RESUMOS DAS TESES E DISSERTAÇÕES APRESENTADAS NO PPG-SOL/UnB DE SETEMBRO A DEZEMBRO DE 2007
TESE
Música popular: janela-espelho entre o Brasil e o mundo
Alberto Roseiro Cavalcanti
Curso: Doutorado em Sociologia
Data da defesa: 05 de outubro de 2007
Orientadora: Profª Drª Mariza Veloso Motta Santos
RESUMO
A tese estuda a música popular brasileira do período 1958-1968, quando entraram em atividade autores que, depois, se tornaram intelectuais públicos. Três estilos de canção são considerados: bossa nova, nacional-popular e tropicalista. Para situá-los, são concebidos três tipos paradigmáticos de discurso em face do dilema entre ser nacional e internacional. As perguntas centrais são: como os autores de música popular imaginam o Brasil e sua inserção nessa comunidade imaginada? Como manejam as diferentes possibilidades de posicionamento discursivo-cancional em face de tal comunidade? Também se constata a permanência do repertório produzido desde a emergência da bossa nova, donde se pergunta se os prestígios musical e extra-musical estão articulados, e como.
O referencial teórico integra as noções de campo e posição, de Pierre Bourdieu, de formação discursiva e contradição intrínseca, de Michel Foucault, de signo ideológico e horizonte apreciativo, de Mikhail Bakhtin e Valentin Volochínov, e de estrutura de sentimento, de Raymond Williams, bem como a de distinção, haurida em Norbert Elias, Edmond Goblot e Pierre Bourdieu. Compreende a canção e sua enunciação como tendentes à polissemia e, portanto, a servir de objeto e arma em embates discursivos e estratégias de distinção. A noção de indústria cultural é criticada e preterida em benefício do enfoque dos estudos culturais.
Para responder às perguntas, é formulada a noção de matriz cultural, que atenta para a competição e cooperação entre diferentes campos artísticos e intelectuais e respectivos aparatos de produção. Essa noção ajuda a explicar como uma posição num campo pode ser simbolicamente reforçada pela cooperação entre campos. Conclui-se que a projeção de autores de música popular no espaço social, para lá de seus campos de atuação, tornou-se possível em função da capitalização da posição que eles ocuparam no campo da música popular.
O que sustenta a permanência do repertório produzido desde o início do período é a estrutura de sentimento que nelas se expressa, correspondente ao padrão de gosto legitimado pela classe média universitária como parte de sua estratégia de distinção social. As três estéticas lidam com a incorporação de elementos estrangeiros. Primeiro, modernizam; depois, renegociam as noções de nacional e internacional inscritas no repertório que constituem.
Palavras-chave: música popular, distinção, matriz cultural, classe média
Datas de Publicação
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Publicação nesta coleção
18 Jan 2008 -
Data do Fascículo
Dez 2007