Acessibilidade / Reportar erro

Cooperativas sociais no Brasil: debates e práticas na tecitura de um campo em construção

RESUMOS DAS TESES E DISSERTAÇÕES APRESENTADAS NO PPG-SOL/UNB DE SETEMBRO A DEZEMBRO DE 2009

DISSERTAÇÕES

Cooperativas sociais no Brasil: debates e práticas na tecitura de um campo em construção

Rita de Cássia Andrade Martins

Curso: Mestrado em Sociologia

Data da defesa: 2 de julho de 2009

Orientadora: Profª Drª Christiane Girard Ferreira Nunes

RESUMO

No panorama internacional, a noção de cooperativa social está diretamente relacionada ao conceito de empresa social. Esse tipo de organização é definido como empreendimento que visa à assistência social e à inclusão laboral de pessoas em situação de desvantagem. As primeiras experiências brasileiras dessa natureza surgiram a partir do movimento antimanicomial sob forte influência do modelo italiano de empresa social, onde prepondera a forma de organização do trabalho nos moldes cooperativistas. Este estudo busca consolidar os debates e práticas em torno das cooperativas sociais no Brasil com o objetivo de delinear o cenário composto por esses empreendimentos no país. Três questões centrais nortearam o trabalho: Como se caracterizam as cooperativas sociais no Brasil? Quais os principais atores sociais envolvidos nesses empreendimentos? Como tem sido construída a articulação entre esses atores na constituição deste campo?

Para desenvolver o processo de investigação foram utilizadas três fontes de informação: 1) visita de campo a cooperativas sociais brasileiras e italianas; 2) pesquisa a acervos documentais sobre as práticas da psiquiatria no Brasil; e, 3) análise do banco de dados do Sistema de Informação em Economia Solidária (Sies/Senaes/MTE).

A pesquisa permitiu a elaboração de um quadro preliminar das cooperativas sociais brasileiras, o que possibilitou traçar as principais características desses empreendimentos e os seus desafios tanto no plano das práticas quanto no plano teórico. Além disso, este estudo oferece subsídios para uma melhor compreensão das especificidades do cooperativismo social, que vem se constituindo no cenário nacional a partir da interface com o campo da Economia Solidária.

Palavras-chave: cooperativas sociais; saúde mental; economia solidária; trabalho; inclusão social.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    04 Mar 2010
  • Data do Fascículo
    Dez 2009
Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília Instituto de Ciências Sociais - Campus Universitário Darcy Ribeiro, CEP 70910-900 - Brasília - DF - Brasil, Tel. (55 61) 3107 1537 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revistasol@unb.br