SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 special issueEditorial Edição Especial 2009 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia & Sociedade

On-line version ISSN 1807-0310

Psicol. Soc. vol.21 no.spe Florianópolis  2009

http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822009000400001 

Editorial

 

 

Nem só a cavidade da boca
Nem só a língua
Nem só os dentes e os lábio
fazem a língua
Ouça as mãos tecendo
a língua e sua linguagem
É a língua têxtil
O texto que sai das mãos
sem palavras

Décio Pignatari

Língua, linguagem... Palavra, gesto... Texto, textura... Rasura... Ranhura...

Linguagem produzida com o/no corpo, na intensidade das afecções com tantos outros. Corpos que impertinentes se rebelam contra armaduras disciplinares e se deixam afectar por tantos outros, que também serão por estes afectados. Movimentos intensos produzidos nas relações que não se contentam com a presunção das palavras pretensamente últimas, mas que justamente as contestam, as provocam, e lançam intensas palavras outras que firmarão no terreno fértil da existência as lanças de novas experiências.

Utopias de tempos outros que estão a ser germinados no presente se apresentam entretecidas no encontro entre psicanálise e psicologia social cunhado neste número especial da Revista Psicologia & Sociedade. Encontro onde se ensaiam palavras de fronteira, litorais, como afirmam seus editores, palavras de uma língua têxtil onde é possível visualizar a força das ranhuras que estas produzem nas demarcações limites que utopicamente desejamos venham a se diluir.

Eis a força deste número especial que a Revista Psicologia & Sociedade publica em 2009. Um número dedicado a dilatar conceitos, a provocar palavras, imagens, experiências e que, com o rigor das discussões apresentadas, contribui para o aprofundamento e complexificação da leitura de objetos pertinentes ao domínio e às interfaces da Psicologia Social.

Agradecemos aos editores deste número especial pela sua proposição, à nossa editora gerente Ana Lídia Brizola o indispensável apoio para a sua concretização e desejamos aos(às) nossos(as) leitores(as) uma ótima leitura!

 

Andréa Vieira Zanella
Co-editora da Revista Psicologia & Sociedade