Acessibilidade / Reportar erro

As transformações do PCB e a democracia Brasileira

RESUMOS DE TESES E DISSERTAÇÕES APRESENTADAS NO PPGS/SOL/UNB

TESE DE DOUTORADO

As transformações do PCB e a democracia Brasileira

Marcelo Mattos

Orientador: Profª. Drª. Maria Francisca Pinheiro Coelho

Curso: Doutorado em Sociologia

Data da Defesa: 16.12.10

Depois da Revolução Russa de outubro de 1917, em 1922, foi criado no Brasil o Partido Comunista Brasileiro (PCB), que, baseado na ditadura do proletariado, tornou-se um importante componente da história política brasileira até 1992, quando foi decretado o seu fim no X Congresso do partido. Durante seus 70 anos de existência, o PCB protagonizou uma luta pela democracia e pela própria sobrevivência, sofrendo diversas transformações que culminaram no seu X Congresso. Esta pesquisa pretende investigar qual a contribuição dessas transformações para a construção da democracia brasileira que, por diversas vezes, foi ameaçada, principalmente na ditadura de Vargas e na ditadura militar de 1964 a 1985.

A luta pela democracia foi caracterizada por dois paradoxos: a autonomia versus a heteronomia em relação à URSS (adaptação do comunismo à cultura brasileira) e o paradoxo da luta insurreta versus a luta democrática, pacífica, por um governo socialista.

Em razão desses paradoxos, o PCB foi enfraquecendo com o tempo, tendo basicamente dois causadores: 1º) as críticas que a teoria marxista-leninista vinha sofrendo no âmbito internacional e o próprio enfraquecimento do comunismo no mundo, que culminou com a queda do Muro de Berlim, em 1989, e com o fim da URSS, em 1991; 2º) os conflitos internos no partido decorrentes dos dois paradoxos citados, que fizeram diversos militantes importantes largarem a vida política ou o trocarem por outros partidos, além dos conflitos do Partidão com outros partidos.

Concluiu-se que os conflitos internos e externos enfraqueceram o PCB, por um lado, mas, por outro, serviram como substrato para fortalecer a democracia no partido - tão defendida pelo PPS, um dos partidos que surgiram como resultado do X Congresso do PCB - e do país. Além disso, percebeu-se que faltou ao PCB uma análise aprofundada da realidade brasileira antes de tentar qualquer iniciativa em direção a uma revolução social que aumentasse a participação da sociedade civil na sociedade política. Para esse aprofundamento, sugere-se a utilização dos pensamentos de Gramsci, não necessariamente como método, mas pelo menos como referência de um estudo aprofundado de uma sociedade.

Palavras-chave: comunismo; socialismo; ditadura do proletariado; revolução social; democracia.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    24 Fev 2011
  • Data do Fascículo
    Dez 2010
Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília Instituto de Ciências Sociais - Campus Universitário Darcy Ribeiro, CEP 70910-900 - Brasília - DF - Brasil, Tel. (55 61) 3107 1537 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revistasol@unb.br