Cronologia
Originalmente publicada no livro Sílvia Lane (2002), de Bader Sawaia, volume 8 da coleção "Pioneiros da Psicologia Brasileira" (Rio de Janeiro, RJ: Imago) e atualizada pelas editoras.
Neste item, não foram arrolados as palestras, aulas inaugurais, assessorias, bancas, cursos de extensão, de especialização e outros cursos de pós-graduação no Brasil, bem como toda a sua produção bibliográfica.
3/02/1933: nasce em São Paulo.
1940-43: realiza o curso primário no Mackenzie.
1944-47: realiza o curso ginasial no Saldanha da Gama.
1947-50: realiza o curso técnico em secretariado no Mackenzie.
1951: é contratada para trabalhar na secretaria da escola de engenharia do Mackenzie.
1952: ingressa na Faculdade de Filosofia da Universidade de São Paulo (USP) e tem o primeiro contato com a Psicologia.
1955: ganha bolsa para estudar Psicologia, durante um ano, em Wellesley College,
MA, USA, quando entra em contato com Salomon Asch.
1956: realiza o bacharelado e a e licenciatura em Filosofia.
1956-59: participa como Assistente de Pesquisa I da Divisão Educacional do Centro Regional de Pesquisas Educacionais de São Paulo, de 1956-59.
1959-60: ocupa o cargo de diretora Interina da Divisão Educacional do Centro Regional de Pesquisas Educacionais de São Paulo.
1957-1960: ministra a disciplina de Psicologia Geral na Escola de Enfermagem da Cruz Vermelha de S.Paulo, 1960.
1962: casa-se com Fred Lane.
1962: são criados no Brasil os cursos de psicologia e da profissão de psicólogo.
1964: nasce a primeira filha Ingrid.
1965: início da carreira docente na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), a convite da Profa. Maria do Carmo Guedes para ministrar a disciplina de Psicologia Social e da Personalidade.
1965-74: ministra a disciplina de Psicologia Social nas Faculdades de Psicologia e de Ciências Sociais da PUC-SP.
1966: nasce a segunda filha Lílian.
1967 a 1968: exerce o cargo de Chefe do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Bento, PUC-SP.
1968: nasce o terceiro filho Guilherme.
1971: nasce o quarto filho Eduardo.
1972: defende a tese de doutoramento, sob orientação de Aniela Ginsberg, sobre Os significados psicológicos das palavras em diferentes grupos, na Faculdade de Ciências e Letras de São Bento, PUC-SP.
1972: cria o Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da PUC-SP, o segundo a ser criado no Brasil.
1973-1974: exerce o cargo de Diretora da Faculdade de Psicologia do Centro de Ciências Humanas da PUC-SP.
1975-1977: exerce o cargo de Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da PUC-SP.
1976-1978: participa do Conselho Diretor da Associação dos Professores da PUC-SP (APROPUC).
1976-78: ocupa o cargo de vice-presidente da Associação dos Professores da PUC-SP (APROPUC).
1977-1982: exerce o cargo de Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da PUC-SP.
1977-1980: é eleita Tesoureira Regional para à Zona Atlântica da Associação Latino Americana da Psicologia Social (ALAPSO).
1978-82: Docente no Curso de Pós-Graduação da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, ministrando as disciplinas: Influência de Fatores Bio-Psico-Sociais na Assistência da Enfermagem: Ensino e Prática e Fundamentos Psicossociais da Enfermagem.
1979-1980: é nomeada Membro do Comitê Gestor da Divisão de Psicologia Comunitária da Associação Latino-Americana de Psicologia, durante Congresso da Sociedade Interamericana de Psicologia (SIPI).
1980: funda a ABRAPSO - Associação Brasileira de Psicologia Social e é eleita sua presidente
1981-1984: eleita diretora do Centro de Ciências Humanas da PUC-SP.
1981: nomeada representante do Conselho Universitário na Comissão de Estatutos.
1981: publica o livro O que é Psicologia Social, Brasiliense: São Paulo, SP.
1982: é aprovada em concurso para Professora Titular do Departamento de Psicologia Social.
1982: realiza "viagem histórica" , financiada pelo CNPq a países da América latina: Peru, Venezuela, Cuba, México, Colômbia, Porto Rico e Equador, junto com a Dra. Maria do Carmo Guedes.
1984: é convidada, por Denise Jodelet e Moscovici, a participar como Directeur d'Etudes, da École des Hautes Etudes en Sciences Sociales Paris, ministrando palestras.
1984: participa do curso sobre Recherches sur Reprepresentations Sociales, do Laboratoire de Psychologie Social, de Aix, en Provence France.
1984-1987: é eleita Vice-reitora Acadêmica da PUC-SP
1984: publica o livro: Psicologia Social: O homem em movimento organizado com o Prof. Wanderley Codo, Brasiliense: São Paulo, SP. Momento oficial da Psicologia Social laneana.
1984: é convidada a participar como Membro do Comité de Redação da Revue
Internationale de Psychologie Sociale Paris.
1987: é nomeada Presidente do Conselho de Ensino e Pesquisa.
1987: é homenageada no I Encontro de Psicologia Social no Pará, durante as comemorações dos 25 Anos de Psicologia no Brasil.
1987 a 89: é eleita Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da PUC-SP.
1989: ocupa a função de Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia 1994: Membro do Comitê Editorial da Revista de Cultura Psicológica, Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), México.
1989: ministra um Seminário sobre Uma Psicologia Social em bases do Materialismo Histórico, na Universidade Central de Venezuela Instituto de Psicologia, Pós-Graduação em Psicologia Social
1989: cria o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Consciência e suas mediações Atividade que, em 1995 mudara o nome para: A mediação emocional no Psiquismo Humano
1993: Membro do Comitê Editorial da Revista Interamericana de Psicologia da SIP.
1995: publica o livro: Novas veredas da Psicologia Social, organizado em colaboração com Bader B. Sawaia, São Paulo, SP: EDUC e Brasiliense.
1995: é homenageada no Encontro Nacional da ABRAPSO, realizado em Fortaleza- Ceará, pelos 30 Anos de Atividades Profissionais.
1998: membro do Comitê Editorial da Revista Psicologia e Sociedade da ABRAPSO.
1998: Membro do Conselho Editorial da Coleção Psicologia Social da Editora Vozes.
1999: recebe Menção Honrosa, no XXVI Congresso Interamericano de Psicologia, pelo melhor artigo publicado na Revista Interamericana de Psicologia no período de 97-98.
2000: publica o livro Arqueologia das emoções, organizado em colaboração com Y. Araujo, Petrópolis, RJ: Vozes.
2001: recebe, no XXVII Congresso Interamericano de Psicologia - prêmio concedido pela Sociedade Interamericana de Psicologia (SIPI) aos pesquisadores que contribuem decisivamente ao desenvolvimento da Psicologia Latino Americana.
2002: publicação do livro Sílvia Lane, de Bader Sawaia, v. 8 da coleção "Pioneiros da Psicologia Brasileira" .
2003: inicia projeto de pesquisa: A emoção em culturas indígenas, financiado pela FAPESP.
2005: o centro acadêmico de psicologia da Universidade Regional de Blumenau passa a chamar-se "Centro Acadêmico Sílvia Lane" , em ato em sua homenagem, durante a I Jornada de Psicologia Social da FURB, realizada de 11 a 14 de outubro.
2005: homenageada no VII Congresso de Psicologia Social de la Liberacion, na Universidade da Costa Rica, de 16 a 19 de novembro, do qual participou como conferencista.
2005: aprovação, em 25 de novembro, pela FAPESP do relatório da primeira parte da pesquisa sobre Emoções em Culturas Indígenas.
2006: morre, em 29 de abril, em São Paulo.
Lista completa das PUBLICAÇÕES de Sílvia Tatiana Maurer Lane
Levantamento da situação do ensino primário em São Paulo (1957). Pesquisa realizada no Centro regional de pesquisa Educacional de São Paulo em 1956/57, publicada como trabalho da equipe. Pesquisa e Planejamento, 1(1).
Projetos de escalas de escolaridade para a escola primária (1957). Pesquisa realizada no Centro regional de pesquisas Educacionais de São Paulo, publicada como trabalho da equipe. Pesquisa e Planejamento, 1(1).
Escalas de escolaridade (1958-1959). Publicado como trabalho da equipe. Pesquisa e Planejamento, 2(2), 3(3).
Escalas de escolaridade [ Relatório Final] (1960). Publicado como trabalho da equipe. Pesquisa e Planejamento, 4(4).
Levantamento do vocabulário infantil [ Projeto] (1960). Publicado como trabalho da equipe. Pesquisa e Planejamento, 4(4).
O significado psicológico de adjetivos utilizados no diferencial semântico de C. Osgood (1969). Revista de Psicologia Normal e Patológica, 15(3-4), 267-294.
Semantic differential scales for portuguease speakers (1973). International Journal of Psychology, 8(2), 1973.
Um estudo psicológico de um grupo de crianças de oito anos de idade (1973). Em co-autoria. Boletim de Psicologia, 25(65). Revista da Sociedade de Psicologia de São Paulo.
Significado psicológico de palavras em diferentes grupos sócio-culturais (1972). Revista de Psicologia Normal e Patológica, 28(3-4).
Comentários sobre Psicologia da Linguagem (1973). In Anais do XVI Congresso Interamericano de Psicologia (pp. 163).
Significado psicológico de saúde como função de contingências grupais em duas faculdades de São Paulo (1976). Em co-autoria com Wanda A. Horta. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 9(1).
O significado psicológico de palavras relacionadas à saúde para diferentes grupos de professores (1976). Em co-autoria com Wanda A. Horta. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 10(2).
Significado psicológico de hospital: Um estudo (1978). Em co-autoria com Wanda A. Horta. Enfermagem em Novas Dimensões, 6.
Uma prática do psicólogo social numa área chamada clínica (1978, out.). In Anais da VIII Reunião de Psicologia (pp. 176-178). Ribeirão Preto, SP.
Uma redefinição da Psicologia Social (1980, jun.). Educação e Sociedade, São Paulo, 2(6), 96-103.
Significado psicológico de família, política e moral para adolescentes em escolas de 2º grau de São Paulo (1980, mar.). Em colaboração. Cadernos PUC, 4.
A Psicologia Social como ação transformadora (1980). Apresentação na 32ª Reunião Anual da SBPC. In Anais do I Encontro Brasileiro de Psicologia Social (pp. 65-71). São Paulo, SP: PUC-SP.
Uma análise dialética do processo grupal (1981, out.). Em colaboração. Cadernos PUC - Psicologia, 11, 95-107.
Literatura... pra quê? Libertadora de dominações (1981). Leia, 4(38).
Apresentação (1981, set.). Revista do Pós-Graduação em Psicologia Social, PUC-SP, 1(2).
O que é Psicologia Social (1981). São Paulo, SP: Brasiliense.
Psicologia Comunitária na América Latina (1981, set.). In Anais do I Encontro Regional de Psicologia na Comunidade (pp. 5-9). São Paulo, SP: PUC-SP.
O mundo através das palavras (1983, mar.). Cadernos PUC Psicologia, 15.
Ideologia no nível do Indivíduo (1983, ago.). Em colaboração. Educação e Sociedade, 6.
Definição ou definições de Psicologia Social (1984, out.). Revista de Psicologia Social, São Paulo, 3(6), 6-8.
Psicologia Social: O homem em movimento (1984). Organizado com o Prof. Wanderley Codo. São Paulo, SP: Brasiliense.
A Psicologia Social e uma nova concepção de homem para a "Psicologia" (1984). In Psicologia Social: O homem em movimento (pp. 10- 19). São Paulo, SP: Brasiliense.
Linguagem, pensamento e representações sociais (1984). In Psicologia Social: O homem em movimento (pp. 32-39). São Paulo, SP: Brasiliense.
Consciência, alienação: A ideologia no nível individual (1984). In Psicologia Social: O homem em movimento (pp. 40- 47). São Paulo, SP: Brasiliense.
O processo grupal (1984). In Psicologia Social: O homem em movimento (pp. 78- 98). São Paulo, SP: Brasiliense.
Revendo a prática da Psicologia Social (1985). Psicologia Ciência e Profissão, 5(1), 20-21.
Apresentação (1985). In E. D. Pacheco. O pica-pau: Herói ou vilão? Representação social da criança e reprodução da ideologia dominante. São Paulo, SP: Loyola.
Psicanálise ou marxismo: Dilema da Psicologia Social? (1986, out.). Psicologia e Sociedade - Rev. da ABRAPSO, 1(2).
Apresentação (1987). In A. C. Ciampa. A estória de Severino e a história de Severina. São Paulo, SP: Brasiliense.
Psicologia Social: Teoria e prática (1988, out., 1989, mar.). Psicologia e Sociedade - Revista da ABRAPSO, 4(6).
Problemas teóricos metodológicos em Psicologia Social (1988, out., 1989, mar.). Psicologia e Sociedade - Revista da ABRAPSO, 4(6).
Uma técnica de análise de discurso (1990). Psicologia e Sociedade - Revista da ABRAPSO, 4(7).
Comunity Social Psychology in Brasil (1991). Em colaboração com Bader B. Sawaia. Äpplied Psychology : An International Review, 40(2), 119-142.
Psicologia: Ciência ou política? (1991). Em colaboração com Bader B. Sawaia. In M. Montero (Ed.), Äccion y Discurso. Caracas, Venezuela: Eduven.
Psicologia: Teoria e prática (1991). In Anais do III Encontro Científico da ANPEPP.
Usos e abusos do conceito de representações sociais (1993). In M. J. Spink (Ed.), O conhecimento do quotidiano As representações sociais, na perspectiva da Psicologia Social. São Paulo, SP: Brasiliense.
Um pouco da história da Psicologia Social no Brasil (1993). Anthropos, (Barcelona), 156, 72-76.
Psicologia Comunitária e os avanços da consciência popular (1994). In Anais do VI Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico, Belo Horizonte, MG: UFMG, ANPEPP.
Novas veredas da Psicologia Social (1995). Organizado em colaboração com Bader B. Sawaia. São Paulo, SP: EDUC, Brasiliense.
Apresentação (1995). Em colaboração com Bader B. Sawaia. In S. T. M. Lane & B. B. Sawaia. Novas veredas da Psicologia Social. São Paulo, SP: EDUC, Brasiliense.
A mediação emocional na constituição do psiquismo humano (1995). In S. T. M. Lane & B. B. Sawaia. Novas veredas da Psicologia Social. São Paulo, SP: EDUC, Brasiliense.
Avanços da Psicologia Social na América Latina (1995). In S. T. M. Lane & B. B. Sawaia. Novas veredas da Psicologia Social. São Paulo, SP: EDUC, Brasiliense.
Contribuições de Vigotski para o estudo das Emoções (1995). Em colaboração com Denise de Camargo. In S. T. M. Lane & B. B. Sawaia. Novas veredas da Psicologia Social. São Paulo, SP: EDUC, Brasiliense.
La Psicologia Social Comunitária en Brasil (1995). Em colaboração com Bader B. Sawaia. In E. Wiesenfeld & E. Sanchez (Eds.), Psicologia Comunitaria Contribuiciones latino-americanas. Caracas, Venezuela: Fondo Ed. Tropykos.
Parar para pensar e depois fazer [ Entrevista] (1996). Psicologia e Sociedade, 8(1).
Histórico e fundamentos da Psicologia Comunitária no Brasil (1996). In R. H. F. Campos (Ed.), Psicologia Social Comunitária Da solidariedade a autonomia. Petrópolis, RJ: Vozes.
Estudos sobre a consciência (1996). Psicologia e Sociedade, 8(2).
A linguagem e a constituição do sujeito (1997). In E. M. Parlato & L. F. B. Silveira (Eds.), O sujeito entre a língua e a linguagem. São Paulo, SP: Lovise.
Processo grupal na perspectiva de Ignácio Martin-Baró: Reflexões acerca de seis contextos concretos (1998). Em colaboração com M. de Fátima Q. de Freitas. Revista Interamericana de Psicologia (Venezuela), 31(2), 293-308.
O poder em pequenos grupos (1998). In Anais do VII Encontro Regional da ABRAPSO-SP, Bauru, SP: UNESP.
Desafios contemporâneos para a Psicologia Social (1998). In Anais do VII Encontro Regional da ABRAPSO-SP (pp. 36-37). Bauru, SP: UNESP.
A psicologia comunitária e a institucionalização da psicologia (1998). In C. Hutz (Ed.), VII Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico (pp. 109) Gramado, RS: ANPEPP.
Ideology and consciousness (1999). Theory & Practice, 9(3), 367-378.
Arqueologia das emoções (2000). Organizado em colaboração com Y. Araujo. Petrópolis, RJ: Vozes.
Introdução teórica (2000). In S. T. M. Lane & Y Araújo. Arqueologia das emoções (pp.13-34). Petrópolis, RJ: Vozes.
Conclusões (2000). In S. T. M. Lane & Y Araújo. Arqueologia das emoções (pp. 119-120). Petrópolis, RJ: Vozes.
A Psicologia Social na América Latina: Por uma ética do conhecimento (2000). In P. Guareschi & R. H. F. Campos (Eds), Paradigmas em Psicologia Social - A perspectiva latino-americana. Petrópolis, RJ: Vozes.
ABRAPSO: Entre o passado e o futuro (2000). In Anais do VII Encontro Regional da ABRAPSO. Piracicaba, São Paulo: UNIMED.
A Dialética entre subjetividade vs objetividade (2003). In Por uma Perspectiva da S.ubjetividade 1 (pp. 11-16). São Paulo, SP: Casa do Psicólogo.
Apresentação (2003). In Violência e exclusão: Adolescência em grupos populares, 1 (pp. 9-10). Bauru, SP: Editora da Universidade Sagrado Coração, Bauru.
Emoções e pensamentos: Uma dicotomia superada (2003). In A perspectiva sócio-histórica na formação em Psicologia 1 (pp. 100-112). Petrópolis, RJ: Vozes.
Novos rumos da Psicologia (2003). In Educação e Psicologia 1 (pp. 25-32). Campo Grande, MS: Editora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
Prefácio (2003). In As emoções no processo de alfabetização e a atuação docente, 1. São Paulo, SP: Vetor.
Pesquisas interculturais (2003). In Anais do XII Encontro Nacional da ABRAPSO (pp. 1). Porto Alegre, RS: Editora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Trinta anos da Sociedade Interamericana de Psicologia (2003). In Livro de Resumos do XXIX Congresso Interamericano de Psicologia. Lima, Peru.
Dissertações e Teses Orientadas
Renate Meyer Sanchez - A atmosfera de pequenos grupos: Autocracia e democracia, dois estilos de liderança e socialização. Psicologia Social, PUC-SP, 1974.
Antonio da Costa Ciampa - A identidade social e suas relações com a ideologia. Psicologia Social, PUC-SP, 1977.
Léa Maria C. Cruz O trabalho em grupo. Psicologia da Educação, PUC-SP, 1978.
Chica C. Guimarães O civismo em escolares do primeiro grau. Psicologia da Educação, PUC-SP, 1978.
Carlos Peraro Filho Conflito no grupo segundo a teoria de campo de K. Lewin. Psicologia Social, PUC-SP, 1978.
Irede A. Cardoso A mulher e o trabalho. Psicologia Social, PUC-SP, 1978.
Maria Elci Spaccaquerche Pai-mãe- professora e amigos como agentes socializadores numa amostra de crianças no contexto paulistano. Psicologia Social, PUC-SP, 1978.
Bader Burihan Sawaia - Ibitinga, práticas econômicas e representações sociais. Psicologia Social, PUC-SP, 1979.
Sigmar Malvezzi O papel dos psicólogos profissionais em recursos humanos Um estudo na grande São Paulo. Psicologia Social, PUC-SP, 1979.
Ivanise Leite Contracorrente. Psicologia Social, PUC-SP, 1979.
Elizabeth H. F. Lenza Relações pessoais no ambiente urbano Um estudo de um conjunto habitacional popular. Psicologia Social, PUC-SP, 1981
Ruth Moraes V. Lopes O papel da interação social no desenvolvimento das operações cognitivas. Psicologia Social, PUC-SP, 1981.
Maria Lúcia Violante O dilema do decente malandro. Psicologia Social, PUC-SP, 1981.
Maria de Lourdes Centa Experiências vivenciadas pelos homens durante a primeira gravidez e parto de suas mulheres. Escola de Enfermagem, UFSC, 1981.
Fernando Pontes de Souza Política e metodologia de pesquisa crítica em Psicologia Social: Narrativa de um caso. Psicologia Social, PUC-SP, 1983.
Sylvia Friedman A gênese da gagueira. Psicologia Social, PUC-SP, 1985.
Brígido V. Camargo A consciência da formação profissional na universidade: Estudos de caso da (re)produção do profissional de nível superior. Psicologia Social, PUC-SP, 1985.
Elvira Wagner Um estudo sobre idosos através de crônicas. Psicologia Social, PUC-SP, 1986.
Suely Theresinha Martins Movimento de consciência de militantes de um partido político. Psicologia Social, PUC-SP, 1987.
Regina Célia Giora - Representações sociais de crianças sobre uma HQ da Mônica. Psicologia Social, PUC-SP, 1988.
Denise Camargo A propaganda política anti-comunismo e a consciência social. Psicologia Social, PUC-SP, 1988.
Mônica Galano Todos são iguais, mas uns são mais iguais. Psicologia Social, PUC-SP, 1989.
Violeta A. Fagundes A imagem social do "deficiente" nos livros didáticos do 1º grau. Psicologia Social, PUC-SP, 1990.
Ana M. Bahia Bock Pensando a profissão de psicólogo, ou, eu, caçador de mim. Psicologia Social, PUC-SP, 1991.
Paulo Roberto de Carvalho A candidatura de Caterine Koltai: Uma abordagem psicossocial de um evento histórico e político partidário. Psicologia Social, PUC-SP, 1991.
Maria Helena de M. Coelho Machado de Assis e o poder. Psicologia Social, PUC-SP, 1992.
Odair Furtado O consumo via TV de operários em São Paulo. Psicologia Social, PUC-SP, 1992.
Marly Lamb - A consciência de idosos asilados e ativos. Psicologia Social, PUC-SP, 1992.
Fernando Pontes de Souza A Psicologia Social como Psicologia Política. Psicologia Social, PUC-SP, 1992.
Catarina M. C. Marques P. da Rosa Pós-Graduação em Educação, UFMS, 1996.
Vera Lúcia Rodrigues O desconhecimento pelos pais do diagnóstico de deficiência física em crianças portadoras de retardo no desenvolvimento neuropsicomotor, sua influência no programa de reabilitação. Psicologia Social, PUC-SP, 1997.
José Carlos Duarte Movimento da consciência de um trabalhador com L.E.R.: Um estudo de caso. Psicologia Social, PUC-SP, 1998.
Alessandra Mara dos Santos Dutra - Criatividade na saúde. Psicologia Social, PUC-SP, 2001.
Creuza dos Santos - A proximidade no atendimento em saúde: Um estudo a partir da experiência de trabalho de uma equipe de saúde da família. PUC-SP, 2001.
Fátima Cristina Costa Fontes - A força do afeto na família: Uma possibilidade de interrupção da prática infracional de adolescentes em liberdade assistida. Psicologia Social, PUC-SP, 2004.
Maíra Pedroso Correa da Silva Linguagem das emoções: As relações de afetividade nos Índis Dadiwéu. Psicologia Social, PUC-SP, 2004.
Maria Cecília Leal Gfiiraldes de Formigoni Meu filho que nome tem?: Língua de sinais, função materna. Psicologia Social, PUC-SP, 2004.
Roberto Brait S. Junior Busca das Esferas do Dragão: Uma interpretação da leitura das crianças sobre o Dragon Ball 2. Psicologia Social, PUC-SP, 2005.
Doutorados (Como Orientadora)
Wanderley Codo A transformação do comportamento em mercadoria. Psicologia, PUC-SP, 1981.
Elza Dias Pacheco - O pica-pau, herói ou vilão? Representação social da criança e reprodução da ideologia dominante. Psicologia Social, PUC-SP, 1981.
Alfredo Naffah Neto - Poder, vida e morte na situação de tortura: Esboço de uma fenomenologia do terror. Psicologia, PUC-SP, 1983.
Antonio da Costa Ciampa Identidade: Um estudo de Psicologia Social sobre a estória de Severino e a história de Severina. Psicologia Social, PUC-SP, 1986.
Bader B. Sawaia A consciência em construção no processo de construção da existência: Uma análise psicossocial do processo da consciência de mulheres faveladas. Psicologia Social, PUC-SP, 1987.
Carlos Peraro Filho - Grupo e pesquisa participante. Psicologia Social, PUC-SP, 1988.
Sheila R. de Almeida A criança e o espaço. Psicologia Social, PUC-SP, 1991.
Edna I. U. Takahashi A emoção na prática de Enfermagem. Escola de Enfermagem, USP, 1991.
Sylvia Friedman A construção do personagem, bom falante. Psicologia Social, PUC-SP, 1992.
Maria de Fátima Quintal de Freitas Psicologia Comunitária: Professores de psicologia falam sobre modelos que orientam sua prática. PUC-SP, 1994.
Mônica H. Galano O sistema categorial: Um modelo de análise dos grupos, sob o paradigma da complexidade. PUC-SP, 1994.
Sueli Terezinha F. Martins O cotidiano e emoções no processo saúde-doença. Análise psicossocial da hipertensão essencial. PUC-SP, 1994.
Thimoteo Camacho Relações de poder e relações de gênero na Universidade Federal do Espírito Santo. PUC-SP, 1994.
Luiz Fernando R. Bonin A teoria histórico-cultural e condições biológicas. PUC-SP, 1996.
Hellerina A. Novo A dimensão ético-afetiva dos discursos sobre a violência: Implicações para o processo de convivência social. PUC-SP, 1996.
Ana M. Bock As aventuras do Barão de Münchhausen na Psicologia: Um estudo sobre o significado do fenômeno psicológico na categoria dos psicólogos. PUC-SP, 1997.
Denise Camargo As emoções no processo de aprendizagem. PUC-SP, 1997.
Luiz Gonzaga M. Monteiro Subjetividade e poder em Sartre e Foucault: Ciência, Ética e Estética. PUC-SP, 1997.
Inara Barbosa Leão Os professores universitários: A emoção e o pensamento em um trabalho intelectual. Psicologia Social, PUC-SP, 1999.
Maria Helena de Mendonça Coelho - O poder do mito: Relações de poder na sociedade xavante. Psicologia Social, PUC-SP, 2000.
Marcos Vieira Silva Processo grupal, afetividade, identidade e poder em trabalhos comunitários: Paradoxos e articulações. PUC-SP, 2000.
Simoneta Perssechetti A poética no olho crítico: A estética como formadora do desenho na fotografia documental latino-americana. PUC-SP, 2001.
Maria Ignez Costa Moreira Gravidez na adolescência: Análises das significações construídas ao longo de gerações de mulheres. PUC-SP, 2001.
Dorian Monica Arpini Sonhar a gente sonha. Psicologia Social, PUC-SP, 2001.
Cecília Carmen Jacinto Andrade Mediações afetivas num grupo empresarial: Um estudo de caso. Psicologia Social, PUC-SP, 2002.
Cleomar Azevedo As emoções no processo de alfabetização e a atuação docente. Psicologia Social, PUC-SP, 2002.
Vera Lúcia Rodrigues Alves - A comunicação diagnóstica de ceratocone e sua influência nas representações sociais que o paciente constrói da sua doença. Psicologia Social, PUC-SP, 2003.
Maria da Graça Machina Gonçalves Psicologia Sócio-Histórica e políticas públicas: A dimensão subjetiva de fenômenos sociais. Psicologia Social, PUC-SP, 2004.
Ana Virgínia Santiago Fatores emocionais na reabilitação, criatividade e imaginação. Psicologia Social, PUC-SP, 2004.
Rosemarie Gartner Tschiedel Redes e políticas públicas: Tecendo uma perspectiva analítico-institucional. Psicologia Social, PUC-SP, 2006.
Dirce Setsuko Tacahashi Os nexos que tecem as competências de futuros enfermeiros. Psicologia Social, PUC-SP, 2006.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
26 Out 2007 -
Data do Fascículo
2007