SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Justa homenagemControle da qualidade das preparações de heparina disponíveis no Brasil: implicações na cirurgia cardiovascular índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery

versão impressa ISSN 0102-7638versão On-line ISSN 1678-9741

Rev Bras Cir Cardiovasc v.23 n.2 São José do Rio Preto abr./jun. 2008

http://dx.doi.org/10.1590/S0102-76382008000200003 

EDITORIAL

 

Livro brasileiro de cardiologia e cirurgia cardiovascular pediátrica

 

 

Ulisses Alexandre CrotiI; Sandra da Silva MattosII; Valdester Cavalcante Pinto Jr.III; Vera Demarchi AielloIV

ICoordenador geral do livro Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular Pediátrica
IICoordenadora clínica do livro Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular Pediátrica
IIICoordenador cirúrgico do livro Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular Pediátrica
IVCoordenadora de nomenclatura do livro Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular Pediátrica

 

 

 

No dia 18 de abril de 2008, durante o 35º Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV), em São Paulo, SP, a Cardiologia e a Cirurgia Cardiovascular brasileiras concretizaram mais um episódio de sua história.

O lançamento do livro Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular Pediátrica tornou-se realidade, demonstrando o alto grau de maturidade e proximidade dos profissionais envolvidos com a Clínica e a Cirurgia das cardiopatias congênitas e adquiridas na infância.

A semente foi plantada com a fundação do Departamento de Cirurgia Cardiovascular Pediátrica (DCCVPed) da SBCCV, oficializada no dia 29 de setembro de 2003, durante o 58º Congresso Brasileiro de Cardiologia da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), em Salvador, BA [1].

Iniciava-se formalmente o trabalho dos cirurgiões cardiovasculares envolvidos com a Pediatria dentro da SBCCV, capitaneado pelo primeiro presidente, Dr. Valdester Cavalcante Pinto Jr. Dentre os inúmeros projetos dessa primeira diretoria que assumia, alguns eram ambiciosos e dentre eles estava a confecção de um livro com abordagem essencialmente cirúrgica.

Por outro lado, paralelamente, a Cardiologia Pediátrica há vários anos organizada como Departamento de Cardiologia Pediátrica (DCPed) da SBC, andava a passos largos e, na pessoa de sua presidente eleita, Dra. Sandra da Silva Mattos, também estava com aspirações semelhantes, desejando a confecção de um livro basicamente clínico.

Em novembro de 2003, durante o 18º Congresso Brasileiro de Cardiologia Pediátrica e 10º Congresso Latino de Cardiologia Pediátrica, em Recife, PE, na assembléia geral do DCPed da SBC, atualmente Sociedade Brasileira de Cardiologia Pediátrica (SBCPed) também da SBC, tornou-se clara a necessidade da Clínica e Cirurgia trabalharem próximas e um dos primeiros projetos seria o livro em conjunto.

Iniciou-se a execução da idéia pioneira e única no Brasil na área da Cardiologia Pediátrica: um livro em que os capítulos fossem constituídos por informações que contemplassem as aspirações dos dois Departamentos, oferecendo instrumento diferenciado para o aprimoramento profissional tanto do clínico quanto do cirurgião.

O índice que havia sido previamente delineado pelo DCCVPed, foi ampliado e revisado, incluindo novos capítulos, novos autores e convidando a médica cardiologista pediátrica Dra. Valéria de Melo Moreira para cuidar das ilustrações. A contribuição desta colega foi fundamental para o sucesso do produto final, pois além de grande artista do desenho, tem conhecimento morfológico e clínico fundamentados, o que garantiu grande acuidade nas ilustrações anatômicas e cirúrgicas.

No dia 7 de outubro de 2004, o contrato foi assinado entre a Editora Roca e a SBCCV. Esta, representada pelo Dr.Alexandre Visconti Brick, presidente da SBCCV naquele momento, Dr. Ulisses Alexandre Croti como coordenador geral, Dra. Sandra da Silva Mattos como coordenadora clínica, Dr. Valdester Cavalcante Pinto Jr. como coordenador cirúrgico e Dra. Vera DeMarchi Aiello como coordenadora de nomenclatura.

Os capítulos, em sua maioria escritos por clínico (os) e cirurgião (ões), foram distribuídos a colegas das mais diferentes regiões do País, pois desejávamos a maior representatividade possível e tínhamos consciência das dificuldades existentes em diversos centros, assim o livro seria mais um fator agregador em prol da melhoria do cenário nacional [2].

Cada colaborador foi convidado a participar de apenas um capítulo, independentemente de serem cardiologistas pediátricos, cirurgiões cardiovasculares, patologistas, anestesistas, biólogos, intensivistas, pesquisadores, radiologistas e geneticista, entre outros.

A distância geográfica não foi empecilho, pois os recursos atuais da internet, com videoconferências e a possibilidade de transferências de grandes arquivos de imagens tornaram possível o trabalho. Ainda assim, houve grande esforço do grupo para estar presente na Editora Roca para revisões e resoluções de problemas que surgiam a todo instante.

Após três anos e meio, chegamos a um livro com 56 capítulos, 872 páginas, escrito por 139 colaboradores, com 406 figuras coloridas, 217 figuras em preto e branco, 431 ilustrações e 94 tabelas.

A apresentação procurou esclarecer toda a sistemática empregada na elaboração do livro, as prioridades e escolhas que muitas vezes foram necessárias para se atingir o objetivo, extraindo o melhor possível de cada assunto.

O prefácio, de responsabilidade do Prof. Dr. Adib Domingos Jatene, salientou com muita propriedade o desenvolvimento que a Cardiologia e a Cirurgia Cardiovascular Pediátricas apresentaram nos últimos 50 anos, além de lembrar que diversas técnicas foram originalmente desenvolvidas em nosso meio.

As palavras do atual presidente da SBCCV, Dr. José Teles de Mendonça, a respeito do livro: "O livro é um marco na história da SBCCV", nos deixa orgulhosos, com a sensação de dever cumprido e com estímulo para seguir avante.

A repercussão imediata tem sido observada com o grande número de correspondências eletrônicas, telefonemas e cumprimentos advindos de todo o país parabenizando o trabalho.

Tal entusiasmo, também transmitido pelos Profs. Drs. Rodolfo A. Neirotti e Domingo Marcolino Braile, fez com que em conjunto com a Editora Roca iniciássemos um trabalho de busca de alguma outra editora que se interesse em fazer a tradução do livro para a língua espanhola, com conseqüente publicação na América Latina. O futuro nos dirá...

Acreditamos e esperamos que o livro Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular Pediátrica, que tem como um de seus alicerces a enorme demonstração de conhecimento, originalidade e capacidade dos profissionais brasileiros, possa ajudar não apenas os colegas envolvidos com as cardiopatias congênitas e adquiridas na infância, mas principalmente as crianças, nossa motivação primordial.

 

REFERÊNCIAS

1. Croti UA. Cartas ao editor. Rev Bras Cir Cardiovasc 2003; 18(4): 378.         [ Links ]

2. Pinto Jr. VC, Daher CV, Sallum FS, Jatene MB, Croti UA, Situação das cirurgias cardíacas congênitas no Brasil. Rev Bras Cir Cardiovasc 2004; 19(2): III-IV.        [ Links ]

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons