Acessibilidade / Reportar erro

Tecnologias e educação a distância nas políticas públicas de formação de professores: o habitus professoral na Fundação Universidade do Tocantins (Unitins)

RESUMOS DE TESES DE DOUTORADO APRESENTADAS NO PPGS/SOL/UNB

Orientadora: Prof.ª Dr.ª Raquel de Almeida Moraes, Curso: Doutorado em Sociologia, Data da Defesa: 12.12.2013

E sta tese tem por objetivo analisar as diretrizes de políticas públicas de educação a distância do Ministério da Educação (MEC), que nortearam as políticas públicas de formação de professores para a educação básica a distância com uso de tecnologia, no contexto público/privado da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins), no período de 2004 a 2010. A pesquisa foi desenvolvida com base no método do materialismo dialético, por se entender que possibilita a interpretação da realidade educacional que se quer compreender, e na abordagem dos fenômenos sociais em Bourdieu. Para o estudo de caso, esta pesquisa analisou documentos e entrevistas. Foram averiguados documentos oficiais do Ministério da Educação (MEC), do estado do Tocantins e da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins) e os discursos de professores(as) e gestores(as), juntamente com o referencial teórico adotado. A interpretação dos dados da pesquisa foi obtida por meio da análise de conteúdo e do habitus professoral. Inicialmente, analisaram-se a reforma do Estado e as políticas públicas para formação de professores a distância no Brasil, dos governos de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) e de Luis Inácio Lula da Silva (2003-2010). O objetivo era entender como a reconfiguração da formação de professores a distância se relacionava com a reorganização dos espaços sociais em meio à redefinição do público e do privado. Posteriormente, constatou-se que a reconfiguração da formação de professores em educação a distância, com uso de tecnologias no Brasil e no estado do Tocantins - na Unitins - , encontrava-se fortemente vinculada à construção de novas políticas públicas educacionais, articuladas pelo processo de reforma do Estado em suas novas interfaces com o mercado e com a sociedade. A pesquisa, como um todo, evidenciou não só as contradições na efetivação das ações de políticas públicas propostas pelo MEC na portaria de credenciamento da Unitins, para formar professores a distância com uso de tecnologias no estado do Tocantins, que acabaram levando o MEC a descredenciá-la em 2009, mas apontou também as inovações nas práticas pedagógicas com uso de tecnologias, no curso de formação de professores a distância, sobretudo, com criação de programas de computador (softwares), voltados para a educação. Foram evidenciadas ainda, na visão dos(as) professores(as) e gestores(as), as mudanças nos habitus dos(as) professores(as), expressas em práticas pedagógicas no curso de pedagogia a distância na Unitins.

Palavras-chave: formação de professores a distância; políticas públicas; tecnologias; práticas pedagógicas.

  • Tecnologias e educação a distância nas políticas públicas de formação de professores: o habitus professoral na Fundação Universidade do Tocantins (Unitins)

    Willany Palhares Leal
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      30 Jun 2014
    • Data do Fascículo
      Abr 2014
    Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília Instituto de Ciências Sociais - Campus Universitário Darcy Ribeiro, CEP 70910-900 - Brasília - DF - Brasil, Tel. (55 61) 3107 1537 - Brasília - DF - Brazil
    E-mail: revistasol@unb.br