrigueano. O entendimento da dramaturgia rodrigueana pareceu mais claro ao se pensar as conexões com os interlocutores do autor. Portanto, pôde-se reconstruir como a recepção positiva, as críticas e as censuras foram elementos que participaram da configuração e da construção das peças de Nelson Rodrigues, por também estarem envolvidas na criação de sentidos e valores.

Palavras-chave: Nelson Rodrigues, teatro, comunicação artística, imaginário, opinião pública, recepção.

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons