SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue3Themes for discussion and disagreement author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery

Print version ISSN 0102-7638On-line version ISSN 1678-9741

Rev Bras Cir Cardiovasc vol.20 no.3 São José do Rio Preto July/Sept. 2005

http://dx.doi.org/10.1590/S0102-76382005000300001 

EDITORIAL

 

RBCCV implanta submissão eletrônica de artigos

 

 

Domingo Braile*

 

 

É com satisfação e orgulho que inicio este Editorial anunciando que, desde o mês de agosto, a Revista Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (RBCCV)/Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (BJCVS) está equiparada às melhores publicações brasileiras e internacionais no que diz respeito à submissão e revisão eletrônica de manuscritos.

Após alguns meses de pesquisa, optamos pelo software da empresa brasileira GN1 Genesis Network, que já fornece o programa para outras publicações científicas, como o Jornal Brasileiro de Pneumologia. O sistema foi adaptado para as necessidades da nossa revista e, além da submissão eletrônica, apresenta muitas outras facilidades que poderão ser apreciadas consultando o "site" que foi criado para a revista: http://www.rbccv.org.br.

Por exemplo, o autor poderá sempre saber qual a situação de análise do seu trabalho, assim como os revisores estarão sempre informados do andamento das mesmas. Além disso, uma conquista muito importante será a disponibilização, para os diferentes revisores, das avaliações feitas pelos seus colegas, para que cada um deles conheça a opinião de seus pares (não identificados). Isto nos ajudará a ter mais homogeneidade e maior qualidade nestas avaliações.

No "site" estarão disponíveis todos os seus volumes da RBCCV, na íntegra em português, com resumos em inglês, a partir de 1997, e em português e inglês também em sua íntegra desde 2003, facilitando o acesso de nossos artigos aos sócios e interessados de todo o mundo. Todo o conteúdo pode ser acessado no endereço eletrônico http://www.rbccv.org.br. Prova da importância do site é que por meio dele recebemos de um colega do Egito o pedido para receber a versão impressa da RBCCV.

A RBCCV/BJCVS está também disponibilizada no "site" da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular http://www.sbccv.org.br aqui no Brasil e no "site" da CTSNet http://www.sbccv.org nos Estados Unidos, aumentando de forma exponencial nossa visibilidade. Além disso, estamos estudando a possibilidade, junto com a Diretoria da SBCCV, de oferecer aos nossos anunciantes um pacote completo de divulgação, com inserção dos anúncios na edição em papel da RBCCV, no site da SBCCV e também dando-lhes a possibilidade de colocar um "link" da RBCCV eletrônica em seus URL.

Solicitamos com muito prazer a todos os colegas e demais profissionais que a partir de agora submetam seus manuscritos diretamente por meio do sistema de submissão eletrônica, proporcionando maior agilidade e segurança no fluxo dos mesmos. Uma vez implantada a sistemática, não mais poderemos aceitar trabalhos via e-mail, disquete ou CD, com exceção daqueles já recebidos e em processo de avaliação antes da implantação da nova modalidade.

Pedimos àqueles que ainda não se cadastraram, que o façam o mais rápido possível, entrando no endereço http://www.rbccv.org.br. O sistema é dinâmico, e simples de usar, com instruções fornecidas, passo a passo. O editor executivo, Ricardo Brandau, e a equipe da GN1 Genesis Network estarão sempre disponíveis para esclarecer todas as dúvidas. Queremos enfatizar que a RBCCV/BJCVS continuará sendo também disponibilizada on line em inglês e português pela Scielo (www.scielo.br/bjcvs), o que tem sido de fundamental importância para a consolidação da nossa revista. Prova disso é que continuamos a receber trabalhos do exterior, que estão sendo avaliados pelos nossos revisores. Nesta edição, publicamos na página 336 um manuscrito de professores da Universidade de Goettingen, na Alemanha, o que mostra que estamos chegando lá.

Não podemos, também, deixar de agradecer à Diretoria da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV) pelo apoio e empenho nas negociações para a aquisição do software e também ao CNPq, cujo auxílio financeiro destinado para melhorar a infra-estrutura das publicações científicas on-line permitiu a aquisição do software. Como temos enfatizado, a escassez de recursos próprios torna imprescindível o aporte de verbas oficiais para que possamos manter e melhorar a qualidade da RBCCV/BJCVS. A postura do CNPq entendendo a importância da nossa publicação tem sido fundamental para atingirmos nossos objetivos.

Devido ao aumento dos custos de impressão, decidimos mudar a gramatura do papel e a partir deste volume usaremos um papel mais fino, porém um pouco mais espesso que o utilizado pelo "Journal of Thoracic and Cardiovascular Surgery e o "The Annals of Thoracic Surgery". Assim, obtivemos uma redução significativa de custos, mantendo um padrão compatível com as melhores revistas da área.

Por outro lado, continuamos as gestões para conseguir a indexação no Medline. Recentemente, fizemos um novo pedido de inclusão, por via eletrônica e estamos ansiosos aguardando uma resposta positiva. Também informamos que sempre buscando maior inserção internacional, conseguimos efetivar nossa presença em uma outra base de dados importante, o Index Copernicus (www.cisi.org), que reúne prestigiosas publicações científicas de todo o mundo.

A nossa revista, além dos artigos científicos, que são seu foco principal, tem se preocupado em publicar trabalhos que sirvam de orientação para escrever manuscritos ou levem a uma reflexão. Seguindo esta linha, publicamos, neste volume, três Editoriais que abordam temas de extremo interesse para a Medicina.

O primeiro, na página III, é do colega argentino, pertencente ao nosso Conselho Editorial, Adolfo Saadia. Ele faz uma bela apologia ao humanismo e à Ética que devem nortear o trabalho médico. Na sequência, o professor José Honório Palma da Fonseca trata do desenvolvimento da endoprótese vascular. O outro é do advogado Antônio Ferreira Couto Filho, presidente da Comissão de Biodireito do IAB - Instituto de Advogados Brasileiros, na página VI, no qual aborda problemas que atrapalham o trabalho dos profissionais da saúde no Brasil, como a "indústria do dano".

Também criamos uma nova seção, denominada "Técnica Cirúrgica". Convidamos os colegas que certamente têm amplo material neste campo, a enviar suas colaborações. A partir do próximo Congresso da SBCCV (a realizar-se em Salvador), o Programa Oficial do mesmo será sairá em um suplemento da nossa revista, publicado com a devida antecedência, para ser entregue no endereço de correspondência dos associados em tempo hábil para sua apreciação.

A medida visa permitir que o sócio da SBCCV tenha conhecimento prévio dos eventos e dos trabalhos a serem apresentados, podendo, desta maneira, programar-se com antecedência. Lembramos que a data-limite para o envio dos resumos dos Temas Livres Orais e Fóruns Interativos para julgamento é dia 15 de novembro de 2005. Os trabalhos aprovados deverão ser encaminhados impreterivelmente até o dia 15 de fevereiro de 2006 para o e-mail 33congresso@sbccv.org.br. Também até essa data os autores dos Temas Livres Orais selecionados deverão enviar obrigatoriamente, por meio eletrônico usando o "site" http://www.rbccv.org.br uma cópia do trabalho, já dentro das Normas da RBCCV, com vistas à publicação na Revista. A colaboração de todos será fundamental e muito importante para evitar atrasos.

Finalizando, lembro neste espaço o falecimento, em acidente automobilístico, do colega Michele Emilio Alfredo Guffi, ocorrido no dia 12 de julho de 2005, na Suíça, onde residia e trabalhava. Nossas condolências à família e aos seus inúmeros amigos de nosso país.

Desejo a todos uma excelente leitura.

Recebam meu caloroso abraço,

 

 

* Editor RBCCV/BJCVS

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License