SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue3Ventriculectomia parcial esquerda: ponte para transplante em pacientes com insuficiência cardíaca refratária e hipertensão pulmonar author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery

Print version ISSN 0102-7638On-line version ISSN 1678-9741

Rev Bras Cir Cardiovasc vol. 12 n. 3 São Paulo July/Sept. 1998

https://doi.org/10.1590/S0102-76381997000300001 

Editorial

Publicações em duplicata e secundárias de trabalhos científicos: quais as regras?

 

A Revista Brasileira de Cirurgia Cardiovascular baseia suas instruções redatoriais nas normas do "International Committee of Medical Journal Editors". Este Comitê, inicialmente reunido em 1978, publicou as suas primeiras instruções a esse respeito em 1979. Outras edições foram publicadas posteriormente, sendo que a 5ª edição, que aparece na seqüência deste texto, foi divulgada no início deste ano.

As normas da nossa Revista são impressas em inglês e português, em cada número, na seção "Informações aos autores". Como estão baseadas nas orientações do Comité Internacional - 3ª edição, a partir dos próximos números serão ajustadas a essas recentes determinações.

Chamam a atenção alguns tópicos que têm particular interesse para nós e que já foram comentados por outros editores de revistas nacionais, como o J Pneumol 1997; 23(3). Dizem respeito a publicações em duplicata e publicações secundárias.

Basicamente, isso se refere a trabalhos científicos que, idênticos ou com pequenas modificações, aparecem em mais de um periódico. Embora se procure justificar tal fato com base na premissa da mais ampla divulgação dos textos, de maneira geral, e com raras exceções, esta prática não é recomendada.

Entretanto, como essas publicações podem ocorrer e, o que geralmente acontece, em revistas de línguas diferentes e destinadas a públicos distintos, as atuais determinações do Comité Internacional enfocam esses pontos. Assim, foi considerada a aceitação de um mesmo artigo em mais de uma revista, sob determinadas regras de padronização.

Essas condições podem ser melhor avaliadas no texto em seqüência. Pareceres sobre o tema são benvindos e, em número futuros da RBCCV, o Conselho Editorial divulgará as adaptações das atuais regras do "International Committee" às nossas necessidades.

 

Fabio B. Jatene
Editor - RBCCV

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License